Sintra comemorou Dia da Floresta Autóctone com caminhada pedagógica

 

Na data em que se assinala o Dia da Floresta Autóctone e inserido no Projeto Municipal “3 temas, 3 Rotas”, o Município de Sintra realizou no passado no dia 23 de novembro mais um percurso pedestre alusivo à temática da geodiversidade.

 

Num percurso circular com aproximadamente 5 km de extensão, que se iniciou no Parque da Segueteira, em Maceira, foi possível dar a conhecer aos participantes a riqueza geológica daquela região ao nível das formações cársicas designadas lapiás, bem como os processos que levaram à sua formação, entre outras curiosidades.

 

Esta iniciativa procurou dar a conhecer a todos os participantes a riqueza geológica de uma região, a sua paisagem e as espécies que nela evoluíram e habitam.

 

Ao longo do percurso, foram atravessadas algumas florestas de carvalhais ibéricos, com espécies únicas que definem estes habitats, tendo sido realçada a sua importância como refúgio de biodiversidade bem como as relações de suporte e interdependência que se estabelecem entre algumas destas espécies designadamente, a relação de simbiose que se estabelece entre os cogumelos que surgem no outono e o sistema radicular das plantas, através de micorrizas, criando uma intrincada e ampla rede no solo e conferindo maior adaptabilidade à floresta.

 

A atividade contou ainda com o apoio do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas de Lisboa e Vale do Tejo.

 

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...