O novo Nissan LEAF já chegou a Portugal

 

 

  • A 2ª geração do Nissan LEAF já chegou aos concessionários nacionais, com mais autonomia, mais tecnologia, mais potência, mais equipamento, melhor dinâmica e ainda mais adaptado às exigências e necessidades do mundo em que vivemos;
  • O novo Nissan LEAF está disponível a partir de um preço de venda a público recomendado de 32.400 euros, incluindo campanha Nissan em vigor.

 

 

O novo Nissan LEAF já chegou à rede de Concessionários Nissan em Portugal e tudo aponta para que seja um enorme sucesso comercial. É que, à data de hoje, o número de encomendas (todas formalizadas), já representa quase tanto quantas as vendas acumuladas ao longo dos sete anos de comercialização em Portugal do Nissan LEAF de primeira geração!

 

As razões para este interesse são fáceis de justificar: o novo Nissan LEAF é “novo” no sentido estrito do termo. Isso é evidente até nos mais ínfimos detalhes, mas também no plano tecnológico, com destaque para os progressos registados ao nível da autonomia. Por isso, sete anos depois de ter assumido o papel de percursor, o modelo parece talhado para dar um contributo decisivo para a democratização da mobilidade inteligente e sustentável.

 

Design moderno e emocionante

 

Exteriormente, o novo Nissan LEAF surpreende, desde logo, pelas linhas modernas. O ar de família com modelos como o Qashqai ou Micra é imediatamente percecionado. A assinatura luminosa Nissan, em forma do bumerangue, também contribui para essa associação. Ou seja, o elétrico mais vendido no mundo cativa logo no primeiro olhar.

 

As boas impressões estendem-se ao interior completamente redesenhado, com o habitáculo a não deixar dívidas de que estamos na presença de um novo Nissan LEAF. A qualidade dos materiais e das montagens impressionam, o que contribui para a sensação de conforto. A habitabilidade é referência no segmento “C”, mas que dizer dos diferentes equipamentos tecnológicos?

 

Qualidade e tecnologia no interior

 

O novo ecrã TFT de 7 polegadas, a cores, inclui novos menus e novos gráficos que facilitam o acesso a funcionalidades essenciais como navegação, áudio, consumos, autonomia, energia das baterias, cálculos de viagem, rotas até aos postos de carregamento mais próximos, tecnologia de Escudo de Proteção Inteligente (que inclui o aviso de mudança involuntária de faixa, o identificador de sinais de trânsito, o regulador automático de luzes de máximos e o sistema de anticolisão frontal) ou a Câmara Inteligente 360º com deteção de pessoas e objetos em movimento. Para uma melhor conectividade, destaque para a integração do Apple CarPlay e do Android Auto.

 

Mas o novo Nissan LEAF reserva ainda mais surpresas em matéria de tecnologia, como a possibilidade de ser conduzido só com o pedal de acelerador…

 

e-Pedal para condução só com o pedal do acelerador

 

Graças ao sistema e-Pedal, é possível conduzir o Nissan LEAF em praticamente 90% da sua utilização normal sem recorrer ao pedal do travão. Com esta funcionalidade ativa, a desaceleração também é sinónimo de travagem e quando se retira o pé do acelerador, o sistema funciona com a eficácia de um travão. Claro que em situações que exijam uma travagem mais forte, ou como resposta a uma emergência, o recurso ao pedal do travão é sempre uma solução.

 

Uma tecnologia que é útil também em subidas ou descidas, pois mantém o automóvel na sua posição, até que o acelerador seja pressionado novamente. Uma solução simples, que contribui para uma condução muito mais cómoda e muito menos stressante, por exemplo, em cidade, mas também para uma regeneração mais eficaz da energia das baterias.

 

No entanto, compete sempre ao condutor a opção por conduzir ou não com a ajuda do sistema e.Pedal.

 

Primeira fase da condução autónoma disponível de série

 

Ainda mais engenhoso é o sistema de condução autónoma Nissan ProPILOT de 1ª fase. No fundo, um sistema de condução autónoma que atua na direção, travões e acelerador para ajudar o condutor em situações de condução em faixa única de autoestrada e em trânsito intenso em cidade. Sempre que o sistema for acionado em situações de trânsito congestionado, o novo Nissan LEAF abranda sem qualquer intervenção do condutor; imobiliza-se se o trânsito o fizer; e volta a acelerar se o veículo precedente o fizer.

 

Uma referência, ainda, para o ProPILOT Park. Com o simples toque num botão, o novo Nissan LEAF conduz-se por si próprio até ao lugar de estacionamento e efetua as manobras que forem necessárias, sem qualquer intervenção do condutor na direção ou nos pedais; de forma completamente autónoma, com todas as vantagens em termos de conforto de condução e precisão da manobra.

 

Mais potência, mais autonomia e mais prazer de condução

 

O novo Nissan LEAF está equipado com um novo grupo motopropulsor elétrico com uma potência de 110kW (150cv) e 320Nm de binário, um bloco que proporciona acelerações e recuperações que “envergonham” muitos automóveis equipados com motores a combustão. Ou seja, o novo Nissan LEAF não é “apenas” sinónimo de economia e de sustentabilidade, mas também de prazer de condução. O novo chassis e as novas suspensões também contribuem para os extraordinários progressos em comportamento dinâmico.

 

O novo Nissan LEAF é o primeiro a anunciar consumos segundo a nova norma WLTP, muito mais realista do que a anterior  e que implica a homologação de valores de consumos, logo de autonomias, versão a versão e não médias por motorização, como acontecia anteriormente. Assim, segundo a nova norma WLTP o Nissan LEAF reivindica uma autonomia, consoante as versões, de 270 a 285km em ciclo misto e 389 a 415km em ciclo urbano.

 

Mais do que apenas um automóvel

 

Tal como na anterior geração o novo Nissan LEAF inclui de série a tecnologia de Veículo para a Rede (V2G). Ou seja, graças ao carregamento bidirecional, o automóvel também pode devolver energia para alimentar o mundo à sua volta ao ligá-lo a residências e escritórios. Inclusivamente, até pode devolver quaisquer excessos de carga para abastecer e estabilizar a rede elétrica local (nos mercados em que a legislação o permite).

 

Em resumo, o novo Nissan LEAF personifica, de forma perfeita, a visão de Mobilidade Inteligente da Nissan; é um modelo totalmente novo, reinventado para oferecer uma melhor autonomia, uma condução mais dinâmica, tecnologias avançadas de assistência ao condutor e conectividade melhorada.

 

 

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...