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911 sob pressão - programa de testes para a nova geração

 

O novo Porsche 911 está prestes a chegar: a oitava geração do clássico automóvel desportivo vai estar no mercado europeu no início de 2019. Antes disso, os protótipos voltam a acelerar os seus motores para completar os testes finais do programa que se estende pelo globo – colocando o novo automóvel desportivo sob um elevado nível de pressão.

 

Por entre zonas climáticas com grandes diferenças de temperatura até 85 graus Celsius; acelerando por entre alterações de altitude de mais de 4.000 metros; enfrentando congestionamentos de tráfego em metrópoles e definindo novos recordes em pista. Depois de tudo isto, cada componente do automóvel deve funcionar de forma tão fiável como o fez no início.
 
Em adição à sua fantástica performance, é a versatilidade diária do 911 que sempre o colocou numa classe própria,” comenta Andreas Pröbstle, Gestor do Projeto 911. “É por isso que testamos o veículo sob todas as condições, em todos os tipos de clima e regiões. A transmissão dos veículos deve funcionar sem falhas, assim como os seus fluidos, sistemas, processos operacionais e ecrãs – é a única forma de termos certeza de que o veículo é capaz de viajar através de todas as regiões do mundo sem falhas”, acrescenta.

 

O teste começa por focar-se nas áreas tradicionais de conhecimento para a Porsche, como as de chassis e motor, as quais foram ainda mais desenvolvidas para elevar tanto a performance como a versatilidade diária. Adicionalmente, existem testes funcionais e testes de stress para todo o novo conceito de operação no habitáculo, assim como para os instrumentos e ecrãs. Os novos sistemas de assistência à condução e a conectividade alargada também devem ultrapassar os desafios da extenuante maratona de testes: o Porsche Connect difere de país para país, por isso, testar o seu funcionamento e operacionalidade exige um elevado número de recursos.
 
Por exemplo, em locais quentes, tais como os Estados do Golfo no Médio Oriente ou o Death Valley nos EUA, o ar condicionado, a gestão térmica e o comportamento da combustão necessitam de passar testes funcionais até 50 graus Celsius – então, os componentes interiores não podem expandir ou contrair e fazer ruídos quando expostos ao calor, por exemplo. Nos 35 graus negativos Celsius da Finlândia, a agenda dos testes foca-se em áreas como o arranque a frio, aquecimento e ar condicionado, tração, comportamento dinâmico e travagem, assim como velocidade de resposta dos sistemas de controlo relacionados como a dinâmica de condução. As sinuosas e exigentes estradas na área do Círculo Ártico Europeu oferecem condições ótimas para testar um automóvel desportivo, enquanto as provas de resistência viram o novo 911 a acelerar por entre as estradas chinesas e circuitos numa estrutura de tráfego típica daquele país, assim como a provar que circulam com fiabilidade mesmo com combustíveis cuja qualidade varia imenso.
 
O Nürburgring é historicamente parte integrante dos rigorosos testes do programa de desenvolvimento da Porsche. O motor, a transmissão, os travões e o chassis devem provar ser capazes de cumprir as exigências do circuito localizado na região montanhosa de Eifel. Em Itália, os automóveis de teste são conduzidos ao longo do circuito de alta velocidade de Nardò, onde o foco não está apenas na velocidade máxima, mas também no arrefecimento e comportamento dinâmico. Os veículos de teste alcançam o ponto mais baixo da prova de resistência no Death Valley, o qual desce até aos 90 metros abaixo do nível do mar; enquanto o ar fino no Mount Evans, no Colorado – chegando a uma altura de 4.300 metros – foi um desafio para o enchimento do biturbo e para o sistema de combustível. Até agora, com os testes completos, os automóveis foram conduzidos durante cerca de três milhões de quilómetros, no total.
 
Uma componente menos espetacular dos testes, mas não menos importante, é testar num ambiente orientado para o cliente numa utilização diária em estrada pública, em cidade e campo por entre a Alemanha. Esta parte dos

testes vê também quilómetros significativos a serem percorridos, ao mesmo tempo que cumpre as regras de trânsito, de modo a assegurar que todo o veículo e os seus sistemas são duráveis e capazes para uma utilização diária, por isso, a oitava geração do icónico automóvel desportivo continua a tradição de ser o melhor 911 de sempre.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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sexta-feira, 18 de janeiro de 2019 – 12:06:28

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