13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Instituto Português do Desporto e Juventude apoia a Cátedra Manuel Sérgio «Desporto, Ética e Transcendência»

 

Colóquio Inaugural

                                                                                                                                         

12 de março | 18h00

Universidade Católica Portuguesa | Lisboa

Sala de Exposições | Piso 2 do Edifício da Biblioteca João Paulo II

 

A Universidade Católica Portuguesa desenvolve, desde 2015, atividades de formação e investigação, com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude, no âmbito da linha temática «Desporto, Ética e Transcendência». Para dar continuidade a este trabalho, homenageando um dos principais construtores da filosofia do desporto em Portugal, vai ser inaugurada, a cátedra «Manuel Sérgio – Desporto, Ética e Transcendência». No âmbito deste colóquio inaugural, com a presença da Sra. Reitora da UCP, Prof. Doutora Isabel Capeloa Gil, e do Sr. Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Dr. João Paulo Rebelo, será assinado um contrato-programa que visa o apoio à cátedra «Manuel Sérgio – Desporto, Ética e Transcendência».

 

Este projeto parte do reconhecimento do papel de Manuel Sérgio – mentor de José Mourinho e de outros treinadores – na construção de uma nova filosofia do desporto. Em 1986, a sua dissertação de doutoramento apresentou os fundamentos de uma nova ciência social e humana, a ciência da motricidade humana, identificando a motricidade humana como movimento intencional visando a transcendência. O pensamento humanista de Manuel Sérgio tornou evidente que a prática desportiva e a educação motora dizem respeito à complexidade humana – biopsíquica, social e espiritual. A sua tese visionária continua a ser um desafio.

 

Tomando o desporto e as culturas desportivas como objeto, a Cátedra procurará contribuir para a abertura de novas linhas de futuro para este pensamento inovador, interagindo com diferentes saberes dentro da Universidade e convocando, para esse projeto, atores e instituições do domínio desportivo e educativo.

 

Neste acontecimento estarão presentes várias personalidades do desporto nacional.

 

Periodicidade Diária

domingo, 24 de março de 2019 – 01:13:43

Pesquisar

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...