14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Grande Prémio de Viana do Castelo com Luis Correia e Pedro Fortuna no pódio

A Federação Portuguesa de Motonáutica e a Costa Norte – Centro de Actividades Marítimas, com a colaboração do Município de Viana do Castelo, organizaram nos dias 11 e 12 de Agosto o Grande Prémio de Viana do Castelo, que incluiu uma acção da Fórmula Futuro e uma jornada do Campeonato Nacional dos T 850 (monocascos) e F4 (catamarans).
 
Com condições de excelência para a prática da modalidade, não só pelas boas infra-estruturas do local, mas também da pista, esta etapa marcou o regresso da motonáutica ao Rio Lima, após cerca de mais de duas décadas de interregno e que juntou uma imensa moldura humana ao longo da zona ribeirinha.
 
A enriquecer este G.P. destaque para a presença de Duarte Benavente, o único piloto português que há vários anos compete na Fórmula 1 considerada o mais alto expoente da motonáutica, e que despertou grande interesse por parte do público com a demonstração que efectuou durante um dos intervalos das mangas.
 
F4
 
Pedro Fortuna continua bem encaminhado na corrida pelo título ao arrecadar no Rio Lima mais uma vitória, superiorizando-se ao seu mais directo adversário e actual Campeão Nacional Luis Miguel Ribeiro numa corrida bastante disputada.
 
Ainda não foi desta que Diogo Gonzaga Ribeiro conseguiu ultrapassar os problemas mecânicos que o vêm afectando no decorrer das corridas impedindo-o de alcançar lugares mais cimeiros.
 
Apesar de pela terceira vez consecutiva ter garantido o primeiro lugar da grelha de partida o jovem de Arruda dos Vinhos foi forçado a desistir na segunda manga quando estavam decorridas três voltas e seguia no encalço de Pedro Fortuna e Luis Miguel Ribeiro.
 
Desta feita e com uma prova muito regular Paulo Raposo ocupou o terceiro lugar do pódio, com vantagem sobre Luis Vila Verde e Eduardo Miranda.
 
Arnaldo Magalhães penalizado com uma volta na manga inicial por falha de uma bóia acabaria por desistir à quarta volta da segunda manga por avaria.
 
Classificação G.P. Viana do Castelo: 1.º Pedro Fortuna (Cimpor/Eni/Vaganautica) – 400 pts; 2.º Luis Miguel Ribeiro (Conforlimpa) – 300 pts; 3.º Paulo Raposo (Scuderia de Magos) – 225 pts; 4.º Luis Vila Verde (Aki D’el Mar – Comércio de Marisco) – 169 pts; 5.º Eduardo Miranda (FPM) – 127 pts; 6.º Diogo Gonzaga Ribeiro (António Gonzaga Ribeiro/Remax) – 95 pts; 7.º Arnaldo Magalhães (Fernanpeças/Valvoline) – 71 pts; António Couto – Não alinhou
 
T 850
 
Como se previa a participação do espanhol Francisco Rios em mais um Grande Prémio realizado em Portugal enriqueceu o espectáculo desportivo aumentando a competitividade entre os principais candidatos ao primeiro lugar do pódio, o algarvio Luis Correia e o actual Campeão Nacional Tiago Évora.
 
Com o melhor tempo nos treinos cronometrados, Francisco Rios garantiu também a vitória na primeira manga separado por apenas dois segundos de Luis Correia, numa corrida em Tiago Évora não conseguiu acompanhar o ritmo frenético dos dois pilotos da frente.
 
António Coelho acabou por desistir quando estavam decorridas apenas três voltas devido a avaria.
Menos bafejado pela sorte esteve Agostinho Sousa, protagonista de um acidente na sessão de treinos que o impediu de alinhar neste G.P. Também, o regressado António Couto não alinhou por problemas mecânicos.
 
A arrancar da primeira posição para o inicio da derradeira manga, António Rios bem se esforçou por aguentar a forte pressão de Luis Correia, mas a persistência e experiência do piloto português acabou por dar frutos com um triunfo, que culminou com o lugar mais alto do pódio, após ter sido necessário recorrer a desempate.
 
Tiago Évora terminou na terceira posição, seguido de Luis Carlos Guerra, Sebastião Rodrigues, Andreia Pereira e António Gonzaga Ribeiro.
 
Classificação G.P. Viana do Castelo T850: 1.º Luis Correia – 400 pts; 2.º Francisco Rios (Rios Racing Team) – 300 pts; 3.º Tiago Évora (Number One) – 225 pts; 4.º Luis Carlos Guerra (Município Figueira Castelo Rodrigo) – 169 pts; 5.º Sebastião Rodrigues (Paz Rafael Arquitectos/Monte Coelha) – 127 pts; 6.º Andreia Pereira (Fernanpeças) – 95 pts; 7.º António Gonzaga Ribeiro (António Gonzaga Ribeiro/Remax) – 71 pts; António Coelho – 0 pts; Agostinho Sousa– Não Alinhou; Eduardo Miranda – Não Alinhou; António Couto – Não Alinhou
 
Fórmula Futuro
 
A abrir o programa deste Grande Prémio decorreu uma Acção de Formação da Fórmula Futuro, destinada a jovens do Concelho, dos 8 aos 16 anos, e que contou com a participação de cerca de duas dezenas de inscritos, divididos pelas cinco classes que compõem esta categoria, em função da idade.
 
Para a maioria dos participantes este foi o seu primeiro contacto com a modalidade e todos se mostraram bastante entusiasmados com a iniciativa, o que vem confirmar a forte aposta da F.P.M, nesta disciplina que tem como objectivo dinamizar a modalidade, privilegiando a Iniciação / Formação de jovens na modalidade, para que possam tornar-se em futuros pilotos das categorias de competição.
 
Após o período de treinos que decorreu em Caldas de Aregos/Resende na passada semana, saliente-se, ainda, a presença dos jovens pilotos da Selecção Nacional (Gabriela Guimarães – classe 1; Honório Jesus – classe 2; Álvaro Leite e Tiago Pereira - classe 4, Sebastião Rodrigues e Leandro Guerreiro – classe 5) neste G.P. e que irão estar em representação de Portugal no Campeonato do Mundo da Fórmula Futuro, a realizar de 17 a 19 do corrente, em Praga (Republica Checa).
 
Em Viana do Castelo foram obtidos os seguintes resultados com lugares de pódio:
 
Classe 1 (8/9 anos)
1.º Classificado: Carlos Sanchidrian Rios
2.º Classificado: Daniela Castro Jácome
3.º Classificado: Ferran Anton Payà
 
Classe 2 (10/11 anos)
1.º Classificado: Pedro Lopes Coelho
2.º Classificado: Catarina Lopes Coelho
3.º Classificado: Duarte Manuel Costa
 
Classe 3 (12/13 anos)
1.º Classificado: João Peres Vilas Boas
2.º Classificado: Jaime Lopes
3.º Classificado: João Luis Costa
 
Classe 4 (14/15 anos)
1.º Classificado: João Pedro Fernandes



  

Periodicidade Diária

domingo, 8 de dezembro de 2019 – 08:39:22

 

 
Feliz Natal e um
 
Próspero Ano Novo
 
 
Boas Festas!
 

 

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...