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Notícias

Revelado o Peugeot Instinct Concept

 

 

Liberdade aumentada

 

Quem é que nunca sonhou com um automóvel que proporcione uma total paz de espírito ao mesmo tempo que controla o seu ambiente? Uma viatura que nos entenda, que nos conheça ao ponto de antecipar as nossas mais básicas necessidades? Um modelo que seja uma extensão de nós próprios? Um automóvel que elimine quaisquer ruturas, que torne tudo mais fluido e límpido?

A PEUGEOT assume esta temática sob uma única palavra: liberdade. Liberdade para escolher o modo de condução e as suas sensações. Liberdade de movimentos. O resultado é PEUGEOT INSTINCT CONCEPT.

 

 

“Um PEUGEOT oferece algo de diferente, uma qualquer sensação extra. Os nossos clientes confirmam-no, como demonstra o sucesso do novo PEUGEOT 3008, e o mesmo acontecerá no futuro com o automóvel autónomo. A este sentimento chama-se liberdade.”

Jean-Philippe Imparato, Diretor Geral da PEUGEOT

 

 

“A Samsung ARTIK™ Cloud estabelece uma interação fácil e transparente entre os dispositivos conectados e os serviços, não importando para o utilizador a tecnologia empregue. O PEUGEOT INSTINCT CONCEPT e a SAMSUNG ARTIKTM Cloud tornam real essa nossa visão do automóvel autónomo.”

Dr. Luc Julia, Vice-Presidente de Inovação, Samsung Electronics

 

 

“Desenhar um automóvel autónomoé um desafio emocionante. Obriga a reunir os opostos, uma condução ativa e modo autónomo, com um objetivo: ser sempre uma fonte de prazer, despertando uma emoção. O PEUGEOT INSTINCT CONCEPT é o primeiro concept de um veículo autónomo que não coloca de lado o prazer automóvel.”

Gilles Vidal, Diretor de Estilo PEUGEOT

 

 

O PEUGEOT INSTINCT CONCEPT em resumo

 

O PEUGEOT INSTINCT CONCEPT foi concebido de acordo com um único lema: liberdade. Liberdade de escolha do seu modo de condução, liberdade de movimentos, liberdade pela interconectividade. Este concept vai ao encontro dos desejos e das necessidades do seu utilizador.

 

O PEUGEOT INSTINCT CONCEPT encarna o inabalável laço entre a Marca e a noção de prazer, através de uma experiência do veículo autónomo segundo a PEUGEOT.

 

A condução autónoma será a próxima revolução automóvel. Todos os construtores serão capazes de implementar esta tecnologia, mas a sua configuração fará a diferença entre as marcas.

 

Em estreia mundial, a plataforma I.o.T[1] incorporada num automóvel é funcional. Trata-se de uma plataforma de Samsung ARTIK Cloud que integra o automóvel na nuvem do seu utilizador.

 

O PEUGEOT INSTINCT CONCEPT evolui simbioticamente com o conjunto de objetos conectados, assumindo uma nova forma de viver a mobilidade. O automóvel integra os dados que o utilizador deseja partilhar, sejam do smartphone, do relógio inteligente ou da domótica.

 

As atividades quotidianas realizam-se a partir de agora sem rutura, em continuum. De casa para o trabalho, passando pelas atividades recreativas, o PEUGEOT INSTINCT CONCEPT apresenta uma nova gama de utilizações, com toda a fluidez.

 

O PEUGEOT INSTINCT CONCEPT oferece quatro modos de deslocação, dois de condução (Drive Boost ou Drive Relax) e dois autónomos (Autonomous Sharpou Autonomous Soft).

 

O PEUGEOT Responsive i-Cockpit redefine o habitáculo para corresponder às utilizações geradas pela condução autónoma. Os interfaces são configurados – antes, durante e após a utilização – em função do modo de viagem selecionado e do perfil do próprio utilizador.

 

O condutor mantém, ao longo de todo o processo, o controlo do PEUGEOT INSTINCT CONCEPT. Em modo Autónomo, pode executar um comando, uma manobra através do i-device integrado na consola central.

 

O PEUGEOT INSTINCT CONCEPT apresenta-se como uma shooting brake de estilo intemporal. Os seus elementos aerodinâmicos ativos sublinham esta silhueta de enorme pureza.

 

 

PEUGEOT INSTINCT CONCEPT, o melhor da I.o.T

 

O PEUGEOT INSTINCT CONCEPT integra plenamente a conectividade no automóvel.

 

“Os serviços e os objetos conectados tornaram-se extensões de nós próprios. A PEUGEOT decidiu integrá-los nas suas viaturas, de um modo sempre mais simples e fluido, oferecendo aos seus clientes uma experiência intensa, original e serena. Uma experiência em que os nossos clientes se tornam protagonistas reais da sua mobilidade, com total liberdade de escolha.”

Aude Brille, Responsável da Estratégia PEUGEOT

 

 

Para conceber o PEUGEOT INSTINCT CONCEPT inspirámo-nos na natureza e no Homem em particular. Este ganha autonomia pela aprendizagem do seu ambiente. Da mesma forma, o PEUGEOT INSTINCT CONCEPT baseia-se no processo deep learning, método de aprendizagem para estabelecer o perfil do utilizador. Para tal, a plataforma I.o.T Samsung ARTIK Cloud conecta os objetos do seu quotidiano e os dados agregados, do relógio conectado, aos smartphones ou às redes sociais. Já a casa contribui através de domótica – TV conectada, streaming audio, Home Assistant – do computador, etc. A viatura é, também, uma fonte inestimável de informações, acompanhando-nos nossas vidas diárias, nos trajetos habituais, lugares preferidos, hábitos de condução, etc.

 

A PEUGEOT e a Sentiance, empresa de Data Science, processam os dados para os tornar significativos na determinação do perfil individual. Esta análise é dinâmica e em constantemente enriquecimento, permitindo ao PEUGEOT INSTINCT CONCEPT assumir uma pré-configuração ou adaptar a sua arquitetura, para responder em pleno às necessidades e desejos do seu utilizador.

 

Segunda-feira, 07h45

Você parte rumo ao seu compromisso das 8h30, quinze minutos mais cedo do que o habitual. Considerando o trânsito e a meteorologia, o sistema de navegação da viatura e o seu calendário emparelham-se, sugerindo que antecipe a sua partida em quinze minutos para garantir a sua pontualidade. Quando entra na viatura, o sistema de HI-FI FOCAL recupera o título da música que estava a ouvir na sua sala de estar. O arranque do motor provoca o trancamento da porta da sua casa.

 

Terça-feira, 21h00

O seu nível de cansaço é significativo após um treino no ginásio. Informado pelo seu relógio, o PEUGEOT INSTINCT CONCEPT assume o modo Autonomous Soft, permitindo-lhe descansar no trajeto até casa. Na aproximação à sua casa, as luzes exteriores acendem-se para iluminar o seu lugar no estacionamento.

 

Quinta-feira, 08h00

A sua atividade física do dia anterior não foi suficiente, pelo que a viatura propõe-lhe andar um pouco a pé, estacionando a 10 minutos de distância do seu escritório.

 

Sexta-feira, 14h00

Para que chegue a tempo ao seu encontro, o percurso integra um trajeto em autoestrada e uma estrada secundária. A autoestrada é feita no modo Autonomous Sharp, para depois, conhecendo o prazer que obtém da dinâmica de condução, o modelo se configurar para o modo Boost Drive, na abordagem à estrada secundária.

 

Para o utilizador, tudo se passa de um modo fluido, desconhecido até à data. Na verdade, o seu ambiente adequa-se às ajudas para facilitar as deslocações. O veículo predispõe os diferentes equipamentos: modo de condução, regulação dos interfaces e dos bancos, a iluminação ambiente, o sistema HiFi, etc. Entretanto, o Homem mantém a tomada de decisões, podendo optar por uma condução manual ou entregando-a ao veículo, graças ao modo Autonomous.

 

Os quatro modos permitem uma gestão particularmente adequada: o Drive Boost centra-se numa condução dinâmica, enquanto o Drive Relax ativa os ADAS (Advanced Driving Assistance Systems) de auxílio ao condutor. Ativa, por exemplo, a comutação automática dos faróis ou o Cruise Control Ativo.

 

Como veículo autónomo, o modo Autonomous Soft privilegia o conforto. Neste sentido, as deslocações podem ser um pouco mais longas, propícias a assistir-se a um filme, à leitura ou ao descanso. Finalmente, o modo Autonomous Sharp otimiza o tempo da deslocação e adota um comportamento eficaz e preciso em estrada.

 

O PEUGEOT Responsive i-Cockpit, uma revolução partilhada

 

 

Os concepts apresentados até hoje podem ter forjado uma imagem elitista ao automóvel autónomo, dedicada ao topo de gama ou mesmo ao próprio condutor. A visão da PEUGEOT é radicalmente diferente, a condução autónoma deverá ter uma maior abrangência. Tal traduz-se numa arquitetura de interiores adaptável e inovadora, o Responsive i-Cockpit.

 

“O automóvel autónomo abre um novo campo de criatividade, em resultado das novas utilizações. Com o PEUGEOT INSTINCT CONCEPT e o Responsive i-Cockpit podemos capitalizar sobre os pontos fortes dos mais recentes modelos da Marca. Criámos novas maneiras de diversão com um automóvel, seja através dos interfaces, da arquitetura ou do estilo. Não está escrito em lado nenhum que um automóvel autónomo deva ser monótono à vista e em termos de experiência.”

Matthias Hossann, Responsável pelos Concept Cars PEUGEOT

 

O ambiente do condutor revela uma cinemática aérea no processo de transição entre os modos Drive e Autonomous. O volante compacto e a lâmina que integra toggle switches escondem-se no interior dopainel de bordo. Concomitantemente, o pedal do acelerador desvanece-se sob o tablier.

 

Independentemente do modo ativado, o condutor detém o controlo do veículo. Se isso é evidente no modo Drive, esta particularidade do veículo autónomo PEUGEOT desafia-o no modo Autonomous. Adjacente ao touchscreen de 9,7” colocado na consola central, o i-device permite controlar as ações. Um único gesto é suficiente para, por exemplo, ultrapassar o veículo ou alterar o tipo de condução Soft para Sharp.

 

Em modo Drive, o cluster holográfico fornece-lhe informações relativas à condução: velocidade do veículo, repartição entre as duas energias da cadeia de tração PHEV, a carga da bateria, etc. O retrovisor digital alerta a presença de um veículo no ângulo morto.

 

Em modo Autonomous, estes elementos acolhem novas informações, relevantes, porque só a noção de tempo é importante a partir de agora. É, assim, dada a informação a todos os passageiros sobre a hora, o tempo restante para se chegar ao destino, o progresso no percurso atual.

 

Cada modo e cada perfil envolvem uma atmosfera embarcada diferente a bordo, para além das informações fornecidas, integrando o posicionamento dos bancos, a iluminação e o som.

 

O Responsive i-Cockpit coloca cada passageiro num espaço privilegiado e individual, mesmo a bordo de um veículo compacto. Para preservar o espaço alocado a cada um, os bancos inspirados na indústria aeroespacial isolam estruturas e as áreas de contacto com o corpo, do assento às costas e apoios para a cabeça. Os primeiros, ampliados numa conceção do alumínio, são agora fixos, enquanto os segundos mantêm-se móveis, articulados em torno de um eixo Y, transversal. O ocupante determina, a gosto, a configuração conducente às suas atividades: posição deitada para descanso, vertical para conduzir ou intermédia para assistir a um filme ou trabalhar.

 

Os passageiros podem, todos eles, comunicar com a viatura através de um chatbot, um assistente pessoal vocal que garante acesso a uma gama infinita de serviços. Expressos de forma natural, os comandos permitem, por exemplo, reservar uma sessão de cinema ou fazer uma compra online.

 

Os materiais convidam a uma recuperação do tempo entretanto livre. Ao nível do piso, uma fina camada de betão incita, pelo seu toque suave, a descalçar-se para relaxar. Uma malha 3D mantém e relaxa o corpo, revestindo os painéis laterais da consola central e da contra-porta, o assento e as costas do banco. Para o conforto da nuca, os apoios para a cabeça são concebidos em couro e numa malha 3D flexível.

 

Shooting brake, uma silhueta intemporal

 

 

Com o PEUGEOT INSTINCT CONCEPT, o automóvel autónomo torna-se num novo ecossistema destinado à maioria. Além disso, ele faz vibrar com um estilo intemporal de grande pureza, preservado por várias inovações aerodinâmicas.

 

Quando em movimento, um automóvel desloca um volume de ar que resiste ao seu avanço. Ao longo dos tempos, os engenheiros têm procurado desenvolver a aerodinâmica para reduzir os consumos e melhorar o conforto dos passageiros. No futuro, este último ponto assumirá ainda mais importância. Com a condução autónoma, os ocupantes de um automóvel irão envolver-se em novas atividades a bordo, descobrindo novos prazeres.

 

As proporções do PEUGEOT INSTINCT CONCEPT assentam na grande tradição dos mestres carroçadores. As linhas cinzeladas são arqueadas, envolvendo o mais possível a técnica e os ocupantes. O longo capot sugere os 300 cavalos desenvolvidos pela corrente da tração PHEV, enquanto as cavas de rodas, de arco generoso, expressam a ligação à estrada e a potência deste quatro rodas motrizes.

 

A imagem da frente apresenta um olhar intensamente expressivo. Tal como a pupila de um olho, a lente de uma câmera encontra-se colocada no centro de cada farol de LED. Esta perspetiva visualiza o ambiente do veículo para fornecer informações aos sistemas de assistência à condução. A grelha apresenta uma permeabilidade diferente de acordo com o local, estrutura semi-oca que integra um Leão cuja base em branco vivo se coloca em destaque no modo Autonomous.

 

Ainda no que se refere aos projetores, a assinatura luminosa estende-se a toda a altura da máscara frontal. Além disso, desdobra-se a uma velocidade de 90 km/h com uma dupla finalidade. Os dois feixes de luz estão ligados na parte inferior por uma lâmina, dando apoio adicional ao trem da frente.Por outro lado, esse movimento revela uma abertura para reduzir a pressão sobre a carroçaria durante a deslocação da viatura. O ar é então elevado à frente e expulso para fora na superfície das rodas. Essa carenagem virtual das rodas tem por objetivo anular as interferências aerodinâmicas com as ligações ao solo, em combinação com o trabalho das jantes de cinco raios. Feitas em alumínio, elas são atravessadas por sulcos finos que contribuem para a sua leveza. Esta função aerodinâmica também está presente na traseira, sendo que aqui o fluxo de ar é elevado através de uma abertura prática ao nível da cintura da carroçaria no portão da frente, sendo, de seguida, direcionada para o difusor, que integra as luzes 3D unidas por uma faixa luminosa.

 

Na zona superior, o tejadilho em vidro mergulha na direção dos passageiros graças ao seu perfil curvo, num desenho realçado pela tonalidade em azul profundo, com uma tripla camada de verniz, que reveste toda a carroçaria.

 

Num futuro próximo, o prazer automóvel PEUGEOT será duplo. A dinâmica da condução ver-se-á associada à reconquista do tempo, um tempo de trabalho, um tempo livre, um tempo de diversão. O PEUGEOT INSTINCT CONCEPT demonstra-o.

 

PEUGEOT

 

Uma condução estimulante e gratificante, um design racing e uma qualidade sem compromissos constituem o compromisso da Marca junto dos seus clientes e contribuem para a emoção proporcionada por cada modelo PEUGEOT. Presente em perto de 160 países com mais de 10.000 pontos de venda, a PEUGEOT aumentou as vendas 4,6% em 2015, tendo comercializado 1 710 000 veículos em todo o mundo. A PEUGEOT alia Exigência, Dinâmica e Emoção, tendo como ambição tornar-se na Marca generalista topo de gama a nível global.

 

A história automóvel da Marca, iniciada em 1889, viu-se enriquecida este ano com uma nova vitória nas pistas do Dakar, numa tripla dos novos PEUGEOT 3008 DKR.


[1]Internet of Things / A Internet das Coisas

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 06:08:51

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