13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Carnaval 2019 estreia copos reutilizáveis em Cascais

 

 

A partir de agora, em Cascais, os eventos serão mais sustentáveis. A decisão parte do executivo da Câmara Municipal e conta com a parceria dos responsáveis de cada evento, mas é fundamental a colaboração dos visitantes. Uma festa = um copo = melhor ambiente!

 

Consciente da pegada ecológica significativa dos mais de 200 eventos que se realizam anualmente em Cascais, a Câmara Municipal aposta, neste Carnaval, numa medida fundamental para minimizar esse impacto. Para tal, em articulação com os promotores e fornecedores, a autarquia irá aplicar, já em 2020, um Regulamento de Eventos Sustentáveis.

 

Vamos fazer a ponte com os promotores e fornecedores e com a equipa de consultores que nos está a apoiar na transição para eventos cada vez mais sustentáveis

 

“A transição rumo a eventos sustentáveis tem de ser feita em conjunto: é um caminho que todos temos o dever de fazer, mas se o esforço for partilhado os resultados serão sempre melhores. Este Carnaval é um marco fundamental dessa onda de mudança e os protagonistas são as coletividades organizadoras (Malveira e Janes), que não hesitaram em abraçar este desafio piloto. Vamos testar uma solução ecológica – os copos reutilizáveis – para reduzir o uso de copos de plástico descartáveis, que são produzidos com base em petróleo, usados durante poucos minutos e raramente reciclados levando centenas de anos a decompor-se”, explica Joana Balsemão, vereadora do Ambiente na Câmara Municipal de Cascais. “A necessidade de começar a fazer alguma coisa tornou-se incontornável e Cascais quer fazer a diferença.”

 

Os copos reutilizáveis vão ser disponibilizados mediante um custo. O objetivo é que quem compra o copo, mesmo que por um valor simbólico, o guarde e o reutilize durante o evento. Como se trata de uma edição limitada para este Carnaval, estes copos podem mesmo constituir uma recordação. Ao aderir a esta medida, os participantes contribuem para um planeta mais saudável, e podem mesmo ser inspirados para deixar de usar plásticos descartáveis noutros aspetos do seu dia-a-dia, por exemplo, usando um cantil para transportar água, ou sacos de outros materiais quando vão às compras.

 

A receita para um Carnaval mais sustentável é simples: Carnaval Malveira-Janes: Uma festa = um copo = melhor ambiente!

 

 

Periodicidade Diária

domingo, 24 de março de 2019 – 01:10:14

Pesquisar

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...