14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Fragata da Marinha ruma aos Países Baixos para modernização

 

 

A fragata D. Francisco de Almeida navega, neste momento, com destino a Den Helder (Países Baixos) onde se prevê chegar na próxima segunda-feira, dia 13 de julho, de forma a prosseguir, conforme planeado, o projeto de modernização (Midlife Upgrade).

 

​​Este programa de modernização tem como objetivo, a exemplo que está a ser feito com o outro navio desta classe - NRP Bartolomeu Dias - prolongar a vida útil dos navios até 2035, atualizar sistemas vitais do navio como o sistema de combate, comando e controlo da plataforma e outras valências necessárias para que o navio mantenha os elevados requisitos operacionais definidos pelas organizações de que Portugal é membro, caso da NATO e União Europeia.

 

Esta modernização ao NRP D. Francisco de Almeida para além de estender, em tempo, a permanência na Marinha Portuguesa, permitirá aumentar as suas capacidades de atuação e resposta, para que, possa ser empenhado num leque ainda mais abrangente de missões combatentes e não combatentes, no âmbito nacional e internacional, garantindo através da sua flexibilidade, versatilidade e resiliência, o emprego operacional nos diversos teatros em que Portugal participa.

 

O Programa Midlife Upgrade (MLU) inclui a modernização dos sistemas de armas, sensores e comunicações e alguns dos equipamentos ligados à propulsão, à manobra do navio e distribuição de energia.

 

A guarnição do navio irá acompanhar os trabalhos de modernização e receberá formação com o objetivo de garantir a máxima exploração destes novos sistemas, bem como a necessária manutenção.

 

 

O navio largou da Base Naval de Lisboa na passada quarta-feira, estando previsto o seu regresso a Portugal em 2022.​

 

 

 

Periodicidade Diária

segunda-feira, 3 de agosto de 2020 – 12:49:57

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...