14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

As Crianças e os Jovens em isolamento social: perguntas e respostas em webinar gratuito

 

 

30 junho | 16h | Zoom

 

A Estrelas & Ouriços, em parceria com o Instituto de Apoio à Criança (IAC) e a UNICID da Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Coimbra (ESE-IPC), promovem webinar gratuito para apresentar dados resultantes de um inquérito sobre este período sensível para as famílias.

 

O mundo está a passar por uma situação sem precedentes. Importa saber como é que as crianças e os jovens estão a viver este momento, ao nível dos sentimentos e das vivências pessoais, familiares, de amizade e no plano da escola.

 

O questionário, dirigido a crianças e a jovens entre os 7 aos 17 anos, desenvolvido pelo IAC, a UNICID da ESE-IPC e a Estrelas & Ouriços, contou com mais de 1500 respostas de Norte, Sul e Ilhas.

 

As conclusões a que se chegou vão ser partilhadas a 30 de junho, às 16h, num webinar gratuito, que vai contar com profissionais da área social e da educação para refletir sobre a situação atual da infância e adolescência.

 

Para participar nesta sessão aberta a todos, basta fazer a inscrição, de forma gratuita, neste FORMULÁRIO e aguardar o link que vai permitir aceder ao webinar através da plataforma Zoom.

 

Algumas conclusões:

97% das crianças e jovens referem compreender a importância de estar em isolamento.

50,3% das crianças e jovens referem nunca se sentiram assustados com a situação que estão a viver.

79% das crianças e jovens têm realizado mais atividades com os seus pais ou cuidadores.

41% das crianças e jovens referem ter sempre saudades da escola.

62% das crianças e jovens referem achar que têm muitas tarefas escolares.

 

Recorde-se que o Instituto de Apoio à Criança disponibiliza uma linha de apoio gratuita SOS Criança (116 111) de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h.

A equipa de psicólogos do Instituto também pode ser contactada pelo WhatsApp, através do número 913 069 404 ou do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Estrelas & Ouriços (sempre) ao lado das famílias

Desde que o Governo decretou Estado de Emergência para o País, que a Estrelas & Ouriços geriu de imediato as suas forças para ir ao encontro das famílias - com sugestões de atividades que pudessem fazer em casa, tendo em conta uma realidade em que a maioria dos pais se encontrava em teletrabalho com crianças a seu cargo.

 

Tal como o setor da Cultura, foi-se reinventando no online, de tal forma que a sala de estar se tornou num espaço cada vez mais multifuncional – de sala de estudo a sala de teatro e cinema.

Para fazer chegar mais fácil e assiduamente a informação às famílias, e dada a obrigatoriedade da suspensão da revista impressa (43 mil exemplares), a Estrelas & Ouriços tomou algumas medidas:

 

*Em parceria com o jornal Expresso, durante o período de confinamento, trabalhou em conteúdos lúdicos e pedagógicos para os mais novos, publicados semanalmente no Expressinho - suplemento da Revista;

*Criou uma revista digital com conteúdos dinâmicos e interativos, que podem ser acedidos também através da app - https://bit.ly/2ZinMfg;

*Aumentou o número de newsletters enviadas às famílias;

*Começou a dinamizar lives no Instagram, às quartas e às sextas-feiras, às 18h – de forma a partilhar projetos e experiências em viva voz;

*Aumentou a dinâmica nas redes sociais, para levar mais e melhores sugestões de atividades aos seguidores;

*Implementou a Agenda da Semana, com presença também no seu canal de Youtube, funcionando como um facilitador da vida em família, com sugestão de uma atividade para cada dia da semana;

*Mantém a sua relação editorial com parceiros como o canal Fox ou a Revista Saúda, de maneira a fazer chegar a outros públicos as melhores sugestões de atividades para alcançar bons momentos em família.

 

A Estrelas & Ouriços promete não parar, como garante a sua diretora-geral, Madalena Nunes Diogo: «o lema da Estrelas & Ouriços é, de facto, “bons momentos em família”, desde o momento da fundação do projeto, e continuará a ser esta a nossa nobre missão – a de permitir que, numa soma de momentos felizes, possamos contribuir para que as famílias consigam garantir o seu equilíbrio, num tempo de tantos e tão exigentes desafios. Não vamos parar por aqui: em breve lançaremos uma novidade!».

 

 

Mais informações em http://estrelaseouricos.sapo.pt

 

 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 16 de julho de 2020 – 12:30:01

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...