13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Concept 508 Peugeot Sport engineered NEO performance

 

 

A 18 de outubro de 2018, a PEUGEOT SPORT anunciou o desenvolvimento de uma gama eletrificada, de elevada performance, de veículos de produção em série. Hoje, a PEUGEOT apresenta em Estreia Mundial, no Salão de Genebra de 2019, o frenético Concept 508 PEUGEOT SPORT ENGINEERED, que prefigura esta nova linha de produtos.

 

#UNBORING THE FUTURE é a promessa de um futuro que será tudo menos monótono a bordo de um PEUGEOT. E porque uma motorização eletrificada pode também ser sinónimo de um prazer puro, parece óbvio o desenvolvimento de uma linha dedicada à performance.

 

Confiado à competência dos engenheiros da PEUGEOT SPORT, o Concept 508 PEUGEOT SPORT ENGINEERED deriva da berlina radical PEUGEOT 508 HYBRID. Este protótipo high performances/low emissions oferece performances excecionais, jamais vistas num modelo PEUGEOT, bem como um tratamento estético simultaneamente elegante e atlético.

 

“A eletrificação é uma oportunidade magnífica para desenvolver novas sensações de condução. Nós criámos a neo-performance: novas energias, novas prestações, novos territórios, novos desafios para descobrir.... Puro prazer com 49 g/km de CO2.”

Jean-Philippe IMPARATO, Diretor Geral da PEUGEOT

 

 

PEUGEOT SPORT INSIDE

 

Atualmente, a PEUGEOT oferece excelentes níveis de prestações com as suas versões GT e GTi, aguardando-se, no futuro, as dos HYBRID e HYBRID4. O Concept 508 PEUGEOT SPORT ENGINEERED vai ainda mais longe, prefigurando o desenvolvimento de uma nova linha de produtos eletrificados, de elevadas performances.

 

Com esta estratégia, a PEUGEOT prova que a mobilidade elétrica é a fonte de uma neo-performance inteligente que combina intensidade e eficiência.

 

O desenvolvimento desta linha foi confiado à PEUGEOT SPORT, que tem acompanhado sempre a vertente performance da gama PEUGEOT, concebendo os seus modelos mais desportivos.

 

Evidentemente, a PEUGEOT SPORT é conhecida pelo seu envolvimento na competição a nível internacional, ao mais alto nível, com os modelos 908 e o 3008 DKR, vencedores, respetivamente, das 24 Horas de Le Mans e do Dakar, ou através da competição-cliente, onde se incluem os modelos 208 R2, 308 Racing Cup e 308 TCR.

 

Este savoir-faire está, igualmente, à vista de todos nas nossas estradas, tendo a PEUGEOT SPORT assegurado o desenvolvimento dos PEUGEOT RCZ-R (2013), 208 GTi 30th (2014) e 308 GTi by PEUGEOT SPORT (2015).

 

Para este novo concept, a PEUGEOT SPORT recorreu à experiência adquirida em outros dois concept-cars eletrificados que foram igualmente pioneiros:

 

-          o ultra eficiente 208 HYbrid FE (2013) apresentou performances de um GTi com emissões e consumos inferiores aos de um motor térmico de menor cilindrada, disponível à época. As numerosas otimizações efetuadas permitiram obter 46 g/km de CO2 sem prejuízo das performances, com a aceleração dos 0 aos 100 km/h a ser cumprida em apenas 8 segundos;

-          o 308 R HYbrid Concept (2015) apelou a performances absolutas: potência conjunta de 500 cv, 730 Nm de binário e 0 aos 100 km/h em 4 segundos.

 

O Concept 508 PEUGEOT SPORT ENGINEERED baseia-se em todas estes avanços e vantagens, apelando às mais recentes tecnologias, com o objetivo de oferecer performances eficientes e um requinte sem igual.

 

 

Potência tecnológica

 

Os engenheiros da PEUGEOT SPORT associaram três motorizações – um bloco PureTech 200 e dois motores elétricos, com 110 cv à frente e 200 cv atrás – duas energias e quatro rodas motrizes, assegurando recuperações espetaculares, graças a um binário excecional de 500 Nm. Estas caraterísticas colocam as performances do Concept 508 PEUGEOT SPORT ENGINEERED no mesmo patamar de um veículo com motor térmico de 400 cv:

 

-          0 aos 100 km/h: 4,3 s

-          400 m, com arranque parado: 12,5 s

-          1000 m, com arranque parado: 23,2 s

-          80 a 120 km/h: 2,5 s

-          80 a 180 km/h: 9,3 s

-          Velocidade máxima: 250 km/h.

 

Estas performances são alcançadas com emissões de apenas 49 g/km de CO2 (ciclo WLTP).

 

A travagem foi adaptada para este nível de desempenho, com discos dianteiros ventilados de 380 mm. Montados numa estrutura em alumínio, possuem pinças fixas com quatro êmbolos (de 38 e 41 mm de diâmetro).

 

O excelente chassis do novo PEUGEOT 508 recebeu afinações específicas – estrutura rebaixada, novas leis de amortecimento e vias alargadas com 24 mm à frente e 12 mm atrás – bem como uma direção ainda mais precisa, o que resulta em níveis acrescidos de eficácia e prazer de condução.

 

 

Os pneus de elevada performance são fornecidos pelo nosso parceiro Michelin. O Concept 508 PEUGEOT SPORT ENGINEERED calça pneus Pilot Sport 4S com dimensões de 245/35 R20, selecionados graças à sua inigualável capacidade de aderência.

 

“Vamos desenvolver a linha mais desportiva de sempre da PEUGEOT. Algo com que sempre sonhámos. Agora, a eletrificação permite-nos passá-la à realidade.”

Bruno FAMIN, Diretor Geral da PEUGEOT SPORT

 

O melhor de dois mundos

 

Perfeitamente inserido na filosofia desta nova linha de produtos eletrificados de elevadas performances, o Concept 508 PEUGEOT SPORT ENGINEERED inaugura um universo de múltiplos registos e múltiplas sensações.

 

Sem lugar a compromissos, os desempenhos conjugam-se com as vantagens de um híbrido recarregável. A bateria de 11,8 kW/h permite uma eficiência real graças à possibilidade das deslocações em modo 100% elétrico até 50 km (ciclo WLTP).

 

Em modo Sport, a junção das potências térmica e elétrica é efetiva até aos 190 km/h, assegurando sensações impressionantes em todas as situações. Um nível incrível de prazer associado, com um novo valor de referência em emissões de CO2.

 

 

Carácter desportivo ampliado

 

Este concept define um novo cariz desportivo e estabelece, também, as bases de uma nova expressão estilística da performance eletrificada by PEUGEOT SPORT.

 

A aerodinâmica foi trabalhada numa nova dimensão, propondo soluções surpreendentes e sofisticadas:

-          Recorrendo à tecnologia de impressão 3D, a grelha apresenta-se adornada com lâminas flutuantes, que parecem prontas para cortar o ar. A sua implantação não deixa nada ao acaso e permite orientar o ar diretamente para o radiador;

-          O para-choques dianteiro é mais pronunciado e possui duas grandes aberturas, em forma de concha, para melhor refrigeração da mecânica;

-          Os flaps de ambos os lados da grelha e ao nível inferior da frente, conduzem mais eficazmente os fluxos de ar, a fim de reduzir o atrito aerodinâmico;

-          Afilados e sobressaindo na zona habitualmente reservada aos monogramas das versões GT Line e GT, as winglets fazem a sua aparição ao nível das janelas laterais;

-          A traseira dispensa o habitual aileron, que prejudicaria o equilíbrio do conjunto e o requinte do desenho original;

-          Além de mais eficaz, o novo difusor reforça o carácter musculado da traseira.

 

A carroçaria é sublimada pela adoção da tonalidade “Cinza Selenium”, uma cor específica do concept, que varia de acordo com a luz, graças às partículas nacaradas nela integradas.

 

Em contraste, as inserções “Kryptonite” trazem uma carismática nota adicional de energia, uma espécie de assinatura que liga, em definitivo, o concept a esta linha desportiva e moderna.

 

Além de lhe conferirem um estilo mais dinâmico, as novas jantes em alumínio de 20 polegadas asseguram um melhor arrefecimento dos travões. O seu acabamento conjuga o “Preto Onyx” e o “Cinza Selenium” com uma elegância desportiva. O tampão central das rodas tem, agora, um formato em estrela, cobrindo as porcas de aperto na totalidade e oferecendo uma atenção ao detalhe inédita. Estas jantes deixam transparecer as pinças dos travões dotadas da sigla PEUGEOT SPORT, na cor “Kryptonite”.

 

Conferindo um carácter mais afirmado, os cromados adotam o preto brilhante e o emblemático Leão, tal como acontece com os monogramas, que recebem o mesmo tratamento anodizado visto no recente PEUGEOT e-Legend Concept.

 

Símbolos de um cariz desportivo intemporal, os retrovisores contam com capas em fibra de carbono.

 

 

“O Concept 508 PEUGEOT SPORT ENGINEERED exacerba o radicalismo do PEUGEOT 508 ao utilizar soluções aerodinâmicas inovadoras. Este concept reflete a nossa visão de uma nova abordagem desportiva, em que a eficiência é a nova elegância.”

Gilles VIDAL, Diretor de Estilo PEUGEOT

 

Um PEUGEOT i-Cockpit® talhado para uma performance instintiva

 

Mais do que nunca, o PEUGEOT i-Cockpit® está ao serviço da performance e de uma experiência de condução intuitiva: o volante compacto aumenta a agilidade, enquanto o sistema head-up display permite uma acuidade e uma concentração 100% focada na estrada.

 

 

Os novos bancos, com estrutura confort-fit, são revestidos em couro e Alcantara® com pespontos “Kryptonite” e “Preto Onyx”. Todas as zonas do habitáculo são moldadas, incluindo o teto, os pilares do para-brisas, das portas e das janelas traseiras, que são revestidos a Alcantara®.

 

As mãos do condutor apoiam-se no volante de dois braços planos, agora revestido a Alcantara® e com inserções em fibra de carbono. A parte inferior apresenta um acabamento com uma inserção contendo 3 traços PEUGEOT SPORT ENGINEERED e pespontos que alternam entre os tons “Kryptonite” e “Preto Onyx”. Proporcionando uma nova experiência sensorial e visual, o comando da caixa de velocidades por impulsos é, também, revestida a Alcantara®.

 

Igualmente revestidos com este material nobre, os painéis das portas são perfurados e deixam transparecer alvéolos em tom “Kryptonite”, que se alongam até formar um painel uniforme no tabliê, este decorado com prespontos na mesma cor na sua parte superior. A consola central apresenta revestimentos em fibra de carbono, reforçando a elegância desportiva.

 

A envolvência é assegurada pelo design específico 100% “Kryptonite” do ecrã tátil HD capacitivo de 10 polegadas e do head-up display digital de 12,3 polegadas.

 

Nenhum detalhe foi esquecido, sendo exemplo o súbtil toque “Kryptonite” aplicado no interior dos puxadores das portas.

 

 

 

Periodicidade Diária

domingo, 16 de junho de 2019 – 15:45:44

Pesquisar

Vamos ajudar a Oksana

Maryna Sribnyak
IBAN: PT50 0035 0614 0000 9327 930 65
SWIFT: CGDIPTPL
clicar na imagem para saber mais

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...