18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Milhares de participantes na Festa de Abertura da 34.ª edição da Seixalíada

 

A Festa de Abertura da 34.ª edição da Seixalíada teve lugar durante a tarde de hoje, no Jardim de Santa Marta do Pinhal, em Corroios. Participaram nas várias iniciativas desportivas mais de 5 mil pessoas, que puderam assim experimentar dezenas de atividades e perceber o que se vai passar ao longo das quatro semanas em que decorre o evento. Os mais novos não foram esquecidos pelo que tiveram ao seu dispor várias modalidades apropriadas para a sua idade, bem como diversos insufláveis. A Seixalíada é efetivamente uma iniciativa de desporto para todos. É por isso que o desporto adaptado tem também nesta iniciativa um programa específico, que conta este ano com novas modalidades.

 

Joaquim Santos, presidente da Câmara Municipal do Seixal, referiu que “a Seixalíada é a iniciativa desportiva popular de maior dimensão do concelho, não existindo nenhuma igual no país. No Seixal pratica-se desporto durante todo o ano. Graças ao dinamismo do movimento associativo do concelho e das condições que temos em termos de equipamentos desportivos, é possível realizar atividades físicas todos os dias, incluindo ao ar livre, onde se inclui a própria Baía do Seixal que convida à prática de desportos náuticos”.

 

A este propósito, o autarca informou que a Câmara Municipal do Seixal tem vindo a valorizar e a apoiar o movimento associativo do concelho “através da atribuição de verbas para atividades regulares e pontuais, estabelecidas através de contratos-programa. Só em 2016, o valor atribuído foi de 470 192,56 euros, abrangendo 154 coletividades, clubes e associações, destinado também para a realização de eventos, obras de manutenção e reparação, transportes, aquisição de equipamento desportivo, entre tantos outros”, referiu.

 

Para além destes apoios, a Câmara Municipal do Seixal tem ainda comparticipado obras de requalificação dos espaços das coletividades e associações, num investimento que ronda, nos últimos anos, mais de 2,4 milhões de euros.

 

Entende a autarquia que a aposta que faz no desporto para todos traz benefícios para os munícipes ao nível da sua saúde, e promove também o lançamento de grandes atletas que iniciam a sua atividade desportiva nas coletividades do concelho, sendo este um bom exemplo que, a ser aplicado em todo o país, traria benefícios para a população nacional e favoreceria os resultados em provas de alta competição como os Jogos Olímpicos.

 

A 34.ª edição da Seixalíada decorre até 21 de outubro com o lema «Orgulho no Passado, Ambição no Futuro». É, sem dúvida, um dos pontos altos do calendário desportivo e social do concelho do Seixal, assumindo-se como a grande festa do desporto popular. Trata-se do evento mais emblemático do desporto para todos no país e um exemplo do trabalho conjunto entre o movimento associativo e as autarquias na área desportiva. Participam na Seixalíada atletas informais ou federados, sendo o grande objetivo promover o Desporto para Todos e permitir a prática de atividade física ao maior número de pessoas.


Esta edição conta com novas modalidades, como o stand up paddle, todo o terreno 4x4, pool, BMX, matraquilhos, ou skate. Sendo um evento verdadeiramente inclusivo, o desporto adaptado está também presente com várias modalidades como o boccia ou o goalball. Este ano, há novidades nesta área, com a introdução do corfebol e do andebol adaptado. 

 

Em 2016, a iniciativa somou 216 eventos, 64 modalidades e 20235 participantes, dos quais 15585 do concelho, correspondendo a 77 por cento do total. Foram ainda realizados 191 eventos de nível local, 20 de nível regional e 5 eventos de dimensão nacional.

 

Esta iniciativa é organizada pela Câmara Municipal do Seixal, movimento associativo, juntas de freguesia e escolas do concelho, e conta também com o apoio do Centro Humanitário Estuário do Tejo da Cruz Vermelha Portuguesa no Seixal, associações de bombeiros, forças de segurança pública e patrocinadores.


 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 28 de março de 2024 – 09:01:29

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...