13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Alexis Santos e Gabriel Lopes confirmam ambição para Europeu

 

Alexis Santos e Gabriel Lopes protagonizaram a melhor final da tarde, nos 200 estilos, nos Nacionais de Juvenis, Juniores e Absolutos no Funchal, com o nadador olímpico do Sporting a superiorizar-se ao jovem internacional do Louzan Natação, ambos a confirmarem a presença com marcas mínimas para o Europeu de Absoluto de Glasgow. Neste momento, os portugueses ocupam os dois primeiros lugares no ranking europeu de 2018.

 

Uma jornada marcada ainda pelos 100 mariposa, onde Mariana Cunha (CFP) bateu o recorde nacional de juvenis B.

 

Alexis Santos, que já havia registado a marca mínima há uma semana em Coimbra, venceu com 1.59,18 minutos. O sportinguista superiorizou-se a Gabriel Lopes, que nas eliminatórias de manhã já havia obtido mínimos terminando agora com 1.59,80. O nadador do Sporting é recordista de Portugal com 1.58,88.

 

 

Alexis Santos: “Foi uma boa competição, os 200 estilos. Esta competitividade com o Gabriel Lopes é boa para evoluirmos assim com já foi com o Gabriel Lopes. É importante a qualificação e agora pensar num bom resultado no Europeu que passa por bater o recorde nacional e porque não melhorar o bronze de há dois anos em Londres, um ano de jogos olímpicos. O objetivo é outra medalha, se possível a prata o ouro.”

 

 

Gabriel Lopes: “Baixar da barreira dos 2 minutos nos 200 estilos é muito importante para mim, um grande orgulho [apenas Alexis Santos e Diogo Carvalho tinham superado]. O objetivo para o Europeu é assegurar um lugar na final.

 

Referência para a terceira posição do júnior José Lopes que com 2.04,17 voltou a confirmar os mínimos para o Europeu de juniores em Helsínquia e Jogos Olímpicos da Juventude.

 

Mínimos para o Europeu de juniores fez também Ana Sousa (Litoral Alentejano) nos 400 livres com 4.21,26.

 

Nos 100 mariposa femininos, Mariana Cunha (CFP) bateu hoje o recorde nacional de juvenis B (1.03.79). O anterior máximo pertencia a Inês Fernandes, com 1.03,88, em Trabzon (Turquia) a 25-07-2011. Ana Catarina Monteiro (CF Vilacondense), com mínimos no Europeu nos 200 mariposa, venceu os 100 mariposa com 59,99.

 

Uma jornada marcada ainda pelos mínimos de Diana Durães (Benfica) nos 400 livres e de Victoria Kaminskaya (Estrelas SJ Brito) nos 400 estilos.

 

Portugal conta já com 10 nadadores apurados para o Europeu de Glasgow, de 3 a 9 de agosto: Gabriel Lopes, Alexis Santos, João Vital, Guilherme Pina, Tomas Veloso, Tamila Holub, Diana Durães, Ana Catarina Monteiro, Raquel Pereira e Vitoria Kaminskaya.

 

Fotos FPN/Luís Filipe Nunes

 

 

V o t o s  de  B o a s  F e s t a s

Periodicidade Diária

domingo, 16 de dezembro de 2018 – 06:58:55

Pesquisar

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...