18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Colóquio Internacional Desporto, Ética e Transcendência - Uma aliança de Valor

 

Desportistas e investigadores reúnem-se para uma aproximação ao tema: «Desporto, Ética e Transcendência», no dia 26 de novembro no campus de Lisboa da Universidade Católica Portuguesa e no dia 27 de novembro no campus de Braga da UCP,

 

 A modernidade enfatizou a ideia de performance desportiva como «superação de si», num contexto em que o conhecimento do mundo se abria a novas fronteiras. Para além da ética e da espiritualidade, a tecnologia tornou-se um fator decisivo na caracterização da experiência de superação própria das culturas desportivas.

 

Personalidades como o professor Manuel Sérgio, filósofo do desporto em Portugal, Josep Maria Esquirol, filósofo e investigador espanhol, Carlos Sá, ultramaratonista, Fernando Mamede, recordista do mundo dos 10 mil metros, Luís Sénica, treinador e campeão do mundo de hóquei em patins, irão integrar painéis  moderados por especialistas da imprensa desportiva, tais como António Magalhães, diretor do jornal Record, Alexandre Afonso, diretor de desporto da Antena 1, Vitor Serpa, Diretor do jornal A Bola , João Gonçalves da Sport TV, Manuel Queiroz, Presidente do CNID .

 

Paralelamente será apresentada a Cátedra professor Manuel Sérgio, filósofo do desporto em Portugal, autor do corte epistemológico da reflexão do Desporto. Criou também uma escola de discípulos desde Portugal à América Latina.

José Mourinho, Rui Vitória e Jorge Jesus são alguns dos nomes que têm Manuel Sérgio como mentor.

 

O moderno campo desportivo foi sempre portador de alguns dos principais valores das sociedades. No século XIX, conheceu-se uma particular aliança entre desporto e moral: a performance desportiva foi pensada como uma via de musculação moral do indivíduo. No século XXI, algumas práticas desportivas continuam a ser um importante suporte simbólico da experiência individual e coletiva – quando outros suportes conhecem uma ampla erosão.

 

Este colóquio é organizado pela Universidade Católica Portuguesa, em parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude/Plano Nacional de Ética no Desporto e o Instituto Luso-Ilírio para o Desenvolvimento Humano/Universidade dos Valores

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 06:39:10

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...