18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Lisboa selecionada para o Grupo da Liderança Climática das Grandes Cidades, C40

 

Lisboa foi hoje anunciada como a mais recente cidade a integrar o C40, Grupo da Liderança Climática das Grandes Cidades, a mais importante rede de combate às alterações climáticas à escala das grandes metrópoles.

 

O C40 junta 94 das maiores metrópoles mundiais - como Paris, Londres, Los Angeles, Boston, Milão, Tóquio, Seoul ou Copenhaga -, representando mais de 700 milhões de habitantes e um quarto da economia mundial.

 

A entrada de Lisboa sucede depois de um longo processo de candidatura, havendo apenas uma vaga para uma cidade europeia, sendo avaliada pelo desempenho e ambição dos compromissos políticos assumidos.  

 

Lisboa, a primeira capital do sul da Europa a conquistar a distinção de Capital Verde Europeia, em 2020, reafirma assim o seu compromisso para acelerar o cumprimento das metas de Paris. Lisboa aprovou, em 2018, o Plano de Ação para a Energia Sustentável e Clima. Entre outras medidas, este documento compromete a cidade em reduzir as emissões de carbono em 60% até 2030, atingindo a neutralidade carbónica em 2050, e com a diminuição do consumo de água potável em 20% até 2030.

 

As metas ambientais definidas por cada cidade são monitorizadas pela rede, sendo o seu cumprimento uma condição para a permanência no C40, e as políticas para o combate às alterações climáticas são trabalhadas em conjunto pelos especialistas designados pelas 94 metrópoles.  

 

As cidades do C40 trabalham de forma concertada para influenciar o processo legislativo, a nível nacional e nas instâncias supranacionais, pressionando a implementação de medidas e metas ambientais mais ambiciosas.​

Periodicidade Diária

sexta-feira, 19 de abril de 2024 – 07:43:18

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...