13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Vitacress debate as vantagens do superalimento agrião de água

 

Evento pretende promover as propriedades do agrião de água do ponto de vista médico, em patologias cancerígenas, nutricional e gastronómico

 

A Vitacress Portugal promove no dia 31 de maio, a partir das 17h00, na Escola de Hotelaria do Estoril, a conferência “Agrião de Água é +” que tem como objetivo apresentar as vantagens deste superalimento sob a perspetiva de especialistas provenientes de diferentes áreas de atuação, nomeadamente da medicina, nutrição, agronomia e culinária. Conhecido por ser um complemento no tratamento da diabetes e da anemia, o agrião de água pode ser um alimento importante no combate ao cancro, como atestam diferentes estudos realizados recentemente, quer em Portugal quer no Reino Unido.

 

O ciclo de conferências abre às 18h00 com o tema “A cultura do agrião de água: uma tradição milenar com métodos de controlo do séc. XXI”, que conta com a intervenção de Nuno Pereira – diretor de operações da Vitacress –, sendo, ainda, exibido um pequeno vídeo acompanhado de explicações de especialistas da Vitacress Portugal sobre os cuidados na produção do agrião de água. A produção do agrião de água Vitacress, sob condições controladas, é exercida em conformidade com um conjunto de rigorosos requisitos que garantem a segregação da área de cultura e utiliza água fresca de captação subterrânea, sem uso de águas de rios, ribeiros ou lagoas, com total respeito pelo ambiente.

 

O segundo momento do evento recai nas propriedades nutritivas do agrião. Subordinada ao tema “O valor nutritivo do agrião de água: de ingrediente banal a superalimento”, a palestra inclui testemunhos de nutricionistas convidados, nomeadamente Helena Real – secretária geral da Associação Portuguesa dos Nutricionistas –, e Jason C de Sain, diretor técnico da Vitacress, que apresentará o conceito de NDI – Nutritional Density Index (Índice de Densidade Nutricional).

 

Investigação sobre o papel do agrião de água na luta contra o cancro

A conferência “Agrião de Água é +” termina com a apresentação “O agrião de água como coadjuvante na luta contra o cancro: investigação no Reino Unido e em Portugal”, tendo como mote estudos desenvolvidos, com o apoio da Vitacress, pela Unidade de Nutrição e Metabolismo (Maria Ermelinda Camilo Lab), Instituto de Medicina Molecular (IMM) da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Laboratório de Nutrição da mesma faculdade, Serviço de Radioterapia do Hospital Universitário de Santa Maria-CHLN e Universidade de Reading, em Inglaterra.

 

A palestra – conduzida pelas investigadoras Isabel Monteiro Grillo e por Dina Raquel João – dá a conhecer as propriedades terapêuticas de um alimento capaz de controlar o desenvolvimento de células cancerígenas de determinados tipos de cancro bem como a redução dos efeitos colaterais da radioterapia. Serão apresentados os principais resultados alcançados até ao momento nos ensaios clínicos.

 

O que grandes chefes podem fazer com um grande produto

A conferência será seguida de um jantar-degustação preparado por reputados chefs, nacionais e estrangeiros, que demonstrarão várias utilizações culinárias possíveis do agrião de água, explicando as suas escolhas e tendo como moderador Carlos Madeira,Executive Chef na Unilever Portugal e Chef Knorr. Os convidados vão poder desfrutar de entradas, pratos principais e sobremesas à base de agrião de água que vão ser confecionados por Arnaldo Azevedo (Chef no restaurante Palco do Hotel Teatro, no Porto, e uma das grandes promessas da gastronomia nacional), António Loureiro (Chef Cozinheiro do Ano em 2014), António Cruz (Escola Profissional de Odemira), Teresa Silva e Nelson Félix (Escola de Hotelaria do Estoril), Fábio Bernardino (que colabora regularmente com a Vitacress) e pelos dois Chefs internacionais Simon Tress e Marco Müller, distinguido com uma estrela Michelin em 2007 pelo trabalho desenvolvido no Rutz Weinbar, em Berlim.

 

Neste sentido,convidamos o vosso órgão de comunicação social para o acompanhamento da conferência “Agrião de Água é +” quedecorre na terça-feira, dia 31 de maio, às 17h00, na Escola de Hotelaria do Estoril.


A Vitacress, empresa do Grupo RAR, é um dos líderes europeus na produção e comercialização de agrião de água, folhas para saladas, espinafre, ervas aromáticas e tomate. Está presente no Reino Unido, Portugal, Espanha e Benelux, explorando cerca de 550 hectares agrícolas e 45 hectares de estufas de vidro. Com um volume de negócios de 211 milhões de euros (170 milhões de libras), emprega cerca de 1.550 pessoas.

 

O Grupo RAR, um dos principais grupos económicos portugueses, integra um portefólio de negócios diversificado, que inclui as áreas de embalagem, alimentar, imobiliária e serviços. Com vendas de cerca de mil milhões de euros e com seis mil colaboradores, está presente em Portugal, Alemanha, Brasil, Emirados Árabes Unidos, Espanha, México, Polónia e Reino Unido.

 

 


 

sexta-feira, 19 de outubro de 2018 – 09:25:05

Pesquisar

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...