Filipe Meira e Verónica Silva vencem Caetano Star SUP Douro Race e sagram-se campeões nacionais de Race Sprint

 

O experiente atleta de Sesimbra, Filipe Meira, e a jovem madeirense Verónica Silva foram os grandes vencedores das duas provas de Stand Up Paddle que se realizaram durante este fim-de-semana, na Caetano Star Mercedes-Benz SUP Douro Race, na foz do rio Douro.

 

Durante a manhã de sábado realizou-se o campeonato nacional de Race Sprint da Federação Portuguesa de Surf, na Douro Marina, um percurso de 300 metros, com partida e chegada na areia e viragem numa bóia colocada na água, em que vencia o/a mais rápido/a. Esta prova contou com um prize-money de 1000€, distribuídos entre as categorias Open e feminina.

 

 

Na categoria Open, a mais competitiva e concorrida, Filipe Meira arrancou muito forte e não baixou o ritmo até à linha de meta, sagrando-se campeão nacional nesta disciplina.

 

Mas o focadíssimo atleta de uma das famílias nacionais mais competitivas nos desportos de deslize não teve a tarefa facilitada, uma vez que o vila-condense Rui Ramos e o jovem madeirense Tomás Lacerda deram bastante luta, colocando-se respectivamente em segundo e terceiro lugares, a uma curta distância.

 

 

No feminino, Verónica Silva honrou o grande e fortíssimo contingente madeirense que se deslocou a Vila Nova de Gaia para competir nesta prova única do calendário nacional, vencendo a categoria de forma implacável e sagrando-se campeã nacional, apesar de ainda ser sub-18. Leonor Jardim foi vice-campeã nacional e Filomena Silva terceira classificada, numa final dominada pela juventude.

 

 

O Clube Naval do Funchal continuou o seu domínio nas restantes categorias, com Tomás Lacerda a dominar a categoria sub-18 e a levar mais um título para a Madeira, Tiago Almeida e conseguir o mesmo feito na categoria sub-15 e Rodrigo Fernandes na de sub-12, com os restantes lugares dos pódios a serem distribuídos por atletas do Surfing Clube de Sesimbra, Clube Fluvial Vilacondense e Centro de Treino de Mar, igualmente da Madeira.

 

 

Menção honrosa, na categoria sub-12, para as gémeas Carijna e Vivian Ignatova, de apenas 11 anos e residentes em Vila Nova de Milfontes, que terminaram em quarto e quinto lugares, mas que demonstraram um enorme potencial nesta modalidade. Seguramente dois nomes a recordar.

 

 

Ainda no Sábado, mas pelas 16h, realizou-se a Douro Paddle Race, uma prova aberta de maratona, com um pouco mais de 6 km, ao longo das seis pontes que unem Vila Nova de Gaia e Porto, que teve partida na Praia do Areinho e chegada na Douro Marina.

 

Esta prova, com as categorias Open e Feminino, contou com um prize-money de 1500€ e foi dominada pelos mesmos nomes que dominaram o Campeonato Nacional de Race Sprint durante a manhã.

 

Num cenário idílico, dominado pela proximidade das margens do rio Douro e pelas condições incríveis que se fizeram sentir, praticamente sem vento e com o sol a brilhar toda a tarde, os mais de 30 atletas surpreenderam as milhares de pessoas que preenchiam as marginais de Gaia e do Porto.

 

 

Com os atletas da frente a imporem novamente um ritmo fortíssimo, Filipe Meira voltou a superiorizar-se e, juntamente com Rui Ramos, Tomás Lacerda e Ricardo Rodrigues, avançaram velozes rio abaixo, por entre os muitos barcos turísticos e sob supervisão da Polícia Marítima.

 

Meira voltou a não deixar que os seus rivais mais directos se aproximassem, terminando o percurso na Douro Marina com uns incríveis 36 minutos e 12 segundos. 20 segundos depois chegava Rui Ramos, um minuto depois Tomás Lacerda e Ricardo Rodrigues terminou em quarto lugar, menos de um minuto depois do seu colega de equipa.

 

Foi duro, mas muito divertido,” afirmou o grande vencedor do dia. “Quando começámos, a água estava bastante parada e a progressão teve de ser feita muito à nossa custa. Mas quando nos aproximámos da Douro Marina já comecei a sentir a maré vazante a ajudar um bocadinho, o que foi bastante agradável. Adorei esta prova! Foi um dia muito bom e espero que se repita nos próximos anos,” concluiu satisfeito Filipe Meira.

 

No feminino, Verónica Silva voltou a dominar, terminando o percurso em 43 minutos e 25 segundos, deixando Leonor Jardim novamente em segundo, a pouco mais de 3 minutos e Filomena Silva em terceiro lugar, a um minuto e meio de Leonor. Outro minuto e meio depois chegavam as gémeas Ignatova, Carijna e Vivan, que mereceram novamente menções honrosas nesta corrida.

 

Menção honrosa também para o conhecido manequim Ricardo Guedes, que participou nesta prova a convite da organização e terminou no Top 15, depois de uma grande recuperação e de ter iniciado a corrida no grupo de trás. 

 

Para celebrar o esforço dos atletas e o grande espetáculo que estes proporcionaram, depois da entrega de prémios realizou-se uma Sunset Paddle Party, onde público, atletas e convidados conviveram e partilharam as experiências do dia.

 

No Domingo, a Caetano Star Mercedes-Benz SUP Douro Race foi dedicada às famílias, que puderam experimentar a Paddle Family Experience num percurso criado especificamente para o efeito, na Douro Marina, bem como  workshops de SUP Yoga, uma das vertentes do SUP em maior expansão a nível mundial.

 

O balanço é extremamente positivo,” afirmam Gonçalo Pina e Pedro Ferreira, da organização. “A prova nacional de Race Sprint superou as nossas expectativas pela adesão, sobretudo pelas camadas mais jovens. Também foi muito interessante ver o foco dos mais velhos e a extrema competitividade na disputa pelos títulos nacionais. A Douro Paddle Race foi bastante bonita de se ver, lembrando o percurso do Vinho do Porto nos rabelos, rio abaixo, causando uma forte impressão em todos os que participaram e assistiram. De tal forma que para o ano gostaríamos de tornar este evento numa prova internacional de referência. Assim os nossos patrocinadores e apoios nos ajudem, como o fizeram este ano,” concluíram os responsáveis pelo evento.

 

Como não podia deixar de ser, a Caetano Star Mercedes-Benz SUP Douro Race contou com uma Sponsor Village Mercedes-Benz, criando uma dinâmica, atratividade e diversas atividades da marca, quer de experimentação de novos produtos, quer de ativação de marca dos parceiros.

 

A Caetano Star Mercedes-Benz SUP Douro Race foi uma organização da Portugal Ativo, produzida pela Rios & Trilhos e pela GPDesign, com o patrocínio da Caetano Star e da Cutty Sark, o apoio institucional da Câmara Municipal de Gaia e das Águas de Gaia, tendo como parceiros a Douro Marina, Douro Academy, BB Douro, Sailing 360º, Vitalis, Prozis, Novotel e o Restaurante Carvão.

 

 

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...