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Preparado para a estação que se avizinha - o novo 911 Cabriolet

 

 

Seis semanas após o lançamento do Coupé, a atenção vira-se para o 911 Cabriolet. O 911 descapotável continua uma tradição com várias décadas, iniciada quando a Porsche desvendou o protótipo do primeiro 911 Cabriolet, no Salão Automóvel de Frankfurt (IAA), em setembro de 1981: os clientes e fãs ficaram imediatamente cativados. A primeira variante descapotável do 911 saiu da linha de produção em 1982, sendo presença constante na gama do modelo desde então. A versão descapotável do icónico automóvel desportivo será um dos destaques de 2019. Inclui todas as caraterísticas inovadoras do Coupé, juntamente com funcionalidades avançadas e específicas do Cabriolet como o novo sistema hidráulico da capota que permite que a mesma abra e feche mais rapidamente do que nunca.

 

O novo modelo realça as linhas modernas do Coupé, embora permaneça inconfundível como um Porsche 911 em formato Cabriolet. A capota totalmente automática integra uma janela traseira em vidro e uma estrutura que integra elementos em magnésio, conhecidos como arcos, o que previne o efeito balão na capota a velocidades elevadas. A capota pode ser aberta ou fechada a velocidades até 50 km/h. O novo sistema hidráulico reduz o tempo de abertura para cerca de 12 segundos, ao passo que um defletor de vento extensível eletricamente assegura que o pescoço está protegido contra o impacto do vento.

 

O 911 Cabriolet está inicialmente disponível como Carrera S* com tração traseira e como Carrera 4S* com tração integral. Ambos utilizam um motor seis cilindros Boxer sobrealimentado com 2.981 cm³, 331 kW (450 cv) disponíveis às 6.500 rpm e 530 Nm de binário entre as 2.300 e as 5.000 rpm. A eficiência aumentou e os consumos reduziram por intermédio de um melhorado processo de injeção; outras medidas de otimização foram também implementadas, como a nova configuração dos turbocompressores e sistema de arrefecimento do ar. A potência é entregue por intermédio de uma nova transmissão de dupla embraiagem com oito velocidades. O Carrera S acelera dos zero aos 100 km/h em 3,9 segundos (com o opcional Pacote Sport Chrono: 3,7 segundos) e alcança uma velocidade máxima de 306 km/h. O Carrera 4S atinge uma velocidade máxima de 304 km/h e chega dos 0 aos 100 km/h em 3,8 segundos (com o opcional Pacote Sport Chrono: 3,6 segundos).

 

A nova posição dos apoios do motor torna o Cabriolet ainda mais resistente à torsão do que o seu predecessor. Pela primeira vez, o chassis desportivo Porsche Active Suspension Management (PASM) está disponível para o 911 Cabriolet. Para isto, as molas são mais firmes e curtas, as barras estabilizadoras, à frente e atrás, são mais rígidas, e o chassis foi rebaixado em dez milímetros. Estes ajustes dão ao 911 um comportamento mais neutro em estrada, com melhor distribuição do peso.

 

 

Um design exterior que evoca as anteriores gerações do 911

 

O novo 911 Cabriolet aparenta maior largura, mais auto-confiança e, de um modo geral, surge mais musculado que o seu predecessor. Cavas das rodas mais largas sobre as jantes de 20” à frente e de 21” atrás. Os modelos de tração traseira têm agora a mesma carroçaria dos modelos de tração integral. O eixo traseiro é 44 milímetros mais largo. A dianteira – geralmente 45 milímetros mais larga – relembra uma caraterística tradicional das primeiras gerações do 911: um capot alongado com um distinto ressalto à frente do para-brisas. Ambos os elementos alongam a dianteira do veículo e dão-lhe uma imagem dinâmica.

 

 

A traseira de todos os modelos é dominada pelo significativamente mais largo spoiler de posição variável e pela elegante e contínua faixa de luz. Com exceção das secções dianteiras e traseiras, toda a carroçaria é feita de alumínio.

 

 

Interior redesenhado com linhas limpas

 

O interior é distinto, com as linhas direitas e limpas e os instrumentos recuados a definirem o tablier. Como no 911 original, o novo tablier cobre toda a largura por entre duas linhas horizontais. Ao lado do conta-rotações em posição central, dois finos ecrãs sem moldura apresentam informações ao condutor. Agora com 10,9 polegadas, o ecrã central do Porsche Communication Management (PCM) pode ser operado rapidamente e sem causar distrações.

 

 

Sofisticados sistemas de assistência melhoram a segurança e o conforto

 

Numa estreia mundial, a Porsche desenvolveu o Wet Mode, o qual é incluído de série. Esta função deteta água na estrada, preparando os sistemas de controlo de acordo e avisando o condutor, o qual pode definir o automóvel para se focar na segurança, premindo simplesmente um botão ou utilizando o seletor de modos no volante (Pacote Sport Chrono). O sistema de alerta e travagem com base na câmara, também incluído de série, deteta o risco de colisão com veículos, pedestres, e ciclistas, e inicia um procedimento de aviso ou travagem de emergência, se necessário. O sistema de assistência ao estacionamento, incluindo uma câmara de marcha-atrás, completa a configuração de série do Cabriolet. As opções para o 911 incluem o Assistente de Visão Noturna com câmara com imagem térmica, assim como o cruise-control adaptativo com controlo automático da distância, função de stop and go e proteção dos ocupantes.

 

Em Portugal, o preço do 911 Carrera S Cabriolet começa nos 113.735 euros e do 911 Carrera 4S Cabriolet nos 120,335 euros, acrescidos de impostos.

 

 

 

 

 

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segunda-feira, 18 de março de 2019 – 14:19:56

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