18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

FINA Olympic Marathon Swim Qualifier 2012 apresentada em Setúbal

A FINA Olympic Marathon Swim Qualifier 2012 foi ontem apresentada em conferência de imprensa, realizada no Hotel Sado, em Setúbal, com a presença do presidente da FPN, Paulo Frischknecht, do vice-presidente da Federação Internacional, Dennis Miller, do presidente do Comité Organizador, Luís Liberato, do Selecionador Nacional, José Manuel Borges, dos nadadores portugueses Arseniy Lavrentyev e Daniela Pinto, do tunisino Oussama Mellouli e da norte-americana Ashley Twichell.

O presidente da Federação realçou que a prova representa “o sonho de algumas gerações de atletas, de praticante dos cinco continentes e representes de 44 países. Por tudo isto e dada a importância do evento, naturalmente que a Federação associa-se ao investimento por parte das Federações nacionais dos países aqui presentes, da parte dos clubes que forneceram atletas à Seleção Nacional que tentaram aqui cumprir o seu sonho.”
 
Dennis Miller disse que “em nome da FINA, estamos muito contentes por estar aqui neste evento e gostaria de felicitar o Paulo Frischknecht, o Luís Liberato e a Federação Portuguesa pelo excelente trabalho a organizar este evento. “

O presidente do Comité Organizador, Luís Liberato, desejou “os melhores sucessos a todos os nadadores e que alcancem o tão desejado sonho.”

José Manuel Borges, Selecionador Nacional, afirmou que “temos qui um grande desafio, a possibilidade de disputar no nosso país a qualificação para os Jogos, numa disciplina em que na estreia, em 2008, tivemos dois representantes. Portugal vai com certeza ter nadadores a lutar pelas vagas, fruto do trabalho desenvolvido ao longo do ano e que vamos ter seguramente uma competição com um nível elevadíssimo, pela qualidade e quantidade e nível técnico. O primeiro grande desafio está conseguido, que é de estramos aqui a lutar em condições iguais com os outros e daqui a dois dias veremos se conseguimos cumprir o grande desafio que trazemos que é o de colocarmos atletas portugueses nesta disciplina nos Jogos de Londres.”

Oussama Mellouli referiu que “em nome de todos os atletas presentes posso dizer que estamos muito contentes por estar aqui, já tivemos oportunidade de nadar no local da prova e tudo parece ótimo. É a segunda vez que vou nadar 10 quilómetros. O mais importante na preparação são os dias que antecedem a prova, em que temos de manter a mente concentrada.”
 
Ashley Twichell disse que “estou aqui desde segunda-feira e tudo tem corrido bem. Estou ansiosa pela prova de amanhã. Vou estar também nos trials de natação pura para representar os Estados Unidos.”

Arseniy Lavrentyev referiu que “já estive em Pequim e no domingo vou dar o meu melhor para voltar a estar presente nos Jogos Olímpicos.”

Daniela Pinto salientou que “é a primeira vez que tenho a oportunidade de lutar pela qualificação olímpica e espero alcançar o meu sonho.”
 
A FINA Olympic Marathon Swim Qualifier 2012, que tem como patrono o treinador de futebol José Mourinho, e madrinha a ex-campeã olímpica Rosa Mota, vai qualificar 30 nadadores (15 masculinos e 15 femininos) para Londres 2012.

A prova vai ter a presença de um total de 102 representantes (61 masculinos e 41 femininos) de 44 países. A Maratona Aquática feminina realiza-se no dia 9 de junho (sábado) e a masculina no domingo, com partida marcada para as 16h00 no Parque Urbano de Albarquel.

Entre os nadadores inscritos está o britânico David Davies, Medalha de Prata nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 na Maratona Aquática de 10km, o tunisino Oussama Mellouli, campeão olímpico e do mundo nos 1500 metros livres, o italiano Valerio Cleri, campeão do mundo na distância de 10km, a sul-africana Natalie Du Toit, atleta paraolímpica detentora de 10 medalhas de ouro nos Jogos Paraolímpicos de 2004 e 2008 e 16.ª classificada na Maratona Aquática em Pequim 2008, a ucraniana Olga Beresnyeva, campeã da Europa dos 25km no Europeu de Budapeste 2010 e a norte-americana Ashley Twichell, campeã do mundo nos 5km por equipas e medalha de bronze nos 5km no Mundial de Xangai 2011.

Portugal vai estar representado por quatro nadadores: os campeões nacionais Arseniy Lavrentyev e Daniela Pinto e os vice-campeões Angélica André e Vasco Gaspar.
 
Nos dois dias de competição vai realizar-se uma exibição acrobática dos aviões Team Aerobática.
 
A prova vai ter transmissão em direto no canal televisivo Sport TV 3 e terá os comentários dos nadadores Miguel Arrobas, Daniela Inácio e Daniel Viegas. 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 05:14:11

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...