A 2ª edição da Expo Sync Lisboa encerrou na passada semana com um balanço positivo por parte das principais marcas e empresas presentes. A 3ª edição está prevista para 2020 em data a anunciar brevemente, com mais expositores e ainda mais eventos.
Com a entrada de novos expositores de referência no mercado nacional e a realização de novos eventos profissionais orientados para sectores como a publicidade, espectáculo e animação turística, produção audiovisual e sector cultural e criativo em geral, a Expo Sync Lisboa afirma-se como feira obrigatória para profissionais, compradores e escolas.
A Expo Sync Lisboa 2018 contou com 60 expositores directos, maioria dos quais representantes de marcas de referência e/ou prestadores de serviços de excelência no mercado nacional.
A Yamaha Music Europe marcou presença com a apresentação da sua gama de mesas de mistura digitais para várias aplicações e o sistema avançado de produção e pós-produção NUAGE, o qual causou grande impacto junto dos profissionais e escolas que participaram nos workshops da SyncBox - Estúdio Sound Design DMix.
A feira deu continuidade à sua vertente de demonstrações profissionais em contexto de produção através dos vários espaços inseridos nos cerca 9.000m2 ocupados nesta sua 2ª edição, com relevo para as salas de áudio e lighting training promovidas pela Garrett Audiovisuais, que apresentou também um roadshow das suas principais marcas de iluminação e áudio profissional, e também para a área LiveSound Sync!, zona exterior de demonstração de sistemas de som line array.
A participação de fabricantes nacionais foi uma novidade nesta 2ª edição, onde estiveram presentes as marcas Artnovion, Flood, Lusoscreen, Next e Norton Audio.
A aposta nas áreas SyncBox e SyncTalks, espaços conceptuais do evento, foi ampliada com a oferta de mais zonas de demonstração do processo criativo e tecnológico, e de mais acções de auditório, com destaque para: - o Estúdio Colorfoto que integrou embaixadores e demonstrações dos expositores Canon, Fujifilm, Sony, Nikon e Profoto; - para o espaço Makeup Fx dinamizado pela empresa Sincolour que, mais uma vez, construiu in loco inúmeras personagens que se articularam com outras áreas demonstrativas da feira; - para a Oficina Criativa da Optec Filmes; - para o espaço Music4all dedicado à produção e direitos musicais com a participação da SPA, GDA, Passmúsica e marcas; - entre outras.
A World Academy foi a escola oficial desta 2ª edição e transportou para feira toda a sua dinâmica de formação com workshops em praticamente todas as áreas representadas, do filme à fotografia, passando pela iluminação, produção áudio e vídeo, moda e outras.
A Expo Sync Lisboa apresenta um dinamismo único que promove o encontro e o networking entre marcas, distribuidores, prestadores de serviços, produtores, artistas, tecnólogos, criativos e escolas, que marcam presença no evento e intervêm na sua programação com o apoio dos parceiros Absolutus Audiovisuais, Digital Azul (SyncTV) e Avantools (SyncRadio).
A feira obteve um aumento de 95% relativo ao número de visitantes profissionais, passando dos 2.562 verificados na primeira edição para os 5.001 registados em 2018.