18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Santiago Ribeiro brilha em França e vence Pré-Final do Europeu IAME

 

 

Com apenas 13 anos de idade, e com apenas um ano e meio de experiência no Karting de competição, Santiago Ribeiro fez história no passado fim de semana, na quarta e última prova do IAME Euroseries, no circuito francês de Salbris. Jovem piloto da Ericeira tornou-se o primeiro português a vencer uma Pré-Final no ‘Europeu’ IAME e confirmou todo o seu potencial entre a elite europeia.

 


 
Integrado no competitivo pelotão da categoria X30 Júnior, que teve quase quatro dezenas de pilotos na ronda de encerramento do ‘Europeu’ IAME, em Salbris, Santiago Ribeiro confirmou o potencial que já tinha demonstrado nas competições nacionais da categoria Júnior, vencendo a Pré-Final da prova francesa. Um feito inédito no Karting português e que validou o potencial de Santiago Ribeiro, jovem piloto que está apenas a fazer a sua segunda temporada no Karting de competição.
 
O Santiago já tinha demonstrado tempos por volta muito promissores durante os treinos”, referiu Nuno Ribeiro, pai do jovem piloto português. “Como ele ainda tem muito pouca experiência, notava-se alguma falta de agressividade nas situações de corrida, mas até poderia ter conseguido o acesso direto à Final, se não fosse uma penalização que o atirou para o 19.º lugar numa das mangas de qualificação. Na corrida ‘second chance’, o Santiago conseguiu o 4.º lugar e fomos para a Pré-Final com uma jogada de risco, que foi a aposta em pneus de chuva. Metade do pelotão estava com pneus de chuva e a outra metade com pneus slick, o que fez com que na parte inicial, com a pista seca, a corrida ficasse completamente ‘partida’ em duas. Felizmente para nós, começou a chover a sete voltas do final e o Santiago sente-se muito à vontade nestas condições. Ele começou a recuperar posições e muito tempo para os primeiros, até que chegou ao comando da corrida e conseguiu vencer. Foi, obviamente, uma emoção muito grande para um piloto tão jovem mas que tem trabalhado muito”, descreveu Nuno Ribeiro.
 
A vitória na Pré-Final deu a Santiago Ribeiro a pole-position para a grande Final, onde estavam os 34 melhores pilotos da prova, alguns deles a discutir o título do ‘Europeu’. “Obviamente que arrancar na frente de um pelotão tão extenso e onde estavam alguns dos melhores pilotos da Europa é uma pressão enorme. O Santiago perdeu algumas posições na primeira metade da corrida, principalmente por causa do nervosismo, mas a sete voltas do final fez-se um ‘click’, ele acalmou-se e começou a ultrapassar vários adversários até terminar no 19.º lugar, com a sétima melhor volta da Final. Foi sobretudo esta última fase da corrida que nos deixou muito satisfeitos e orgulhosos. Não há nada como a experiência de competir ao mais alto nível e o Santiago saiu de França com outra confiança e com outro ritmo”, observou Nuno Ribeiro, acrescentando que “a evolução do ‘Santi’ também se deve à equipa e principalmente ao ‘PTM’ (Paulo Martins), que nos tem acompanhado desde o início e que tem sido de uma dedicação e profissionalismo inexcedíveis.
 
Santiago Ribeiro e a sua equipa, a Escola de Karting do Oeste, vão agora preparar a derradeira prova do Campeonato de Portugal de Karting, que será disputada no Kartódromo de Baltar, nos dias 14 e 15 de setembro. 

 

 

 

Periodicidade Diária

sábado, 20 de abril de 2024 – 08:20:23

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...