18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

António Barbio mantém comando da Geral da Taça de Portugal

 

 

António Barbio, da equipa Continental UCI Miranda-Mortágua, prossegue na liderança da Taça de Portugal Jogos Santa Casa, após disputar-se hoje, 1 de julho, a 18.ª Volta ao Concelho de Albergaria-a-Velha, segunda prova pontuável para o troféu luso
de Elite e Sub-23. Hugo Nunes, ao terminar a corrida na 15.ª posição, perdeu o comando da Geral passando a ocupar o 2.º lugar do ranking. Logo a seguir está o colega Francisco Campos, que hoje cruzou a meta em 6.º lugar.
 

António Barbio explicou que a equipa partiu para a prova com o objetivo de manter as duas lideranças, quer em Elite como em Sub-23. “Infelizmente a corrida foi sempre com ataques e acabei por ficar na frente, mas o Hugo Nunes não conseguiu”. O corredor da Miranda-Mortágua, que continua a comandar a Taça de Portugal, disse que conseguiu manter a Camisola mas na terceira prova, ao correr em casa, espera “que tudo se encaminhe para tentarmos ganhar a Taça de Portugal, que no fundo é o dia-a-dia, é quase como uma corrida por etapas, que não conta só uma corrida mas o geral”.
 
O corredor advertiu, contudo, que embora tenha ganho a primeira prova e mantido agora a liderança, “os adversários aproximaram-se e é isso que é preciso ter em atenção nas próximas corridas da Taça. Mas vamos fazer tudo para levar as duas camisolas no final da quinta prova”, garantiu António Barbio.

Também Pedro Silva, diretor desportivo da Miranda-Mortágua, referiu que embora a equipa tenha mantido a liderança da Geral absoluta o objetivo passava “por conseguir manter a liderança das duas classificações”. Em Sub-23 “estamos empatados, o que não deixa de ser um resultado negativo, porque estava à espera de mais. Mesmo assim a equipa foi à luta, tivemos sempre presente na frente da corrida com o Barbio, a defender a liderança na principal fuga e depois na parte final com uma corrida muito mexida, com vários ataques e contra-ataques. É certo que não podíamos responder a tudo nem a todos, mas a equipa esteve presente e bem. Só falhou, por pouco, manter a liderança dos Sub-23 e ganhar a Camisola da Juventude, onde fizemos 2.º lugar”.
 
Os 155,7 km que foram hoje percorridos pelo concelho de Albergaria-a-Velha ficam marcados pelos múltiplos ataques, que foram desmembrando o pelotão e levaram a uma disputa ao sprint que envolveu um trio de espanhóis, que assim ganhou margem sobre o pelotão e de onde saiu vitorioso Marcos Jurado (Efapel).

António Barbio, embora tenha terminado no 14.º lugar, conseguiu manter-se no topo da Geral da Taça de Portugal Jogos Santa Casa, somando agora 86 pontos no total. A Efapel conta com dois homens perto da frente, ambos com 75 pontos, Marcos Jurado e Pedro Paulinho.
 
Em Sub-23 Hugo Nunes, a quem pertencia a liderança, passa para a 2.ª posição do ranking, ao contabilizar 130 pontos,
 
 
seguindo-se, em 3.º lugar da Geral deste escalão, Francisco Campos (125 pontos).
 
A Miranda-Mortágua ficou hoje em 2.º lugar na Geral por Equipas, sendo apenas batida pela W52-FC Porto.
 
Contudo, continua a liderar por Equipas a Classificação Geral da Taça de Portugal Jogos Santa Casa.

A terceira prova da Taça de Portugal Jogos Santa Casa de Elite e Sub-23 vai ser no dia 18 de agosto, com o Grande Prémio de Mortágua, sendo que a equipa vai correr em casa, sinónimo de responsabilidade acrescida. Contudo, antes disso, o 41.º Grande Prémio Internacional de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho, é o desafio que se segue, de 12 a 15 de julho.
 
CLASSIFICAÇÕES:

RANKING TAÇA DE PORTUGAL ABSOLUTO
1.º António Barbio (Miranda-Mortágua) – 86 Pontos
2.º Marcos Jurado (Efapel) – 75 Pontos
3.º Pedro Paulinho (Efapel) – 75 Pontos
 
RANKING TAÇA DE PORTUGAL SUB-23
1.º André Carvalho (Liberty Seguros-Carglass) – 130 Pontos
2.º Hugo Nunes (Miranda-Mortágua) – 130 Pontos
3.º Francisco Campos (Miranda-Mortágua) – 125 Pontos 
 
RANKING TAÇA DE PORTUGAL POR EQUIPAS
1.º Miranda-Mortágua

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 05:18:23

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...