18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Fábio Fernandes no 5.º lugar da Volta a Portugal de Juniores

 

 

Fábio Fernandes, da EFAPEL – Escola de Ciclismo de Ovar, terminou na 5.ª posição da Geral Individual a 14.ª Volta a Portugal de Juniores, após ter concluído o prólogo que inaugurou a competição e a 1.ª etapa em linha com a Camisola da Juventude vestida, por ser o melhor Júnior de 1.º ano nestas duas jornadas, comandando assim a Geral da Juventude dois dias. Nesta classificação terminaria este domingo no 2.º lugar, ficando apenas a 12 segundos do líder. Já coletivamente a EFAPEL conquistou o 11.º lugar da Geral por Equipas, das 21 formações que chegaram ao final da competição.


Foi a minha primeira Volta a Portugal neste escalão e que dura que foi! Embora não tenha conseguido trazer a Camisola da Juventude para casa, fico bastante contente pelo 5.⁰ lugar à Geral conseguido nesta competição com pelotão internacional. Foram quatro dias bastante complicados em cima da bicicleta, no entanto, de grande aprendizagem. Um agradecimento especial à minha equipa, que tudo fez para me deixar nas melhores condições para que pudesse disputar os lugares cimeiros desta grande prova. Obrigado a todos”, adiantou Fábio Fernandes.


Já Jorge Henriques, diretor da Escola de Ciclismo da EFAPEL, destacou “todo o trabalho desenvolvido pela equipa, cumprindo as indicações técnicas e tendo como resultado um bom desempenho de forma global, que se reflete no trabalho sério de cada um e do todos”.


No seu ano de estreia nesta categoria e depois de no fim-de-semana anterior ter-se consagrado Campeão Nacional de Contrarrelógio, Fábio Fernandes conseguiu uma excelente prestação ao terminar quinta-feira, 22 de agosto, o Prólogo inicial da 14.ª Volta a Portugal de Juniores na 2.ª posição.


Os 5,6 km de luta contra o cronómetro disputaram-se sob um calor sufocante, num percurso exigente, sobretudo na segunda metade da corrida, toda em falso plano ascendente, com uma fase final em empedrado, que ainda endureceu mais a prova. No resumo do dia, a EFAPEL vestia a Camisola Branca líder da Juventude e a equipa ocupava a 3.ª posição da Geral.


Sexta-feira, dia 23, a 1.ª Etapa em linha era de novo disputada debaixo de um calor intenso. Os jovens ciclistas partiram de Celorico da Beira em direção a Mêda, onde estava instalada a meta final ao cabo de 118,2 km. Num percurso bastante sinuoso e de constante sobe e desce, a passagem por Pinhel foi dramática para a EFAPEL. Após a passagem da primeira Meta Volante do dia, em que Diogo Almeida passou na 2.ª posição, foi vitima de uma queda que deixou bastantes mossas. No entanto o corredor prosseguiu em corrida. Quando Diogo estava a receber assistência, Vasco Teixeira sofria também uma queda 200 metros mais à frente, numa descida, quando seguia a mais de 70 km/ hora e foi levado para o hospital, perdendo a equipa um elemento chave para o desenvolvimento da estratégia na corrida.


O calor foi sem dúvida o principal adversário, visível pelos sinais de desidratação de muitos atletas no pelotão. Na etapa, Diogo acabaria por ser 5.º e Fábio Fernandes 10.º classificado, mantendo a sua Camisola Branca, símbolo da Juventude. Diogo Almeida subia à 9.ª posição da Geral.


Sábado trouxe a 2.ª Etapa em linha – 130 km entre Figueira de Castelo Rodrigo e Sabugal –, longa para esta categoria etária e que ficou marcada por múltiplos ataques, mais uma vez sob calor intenso. Mas a temperatura da corrida só aqueceu verdadeiramente nos últimos 30 km, após a primeira passagem pela meta. Nesta altura os atletas da EFAPEL estiveram sempre entre os primeiros numa tentativa de guardar a posição de Fábio Fernandes. Contudo, a 20 km do final, entre várias tentativas de fuga e algumas quedas e avarias, isolaram-se alguns corredores de onde viria a surgir o vencedor do dia e novo líder.


Fábio Fernandes ainda tentou a sorte ao atacar na montanha, mas o líder e seus companheiros tudo fizeram para anular a iniciativa, chegando o Júnior da EFAPEL na 10.ª posição na linha de meta. Após a etapa desceu à 4.ª posição da Geral e perdeu a liderança da Juventude.


Domingo, dia 25, correu-se a 3.ª e última etapa, com ligação entre Fornos de Algodres e Seia na distância de 112,1 km. Foi uma etapa bastante seletiva, que pelo caminho contou com seis Prémios de Montanha que levaram à formação de várias fugas ao longo da corrida. Fábio Fernandes seria o mais veloz da equipa, terminando esta etapa-rainha na 4.ª posição.

 


 
CLASSIFICAÇÕES:
 
CLASSIFICAÇÃO GERAL – CAMISOLA AMARELA
1.º André Domingues (Escola de Ciclismo Bruno Neves), 09h59m01s
5.º Fábio Fernandes (EFAPEL – Escola Ovar), a 48s
36.º Diogo Almeida (EFAPEL – Escola Ovar), a 07m08s
74.º Pedro Afonso (EFAPEL – Escola Ovar), a 28m19s
80.º Gonçalo Martins (EFAPEL – Escola Ovar), a 30m28s
90.º Ricardo Simões (EFAPEL – Escola Ovar), a 33m47s
DNF Vasco Teixeira (EFAPEL – Escola Ovar)
DNF Samuel Oliveira (EFAPEL – Escola Ovar)
 
CLASSIFICAÇÃO GERAL JÚNIOR 1.º ANO – CAMISOLA BRANCA
1.º Steven Bayona (Team Ingenieria de Vias - Monsalud), 09h59m37s
2.º Fábio Fernandes (EFAPEL – Escola Ovar), a 12s
26.º Pedro Afonso (EFAPEL – Escola Ovar), a 27m43s
30.º Gonçalo Martins (EFAPEL – Escola Ovar), a 29m52s
36.º Ricardo Simões (EFAPEL – Escola Ovar), a 33m11s
 
CLASSIFICAÇÃO GERAL POR EQUIPAS
1.ª Team Ingenieria de Vias - Monsalud, 330h00m49s
11.ª EFAPEL – Escola Ovar, 24m41s
 
CLASSIFICAÇÃO GERAL PONTOS
1.º Tijs Verstappen (Maes CT Glabbeek), 16 Pontos
10.º Diogo Almeida (EFAPEL – Escola Ovar), 5 Pontos
11.º Fábio Fernandes (EFAPEL – Escola Ovar), 4 Pontos
 
CLASSIFICAÇÃO GERAL MONTANHA
1.º João Silva (Bairrada), 20 Pontos
17.º Fábio Fernandes (EFAPEL – Escola Ovar), 1 Ponto

 

Fotos - UVP – Federação Portuguesa de Ciclismo (por João Fonseca)

 

 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 25 de abril de 2024 – 20:43:33

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...