14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Teatro e Dança para lançar campanha sobre vítimas de violência doméstica a partir de Cascais

 

Mais expressiva estatisticamente sobre as mulheres, a violência doméstica não escolhe género. Por isso mesmo, depois de uma campanha voltada sobre a vivência feminina deste flagelo, o Fórum Municipal de Cascais contra a Violência Doméstica lança, dia 8 de novembro, no CascaiShopping, junto à área da restauração no Piso 0 a campanha “Os homens podem ser vítimas de violência doméstica”.

 

Com a ajuda do teatro e da dança, através de atuações criadas pelo encenador Manuel Jerónimo, dá-se a conhecer a campanha que visa promover uma maior consciencialização da comunidade em geral para este crime público que afeta não só as mulheres, mas também os homens muitas vezes vítimas de violência conjugal.

 

Ao mesmo tempo passa-se uma mensagem, muitas vezes bloqueada por estigmas e tradições, de que todas vítimas devem procurar serviços de apoio especializado e combate-se a eventual desvalorização social deste fenómeno quando ocorre sobre o sexo masculino. Ao mesmo tempo vão ser partilhados os contactos dos Serviços Locais de Apoio.

 

Investimento essencial numa das áreas prioritárias de atuação do Fórum Municipal de Cascais contra a Violência Doméstica – informar, sensibilizar e educar para a não-violência – esta campanha, bem como a Campanha Violência Doméstica dirigida às mulheres divulgada no final de 2017, integra uma estratégia para sensibilizar as vítimas para a tomada de consciência da sua situação, sensibilizar a comunidade para a denúncia da mesma e informar a existência de recursos de apoio.

 

Sobre Fórum Municipal de Cascais contra a Violência Doméstica | Criado em 2003, conta, atualmente, com cerca de 40 membros de organizações locais. Funciona como plataforma temática, desenvolvendo uma intervenção integrada e interdisciplinar com vista a prevenir e combater a violência doméstica (mais info http://cascais.pt/projeto/forum-municipal-de-cascais-contra-violencia-domestica).

 

 

Sobre o encenador Manuel Jerónimo: Nasce a 15 de dezembro de 1988 em Cascais. Em 2009 termina a licenciatura em Filosofia pela Universidade Nova de Lisboa, onde fez também a formação de Filosofia para Crianças, e em 2011 o mestrado em Filosofia Geral. Em 2013 conclui o mestrado em Encenação pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Em 2011 termina o curso de artes performativas da Associação Sou. Dá aulas de teatro desde 2006 e de Filosofia desde 2009. Em 2013 assume a direção da Companhia de Teatro da SMUP. Em 2015 funda o Teatro Riscado, do qual é ainda diretor artístico. Dá formação na Academia Inatel e no Centro Cultural Oeiras e trabalha regularmente com INTERVALO Grupo de Teatro e com a Orquestra das Beiras. Já trabalhou com a Culturgest e Largo Intendente.

 

Periodicidade Diária

quarta-feira, 13 de novembro de 2019 – 18:40:14

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...