18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Mundial SBK Portimão - 'Montanha-Russa' espera 60.000

 

São 60.000 os espectadores esperados já no próximo fim‑de‑semana para acompanhar aquela que será a 10ª prova do campeonato do mundo Superbike 2019 e a 11ª vez que o circuito algarvio recebe uma prova elegível para a categoria, sendo também no fabuloso cenário da pista conhecida mundialmente como a 'Montanha Russa' que se irá realizar a corrida número 400 na história do campeonato nascido em 1988 e que desde 2008 tem passado anualmente - com excepção a 2016 - pelo complexo no sul de Portugal.

No regresso ás pistas depois da habitual paragem de Verão será Jonathan Rea o homem a abater, ele que não só lidera o campeonato com 81 pontos de vantagem face a Álvaro Bautista, mas acima de tudo porque não perde uma corrida em Portimão desde a segunda manga de 2015, contabilizando sete vitórias consecutivas numa das suas pistas favoritas.

Bautista terá uma tarefa quase impossível para manter viva a pequena chama que ainda tem quanto ao título mundial - algo que a Ducati não consegue desde 2011 então também com um piloto espanhol (Carlos Checa) - mas atrás dele as tréguas não existem de todo pois Alex Lowes está com apenas cinco pontos de vantagem sobre Michael Van Der Mark num grupo com diferenças pontuais muito reduzidas - seis pilotos separados por 50 pontos - e onde está igualmente Tom Sykes, que poderá estrear mesmo um novo e mais potente motor na BMW S1000RR, a 'arma' da casa alemã neste ano de regresso ao campeonato e que tem mostrado evolução consistente e constante desde a prova de Misano.

A animação em pista não estará no entanto reservada em exclusivo ás três corridas das Superbike - as duas convencionais e a mais curta (Super Pole Race) na manhã de Domingo pois também nas Supersport o campeonato está totalmente em aberto. Liderado por Randy Krummenacher com 15 pontos de vantagem sobre o seu colega de equipa, Frederico Caricasulo, a categoria terá como sempre argumentos e condimentos para ser inesquecível, como foi a de 2018. Nas Supersport 300 - onde estarão os portugueses Pedro Fragoso e Vasco Esturrado - e ao contrário do que é habitual o espanhol Manuel Gonzalez tem 43 pontos de vantagem num pelotão com cerca de seis dezenas de pilotos e onde não correm todos ao Domingo, ou seja, qualquer erro pode significar estar fora da corrida. Será certamente muito animada a luta pela primazia na categoria onde Ana Carrasco defende o histórico título conquistado no passado ano. O programa da ronda lusa do mundial terá ainda a presença dos pilotos da classe MiniGP da Oliveira Cup, que irão elevar ainda mais o espectáculo numa prova extra-campeonato para eles e onde os ensinamentos do seu 'professor' serão colocados á prova.

As temperaturas serão elevadas ao longo de todos os três dias de pista e tudo foi preparado ao pormenor para que mais uma vez o AIA receba uma ronda memorável no campeonato do mundo Superbike, sendo que a poucos dias do arranque da competição, apenas 1.000 bilhetes paddock estão ainda disponíveis para aquisição. O público terá este ano um acesso distinto ao interior do recinto - será feito pelo túnel Norte (final da recta da meta).

Periodicidade Diária

quinta-feira, 28 de março de 2024 – 08:56:56

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...