14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Ovar palco do 2º Festival Ibérico de Natação Sincronizada

 
Mais de 100 atletas participaram no II Festival Ibérico de Natação Sincronizada, organizado pelo OvarSincro que teve lugar no passado sábado dia 04 de Maio na Piscina Municipal de Ovar.
 
 
A iniciativa que contou com a presença de vários clubes: CN Granollers (Barcelona), A.V.Q. Almeirim, Gota d’Água, Sporting Clube de Espinho, Fluvial Portuense, Fluvial Vilacondense, Escola da Nazaré, Búzios, Tempo Livre e a equipa da casa: OvarSincro – Clube de Natação; constituiu uma oportunidade para dar a conhecer melhor a natação sincronizada a mais de duas centenas de espectadores presentes.
 
Durante o evento, foram exibidas mais de 30 coreografias realizadas por atletas de diferentes escalões: infantil, juvenil, júnior e sénior.
 
 
Segundo afirma a presidente do OvarSincro:
 
"A natação sincronizada está a crescer em Portugal, mas ainda tem um longo caminho a percorrer. Para tal, necessita do crucial apoio das diferentes entidades públicas do desporto. Neste momento, já existem grandes desenvolvimentos nesse sentido. A Federação Nacional de Natação (FPN) está a apostar na criação de uma seleção nacional juvenil para participar na CoMen e o OvarSincro orgulha-se de ter três atletas entre as convocadas para o estágio que terá lugar de 17 a 19 de Maio em Rio Maior."
 
O evento contou ainda com a presença da conhecida figura pública da SIC, Iva Lamarão, madrinha da equipa de natação sincronizada de Ovar, que fez questão de estar presente neste Festival para apoiar as atletas vareiras.
 
 
As reponsáveis do Clube de Ovar fazem um balanço muito positivo desta iniciativa:
 
"A realização deste tipo de evento vai no sentido de promover o desenvolvimento da modalidade, dando-lhe maior visibilidade junto do público em geral e da própria comunicação social. O apoio da Iva Lamarão à equipa de natação sincronizada de Ovar é sem dúvida uma mais-valia de peso para conseguir este objetivo."
 
 
 
A equipa do CN Granollers (Barcelona), campeã nacional da categoria em Espanha, que esteve de visita a Ovar durante todo o fim-de-semana, deu um verdadeiro espetáculo desportivo entusiasmando todos os presentes com a sua destreza e o elevado nível competitivo demonstrado.
 
A presença desta equipa de alto nível teve também como objetivo a partilha de experiências e metodologias com a equipa da casa, consistindo num mini estágio para as atletas e as técnicas vareiras.
 
 
Presentes ainda, neste festival, estiveram o Vereador da Cultura e do Desporto da Câmara Municipal de Ovar, Vítor Ferreira; do Presidente da Junta da Freguesia de Ovar, Joaquim Barbosa; da Diretora para a Natação Sincronizada da FPN, Gabriela Cierco; da Diretora Técnica de Natação Sincronizada da FPN, Marta Martins, e do Presidente da Associação de Natação de Aveiro, Manuel Pereira.
 
OvarSincro - Clube de Natação foi criado em 2011, fruto de uma reestruturação da equipa de natação sincronizada de Ovar que já existe desde 1997. O Clube, que se dedica à atividade de formação nesta modalidade e competição, conta atualmente com atletas com idades  compreendidas entre os seis e os dezasseis anos, abrangendo a formação inicial e três escalões competitivos: infantil, juvenil e júnior.
 
A Natação Sincronizada, inicialmente conhecida como "Ballet Aquático" é um desporto muito completo e exigente no qual as atletas necessitam em simultâneo de força e flexibilidade para executar os esquemas, todas sincronizadas com a restante equipa e elegância para acompanhar o ritmo da música.
 
Os esquemas são compostos pelo encadeamento de movimentos de braços e de pernas e da realização de posições e figuras básicas que podem durar entre 2 a 5 minutos.
 
Cerca de dois terços do esquema é realizado debaixo de água.  

Periodicidade Diária

sábado, 15 de agosto de 2020 – 05:41:31

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...