18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Espaço Ambiental EARTH

 

 

É o Espaço Ambiental do Rio, da Terra e do Homem e está aberto desde o último sábado na Casa da Azenha, em Barcelos.

 

O E.A.R.T.H é um centro interpretativo e de educação ambiental. O projeto dos Amigos da Montanha está integrado no programa ambiental BiodiverCidade e porque está num espaço privilegiado, junto ao rio Cávado, pretende, também, levar as pessoas para o espaço envolvente. Pretende-se dar a conhecer e valorizar o Cávado, mostrando o que há à volta deste precioso recurso e aproveitando as margens para explorar a fauna e a flora, para fazer a recolha de espécies que depois serão analisadas no EARTH. Para isso, o espaço tem uma sala de atividades com diverso material, como por exemplo microscópios, que vai permitir descobertas que proporcionam conhecimento nas diversas ações educativas. “Tenha a certeza que, principalmente as crianças, ao perceberem os segredos da natureza que aqui vão descobrir, vão valorizar muito mais o espaço que as rodeia, vão estar mais atentos e mais interventivos” salientou o Presidente da Direção dos Amigos da Montanha, Américo Alves, na inauguração do espaço.

 

O EARTH está muito direcionado para as escolas e para a realização de atividades de educação ambiental mas é, também, um projeto para toda a população. Para isso vai contar com exposições sobre temáticas ambientais, atividades de sensibilização e de educação e workshops para a comunidade.

 

Para já vai estar aberto, para além dos dias de realização de atividades programadas, às quintas-feiras para dar a conhecer os “Segredos da Floresta”. Este é o nome da exposição presente no espaço em que a floresta conta a sua história, a sua evolução, a relação com o homem e algumas curiosidades da sua forma de vida, através de painéis ilustrativos, mas também dos troncos e ramos de diferentes espécies e dos materiais que a floresta nos dá para o nosso dia-a-dia e que estão expostos neste local. Curiosidade suscitou também a mesa sensorial, onde através do tato e do olfato os visitantes vão descobrir algumas espécies, assim como a mesa do biomimetismo, onde se descrevem algumas inspirações da floresta para muitas das inovações que os cientistas vão lançando e que fazem parte do nosso dia-a-dia. “Temos o caso do velcro que foi inspirado numa flor do bosque e os comboios de alta velocidade, inspirados nos guarda-rios, uma espécie de aves que podemos encontrar no rio Cávado”, desvenda Joana Soto, bióloga dos Amigos da Montanha.

 

Às quintas-feiras decorrerão também “As Quintas no EARTH”, uma iniciativa em parceria com a Cooperativa Agrícola de Barcelos que permitirá levar a educação ambiental a centenas de alunos. Margarida Furtado, representante da Cooperativa Agrícola lembrou o facto de Barcelos ser um concelho rural e “o maior produtor de leite a nível nacional” e por isso os mais pequenos terão oportunidade, através de diferentes atividades e experiências, de conhecer o que vem da sua terra e que chega à sua mesa.

 

Este espaço da natureza, como o próprio nome indica, está também dedicado ao rio e é um espaço para o homem, ou seja um espaço para a comunidade barcelense. Américo Alves agradeceu à Câmara Municipal de Barcelos a cedência do espaço, mediante a realização de um protocolo, demonstrando toda a recetividade do município para levar este projeto à população. O Presidente da Direção da Associação de Barcelinhos acredita que foi criado um espaço agradável para que as pessoas queiram vir cá e, quando cá estiverem sintam que vale a pena visitar e aprender sobre o ambiente de uma forma lúdica. Todas as atividades têm o acompanhamento da bióloga dos Amigos da Montanha.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 05:12:46

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...