18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Sintra - Dia Internacional dos Museus em destaque este fim de semana

 

A Câmara Municipal de Sintra abre as portas dos museus municipais com prolongamento do horário e diversas atividades este fim de semana. Exposições, desporto e a Feira de Maio são também outras opções para visitar em Sintra.

 

Sintra celebra o Dia Internacional dos Museus, a 18 de maio, com o tema “Os museus como plataformas culturais – museus e cidadania”, onde será possível visitar os museus municipais num horário mais alargado e participar em diversas atividades promovidas pela autarquia.

 

O Museu de História Natural de Sintra abre as suas portas das 10h00 às 24h00, e, em parceria com o Centro de Ciência Viva do Lousal, inaugura a exposição internacional “Universo Deslumbrante”. Esta mostra celebra os 50 anos do Observatório Europeu do Sul (ESO) e apresenta o Cosmos captado nos seus diferentes observatórios, situados em alguns dos lugares mais inóspitos da Terra.

 

Ao longo do dia, das 10h00 às 17h00, o Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas dinamiza visitas gratuitas e guiadas ao museu, exposições temporárias e ruínas arqueológicas. À noite, o museu é cenário para mais uma edição Noite Romana «AVE AMICI», totalmente renovada, incluindo novas personagens e um cortejo evocativo de épocas passadas. Guiados por figuras do passado, os visitantes serão transportados até à época romana.

 

O Museu Anjos Teixeira, às 15h30, organiza uma visita orientada “Um Escultural com o Olhar no Mundo”, sobre o olhar do Mestre Pedro Anjos Teixeira no respeito para com o ser humano, os deveres e direitos dos cidadãos no acesso à cultura e a participação ativa na preservação do património cultural. Pelas 21h30, o museu recebe o Grupo de Cantares da Associação de Proprietários e Moradores da Serra da Silveira.

 

O MU.SA – Museu das Artes de Sintra promove, pelas 16h00, o ateliê de fotografia “O Jogo do Olhar”, direcionado para famílias com crianças e jovens entre os 4 e os 12 anos. Às 17h00, o museu é palco para a primeira conferência sobre o tema “Atualidade de Nadir Afonso”, referente à exposição patente no museu “O Espaço Ilimitado da Pintura – Obras da Coleção de Nadir Afonso”.

 

De 17 a 19 de maio, no coração de Agualva, no Largo da República, será possível viajar até ao século XVIII na Feira de Maio. Com entrada livre, esta feira tem como principal objetivo a recriação histórica de um mercado e das vivências das feiras tradicionais saloias. Os Bombos das Mercês inauguram a feira, no dia 17 de maio, pelas 18h00, seguindo-se da atuação da Banda das Gaitas de Oviedo, pelas 19h00. Sábado, além das constantes animações de rua, será marcado por uma procissão pelas 21h00. No domingo, pelas 15h00, irão atuar os Ranchos Folclóricos.

 

No mês dedicado às mães, a Casa dos Hipopómatos realiza, no dia 18 de maio, às 11h00 e às 15h00, atividades ao ar livre dirigidas às famílias com crianças a partir dos 6 anos. Da parte da manhã, pelas 11h00, ocorre a oficina de expressão dramática “Mãe também grita”. Durante a tarde, às 15h00, Ana d'Oliveira e Priscilla Ballarin, orientam o atelier “Um Vestido para a Mãe”, onde os participantes vão poder criar um vestido para a Mãe.

 

A exposição de fotografia “Como eu te vejo…Sintra”, de Luís Rodrigues, está patente até dia 29 de junho, nos Paços do Concelho, em Sintra. Sendo um amante da Natureza e tendo como pano de fundo uma das mais belas serras de Portugal, Sintra foi desde sempre a sua maior inspiração.

 

A Junta de Freguesia de Queluz e Belas em parceria com a Câmara Municipal de Sintra organizam, no dia 19 de maio, pelas 9h30, o 6.º Grande Prémio de Queluz-Belas – Prémio Manuel Faria, nona prova do calendário do Troféu Sintra a Correr. A concentração dos participantes será feira na Praça 5 de outubro, em Belas.

 

O Parque Urbano Felício Loureiro, junto ao Palácio de Queluz, acolhe a Terceira Caminhada pela Diabetes, no dia 18 de maio, das 9h00 às 13h00.

 

A Casa da Cultura Lívio de Morais, em Mira Sintra, promove no dia 19 de maio, às 17h00, um concerto com a Banda Filarmónica de São Bento de Massamá "Filarmoniartes”, com entrada gratuita. A iniciativa insere-se no Ciclo de Bandas Filarmónicas com o objetivo de promover e incentivar a atividade cultural no concelho.

 

“Agricultores e Pastores da Pré-História – Testemunhos da Região de Sintra” é a mostra que está no Museu de Odrinhas, onde se reúnem mais de 500 objetos que testemunham a densa ocupação humana de Sintra durante a Pré-história recente, ou seja, desde meados do 6.º milénio (Neolítico antigo) até finais do 3.º milénio A.C. (Calcolítico final).

 

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 19 de abril de 2024 – 03:10:16

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...