18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

I Troféu de Orientação de Alvitos e Couto

 

Os Amigos da Montanha realizaram no último sábado, dia 10 de outubro, na Quinta d'Alvarenga, e nas bonitas matas circundantes, o I Troféu de Orientação de Alvitos e Couto, um evento que integra o calendário da Taça de Portugal Vitalis 2015 em orientação pedestre, realizada em parceria com a Federação Portuguesa de Orientação com o apoio da Câmara Municipal de Barcelos e União de Freguesias de Alvito (S. Pedro e S. Martinho) e Couto e Colégio Didálvi.

 

O Troféu contou com a participação de cerca de 230 atletas que se dividiram pelos escalões de competição, mas também, em grande número, pelos escalões abertos, com muitos jovens iniciantes da modalidade. A prova foi dividida em duas etapas: durante a manhã, uma etapa de distância média, em floresta; durante a tarde, uma etapa de sprint, disputada exclusivamente dentro da Quinta D’Alvarenga.

 

A etapa da manhã, a contar para o ranking nacional da Taça de Portugal, teve 223 inscritos. Para esta etapa foram planeados 14 percursos para 36 escalões de competição, tendo sido colocados 55 pontos de controlo. Foi elaborado um mapa regulamentar, na escala 1:10 000, que serviu de base à realização da prova. O terreno de competição era bastante ingreme o que levou a organização a colocar a partida num ponto elevado, a cerca de 1.200 metros do centro do evento, a fim retirar algum desnível positivo aos percursos.

 

A etapa da tarde foi quase uma exibição do que pode ser a orientação como atividade de lazer. De facto os 197 inscritos, em grande parte alunos de escolas e também famílias, onde se juntavam pais com filhos, puderam desfrutar de um espaço muito diversificado, na sua maior parte relvado, que permitiu criar percursos desafiantes, para os escalões mais competitivos, e mais acessíveis para os escalões iniciados. Para este espaço, da Quinta D’Alvarenga, foi elaborado um mapa, na escala 1:3.000, tendo sido colocados no terreno 37 pontos de controlo e sido planeados 13 percursos diferentes para os 34 escalões presentes.

 

Os 81 atletas que subiram ao pódio, numa cerimónia muito participada, receberam como troféu uma espadela e espadeladeira, instrumentos de madeira do trabalho do linho, confecionados por um artesão local.

Nas classificações, o Grupo Desportivo 4 Caminhos sagrou-se vencedor por clubes, seguido do Ori-Estarreja e, a completar o pódio, do .Com.

 

No escalão de elites Tiago Gingão Leal, do GD4C, conquistou o primeiro lugar. Daniel Ferreira, da AD Cabroelo ocupou o segundo lugar do pódio masculino que ficou completo com Luís Leite, também do GD4C. Na competição feminina, em elites, Carolina Delgado foi a vencedora. A atleta do GD4C partilhou o pódio com a colega de equipa Céu Costa, no segundo lugar, e Albertina Sá da ADFA.

 

Jorge Silva, diretor da secção de orientação dos Amigos da Montanha, fez um balanço muito positivo desta prova. Apesar de alguma dureza “os atletas gostaram do terreno e dos mapas apresentados” para além de todo o “cenário de prova criado num local privilegiado com a Quinta D’Alvarenga”.

 

Também o supervisor da prova, José Carlos Pires, salientou que, apesar do terreno difícil, com um trabalho muito grande e desafiante ao nível da cartografia, foi possível criar um mapa interessante e do agrado dos atletas.

 

Para o Diretor do Colégio Didálvi, João Alvarenga, esta é uma parceria que “faz todo o sentido pois a quinta pedagógica só desempenha a sua função com pessoas e este trabalho conjunto de instituições em benefício das pessoas e do desporto é um ótimo exemplo.

 

A presidente da União de Freguesias de Alvito (São Pedro e São Martinho) e Couto, Paula Belchior, salientou que é uma mais-valia receber eventos como este na freguesia e no concelho. Também o vereador do pelouro do desporto da Câmara Municipal de Barcelos destacou a importância de trazer ao concelho este desporto e os atletas que vêm de diversas regiões do país.

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 04:43:00

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...