18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Trampolins - Seleção Nacional pronta para prestar provas no Campeonato do Mundo

A Seleção Nacional Sénior de Ginástica de Trampolins está nos Estados Unidos da América para participar no 30º Campeonato do Mundo desta Disciplina.

 

 São 19 os ginastas que vão defender as cores lusas nas Especialidades de Trampolim Individual, Trampolim Sincronizado, Duplo Mini-Trampolim e Tumbling, num Campeonato do Mundo que conta com a participação de 288 ginastas, 176 homens e 112 mulheres, representantes de 42 países.

 

Para o Treinador Carlos Matias, à medida que os Jogos Olímpicos Rio 2016 se aproximam, todas as provas são de extrema importância.

 

“ Será mais um teste das estratégias de cada país para perseguir os Jogos, e algumas nações, como nós, a Medalha Olímpica. Será uma rampa de lançamento de tudo o que falta preparar para o próximo Campeonato do Mundo, em 2015, que tem em si a responsabilidade do apuramento Olímpico. Temos ginastas que voltam agora à competição, após lesões com alguma gravidade. Exemplo disso são os Olímpicos Ana Rente e Diogo Ganchinho, que se vão apresentar ao mundo da Ginástica de Trampolins na melhor forma possível, num processo que é o principio de um caminho que poderá trazer novamente a honra da participação Olímpica!”

 

Diogo Ganchinho, que participará nas categorias de Trampolim Individual e Trampolim Sincronizado, a par com Pedro Ferreira, está satisfeito por voltar às competições: “Estou feliz por voltar a competir porque foi um ano difícil, com uma lesão complicada. Ainda não estou a 100% e os meus objetivos vão ser traçados série a série, mas gostava de pelo menos garantir final”.

 

Também Ana Rente regressa motivada às competições internacionais: “ Treinei condicionada devido à lesão que tive mas apostámos na qualidade e quantidade de treino. Quero fazer o melhor possível e os resultados virão depois, mas o principal objetivo é alcançar a renovação do projeto Olímpico!”

 

Para além de Ana Rente e Diogo Ganchinho, entre a Seleção Nacional Sénior encontram-se ginastas que já marcaram esta época desportiva com grandes resultados Internacionais. Desde logo, Pedro Ferreira, ginasta que venceu, em Trampolim Individual, a Medalha de Bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude. Diogo Abreu, que marcou pelo 6º lugar conseguido na final de Trampolim Individual na Taça do Mundo que decorreu em Minsk, estará em prova também na especialidade de Trampolim Sincronizado, com Tiago Lopes.

Sílvia Saiote e Beatriz Martins, que contam já com uma Medalha de Ouro e outra de Prata em Taças do Mundo, na especialidade de Trampolim Sincronizado.

 

Sílvia Saiote estará também em prova na Especialidade de Trampolim Individual:

“ Sinto-me bem, confiante. Treinei muito e estou em forma para as 2 especialidades em que vou participar. O nível do Campeonato do Mundo está muito elevado, participam os melhores do mundo e não podemos esquecer que este é o último Campeonato do Mundo antes de começar o apuramento Olímpico. Mas estou confiante e acredito que Portugal vai ter uma palavra a dizer nesta competição. Estamos prontos!\"

 

No Duplo Mini-Trampolim, André Lico, bicampeão do Mundo e Bruno Nobre, Medalha de Bronze no último Campeonato do Mundo, asseguram que Portugal será representado ao mais alto nível. Diogo Costa e André Fernandes completam os ginastas lusos masculinos a competir nesta especialidade.

 

Já na ala feminina, entre as ginastas lusas encontram-se Joana Pereira e Ana Robalo, ginastas que integraram a equipa que se sagrou campeã da Europa em Guimarães. Andreia Robalo prestará também provas nesta Categoria.

 

Na Especialidade de Tumbling Feminino, destaque para Raquel Pinto e Beatriz Botelho, ginastas que, na sua 1ª prova enquanto seniores, garantiram a participação na final da Taça do Mundo que decorreu em Loulé.

 

No Tumbling Masculino, Frederico Rodrigues, Nuno Silvano e Paulo Cruz defenderão as cores lusas.

 

A acompanhar os ginastas estão ainda os treinadores Hugo Paulo, Luís Rosa Nunes e Tiago Duarte, bem como o Fisioterapeuta Marc Reis e o Chefe de Delegação e Vice Presidente da Federação de Ginástica Portugal, Luís Arrais.

 

A Delegação fica completa pelo Juiz de Trampolim João Ferreira, pela Juiz de Duplo Mini-Trampolim Daniela Marques e por Rute Simão, Juiz de Tumbling.

 

As provas dos ginastas lusos estão marcadas para os dias 7, 8 e 9 de novembro.

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 05:32:36

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...