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Regresso do 917- 001 e mais de 7.795 cv em exibição - A Porsche celebra os “50 anos do 917”

 

 

Uma das mais fortes sequências de números alguma vez produzida em Estugarda-Zuffenhausen celebra o seu 50º aniversário este ano: o Porsche 917. O mais famoso automóvel de competição de todos os tempos fez a sua estreia no Salão Automóvel de Genebra, no dia 12 de março de 1969, e o Museu Porsche está a comemorar este aniversário com planos para restaurar o primeiro 917 a ser construído até à sua condição original, como estava quando foi apresentado há 50 anos. O 917-001 sofreu várias alterações ao longo do tempo. “A nossa abordagem ao comportamento autêntico dos automóveis clássicos mudou consideravelmente nos últimos 10 anos,” explica Achim Stejskal, Diretor do Museu Porsche. Quando restaura veículos da coleção histórica da marca, o museu presta grande importância à manutenção dos materiais originais e tem em conta a história relevante do que expõe.

 

A história do 917-001 como veículo de apresentação e teste

 

O 917-001 marcou o início de uma carreira desportiva sem precedentes para o 917. O 917-001 Grupo 4, desenhado para ganhar tanto as 24 Horas de Le Mans como os Campeonatos do Mundo de Construtores, foi o primeiro de 25 veículos que tiveram de ser construídos para cumprir os requisitos para a aprovação; o designer que chefiou o projeto foi Hans Mezger, que foi também responsável pelo motor de 12 cilindros e pelo veículo como um todo.

 

O 917-001 foi apresentado pela primeira em Genebra, em março de 1969, com a carroçaria em branco e a secção dianteira em verde; recebeu uma nova imagem para a sua aparição no Salão Internacional Automóvel de Frankfurt, no mesmo ano, para o qual foi pintado em branco e laranja. Quando a Porsche anunciou, mais tarde, a transferência das suas atividades desportivas para a equipa J.W. Automotive Engineering, comandada por Briton John Wyer, o 917-001 voltou a ser utilizado como veículo de apresentação – utilizando as cores da marca americana de lubrificantes patrocinadora, a Gulf: azul claro e laranja.

 

A seguir à sua primeira vitória nas 24 Horas de Le Mans, o 917-001 foi redefinido para uma versão com a traseira mais curta por Hans Herrmann e Richard Attwood, em Setembro de 1970; quando o 917-001 foi entregue à Porsche Salzburg, em outubro de 1970, tinha as cores do automóvel que venceu a prova de Le Mans e decorado com o número 23 da partida.

 

Restauro do 917-001 à sua condição original de 1969

 

Por mais de um ano, os mecânicos do museu, antigos técnicos e engenheiros de Zuffenhausen e Weissach, assim como os Arquivos Históricos e empresas parceiras, trabalharam no restauro deste 917 original. O projeto foi particularmente desafiante desde o princípio devido às diversas alterações aplicadas durante o tempo em que funcionou como veículo para apresentações e testes. A principal prioridade foi a conservação e reutilização dos materiais originais do automóvel sempre que possível e tecnicamente aplicável.

 

O restauro foi guiado por testes que tiveram como objetivo analisar que materiais da carroçaria eram originais e poderiam ser reutilizados, utilizando materiais de análise e comparação com os desenhos históricos e fotografias. Foi com esta abordagem que partes da carroçaria, para a dianteira e traseira, foram meticulosamente reproduzidas, utilizando a tecnologia 3D, e com referência aos desenhos originais; a zona traseira com estrutura em alumínio foi também restaurada com a ajuda dos documentos originais. Exatamente 50 anos depois, o 917-001 vai ser apresentado no Museu Porsche, restaurado à sua condição original, como estava em 1969.

 

Domínio sem precedentes no desporto automóvel e um percursor da tecnologia turbo

 

A história de sucesso do 917 é lendária. Criado para garantir a vitória à geral no seu primeiro ano a competir na corrida de 1.000 quilómetros de Zeltweg, Áustria, em 1969. Em 1970, Hans Herrmann e Richard Attwood alcançaram o ambicionado triunfo à geral em Le Mans – o maior sucesso alcançado pela Porsche no desporto automóvel até aquele momento, o qual foi repetido por Dr Helmut Marko e Gijs van Lennep em 1971. Após mais desenvolvimentos no 917 para as versões 917/10 e 917/30 turbo com mais de 1.000 cv, George Follmer e Mark Donohue dominaram o campeonato de Norte-americano, CanAm, em 1972 e 1973, respetivamente; estes modelos da Porsche provaram também ser imbatíveis nos eventos europeus, Interserie. Uma versão alterada da tecnologia turbo foi também reutilizada um pouco mais tarde num Porsche de série – com o nascimento do 911 Turbo, em 1974.

 

Exibição especial no Museu Porsche

 

De 14 de maio a 15 de setembro de 2019, o Museu Porsche vai honrar o 50º aniversário do 917 com uma extensa exibição especial intitulada “Colours of Speed – 50 Years of the 917”. Um total de 14 exibições – incluindo dez modelos 917 que, sozinhos, têm uma potência combinada de 7.795 cv – estará em destaque. O Museu Porsche irá apresentar ao público, pela primeira vez, um concept do 917 como homenagem à primeira vitória em Le Mans, em 1970. O automóvel vermelho e branco foi desenhado por uma pequena equipa de designers e engenheiros, embora com a entrada da Porsche na categoria LMP1 do FIA World Endurance Championship (WEC), este modelo tenha ficado apenas como um concept. Uma seleção de posters sobre o desporto automóvel e pequenos expositores técnicos vão rodear a exposição especial, a qual inclui a maior potência total num evento como este. Para registar o aniversário, a loja do museu vai disponibilizar também uma seleção de produtos 917 para venda, incluindo um para-choques, em cor-de-rosa, transformado em barbecue, inspirado pelo inigualável 917/20 de 1971, apelidado de “Pink Pig”. A Editora própria do Museu Porsche vai também lançar um livro para assinalar o aniversário do 917.

 

 

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quinta-feira, 18 de abril de 2024 – 04:15:58

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