18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Dia Mundial da Diabetes - "Orienta a tua diabetes" junta uma centena de pessoas

alt
 
A Associação de Diabéticos do Concelho de Ovar assinalou o Dia Mundial da Diabetes com uma prova de Orientação que se espalhou pelas artérias da cidade. Actividade física e promoção da saúde de mãos dadas, numa acção de sensibilização para uma problemática que pode afectar qualquer um de nós.
 
É sabido que os hábitos de sedentarismo e uma alimentação pouco equilibrada – males de que padece a nossa sociedade actual – são duas das principais causas para o aparecimento da Diabetes na pessoa. Este verdadeiro problema de saúde pública, de acordo com a Sociedade Portuguesa de Diabetologia, afecta hoje em dia meio milhão de portugueses, valor que tem vindo a aumentar em ambos os sexos, com valores mais elevados para o sexo feminino. Foi no sentido de sensibilizar a população do concelho de Ovar para a problemática da doença e, simultaneamente, assinalar o Dia Mundial da Diabetes, que a Associação de Diabéticos do Concelho de Ovar promoveu uma iniciativa desportiva que chamou à cidade-museu do azulejo mais duma centena de pessoas.
 
alt
 
Acções de rastreio da Diabetes, esclarecimento de dúvidas e aconselhamento da população para hábitos de vida saudáveis misturaram-se com uma actividade física bem orientada ao encontro dos prismas laranja e brancos espalhados pelas praças e ruas de Ovar. Muita energia, boa disposição e uma enorme simpatia por parte da extraordinária equipa da Associação de Diabéticos do Concelho de Ovar foram imagens de marca duma iniciativa que se quer ver perpetuada no futuro. Novos e menos novos, a correr ou a caminhar, individualmente ou em grupo, foram em número superior a uma centena os participantes numa actividade que contou com a Direcção Técnica do Clube Ori-Estarreja e com os apoios da Câmara Municipal de Ovar, Junta de Freguesia de Ovar e Atletas Fim de Semana, que cederam gentilmente o mapa.
 
alt
 
Câmara de mãos dadas com a iniciativa
 
Para Vítor Ferreira, Vereador da Acção Social da Câmara Municipal de Ovar, esta foi “uma primeira experiência com a Orientação e devo dizer que é extraordinariamente importante nos tempos que correm esta iniciativa, de promoção da saúde mas com outras componentes que talvez nós, autarquia, possamos enriquecer.” Aquele autarca considera a Orientação “uma modalidade extraordinária e uma forma pedagógica de disponibilizarmos aos nossos munícipes uma série de áreas de bem-estar, conhecimento e informação.” O propósito, de ora em diante é o de “alargar este tipo de iniciativas e apontá-las para períodos em que as probabilidades de termos condições climatéricas favoráveis sejam melhores.” A terminar, uma palavra de apreço e de reconhecimento: “Em meu nome pessoal e em nome da Câmara Municipal de Ovar quero saudar a Associação de Diabéticos do Concelho de Ovar por esta iniciativa e é muito gratificante perceber que, sendo esta uma das instituições que também apoiamos, faz realmente um trabalho altamente meritório e direccionado para os nossos munícipes.
 
 
alt
 
“Aquilo que queremos é divulgar a Orientação”
 
Presidente do Clube Ori-Estarreja, Nuno Leite evidenciava no final o seu enorme contentamento: “Mais do que para o Clube Ori-Estarreja, este tipo de iniciativas traz uma enorme mais-valia à Orientação em geral. Enquanto clube apoiamos sempre este tipo de iniciativas e estamos sempre prontos para ajudar quer escolas, quer associações nestas actividades, porque no fundo aquilo que queremos é divulgar a Orientação e não propriamente trazer mais-valias para o clube.” Apesar do tempo pouco convidativo, os bons índices de participação não surpreenderam aquele responsável: “O trabalho de divulgação desenvolvido ao longos das semanas anteriores deixava-me na certeza de termos uma adesão destas. Este mapa de Ovar é muito bom e permite traçar tanto percursos mais complicados, para atletas mais evoluídos, como percursos simples para aqueles que se estão a iniciar. Tem características que servem os dois propósitos, o que é óptimo.” Mas não é só a cidade de Ovar, enquanto núcleo urbano, que tem excelentes condições para a prática da Orientação. Se nos deslocarmos para o Furadouro, para Maceda ou para o Torrão de Lameiro, as florestas são fantásticas e o Clube Ori-Estarreja desenvolve aqui actividades ao longo do ano e com enorme frequência. Por esse motivo, Nuno Leite deixa um convite: “As pessoas podem consultar o nosso site, contactar-nos para se inteirarem das nossas actividades e a partir daí é só aparecerem. Estamos sempre abertos a receber toda e qualquer pessoa e a fazer o devido acompanhamento na sua iniciação.
 
alt
 
“A Orienta a Tua Diabetes veio para ficar”
 
Também Graça Carrapatoso, Vice-Presidente da Associação de Diabéticos do Concelho de Ovar, traça no final um balanço muito positivo: “Não podia ter corrido melhor, se considerarmos as adversidades em termos climatéricos. As pessoas perceberam que o que estava aqui em causa era o rastreio da doença e a divulgação dos cuidados necessários à sua prevenção.” Os momentos de agradável convívio na sede da Associação, onde funcionou o secretariado do evento, espalharam-se pelas ruas de Ovar e o regresso das pessoas no final da actividade revelou-se particularmente gratificante: “Foi fantástico ver o sorriso no rosto de cada um, a sensação de descoberta e de quase perplexidade por verem a sua cidade duma forma diferente, até aqui nunca vista. Penso que as pessoas sentiram também uma enorme alegria por partilharem esta nossa terra com aqueles que nos visitaram e que vieram de localidades tão diversas como Braga, Porto, Estarreja, S. João da Madeira ou Águeda. Tivemos, inclusivamente, um grupo de três jovens da República Checa, atletas habituados a correr por essa Europa fora e que muito prezaram este mapa de Ovar que é precioso.” E a terminar, uma forte aposta na perpetuação deste tipo de iniciativas: “A Orienta a Tua Diabetes veio para ficar. Queremos multiplicar este tipo de actividades ao longo do ano e não as restringir ao Dia Mundial da Diabetes.
 
JOAQUIM MARGARIDO 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 18 de abril de 2024 – 00:14:48

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...