14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Portugal joga no Brasil o World Rugby U20 Trophy

 

 

A Seleção Nacional Sub-20 rumou na passada sexta-feira a São José dos Campos, município de São Paulo, no Brasil, onde irá disputar, a partir de hoje, o World Rugby U20 Trophy 2019. 

 

Sob comando de Luís Pissarra a equipa portuguesa conquistou a presença na competição mundial após vencer, pela terceira vez, o Rugby Europe U20 Championship, realizado no passado mês de Abril, em Coimbra. 

 

É o terceiro ano consecutivo que Portugal participa na prova da World Rugby, tendo em 2017 chegado à final, onde foi derrotado pela seleção japonesa, num jogo terminado aos 67 minutos devido às difíceis condições climatéricas que se fizeram sentir no último dia do torneio realizado em Montevideu, no Uruguai. No ano passado, na Roménia, após derrota frente às Ilhas Fiji na fase de grupos, a Seleção Nacional Sub-20 bateu a Namíbia na disputa pelo terceiro lugar, conquistando o bronze. 

 

Com oito países a disputar o título: Japão, Tonga, Quénia, Portugal, Uruguai, Hong-Kong, Brasil e Canadá, o vencedor do World Rugby U20 Trophy garantirá o direito a participar, no próximo ano, no World Rugby U20 Championship, a principal competição de seleções deste escalão etário. 

 

Luís Pissarra, Selecionador Nacional, acredita que este ano a equipa portuguesa não será desvalorizada e que os adversários irão olhar para Portugal de forma diferente “devido ao historial” das Seleções Portuguesas na competição, referindo que a “ambição é a mesma de anos anteriores” e que o objetivo é “acreditar que para o ano estaremos a jogar o U20 Championship, na Itália”.

 

Numa análise aos 26 jogadores eleitos para representar Portugal, o técnico nacional realçou que “o perfil psicológico e a capacidade de suportar condições mais adversas” de cada jogador, foi “um aspeto muito importante” que teve impacto no momento da escolha do grupo. Revelou também que o conjunto “se tornou muito unido e bastante forte”, após o estágio realizado em Mafra, sendo esse o grande trunfo luso: “a força do grupo e a forma como conseguem transformar algumas dificuldades em pontos fortes”.

 

Sobre os adversários que a formação lusa terá pela frente, Luís Pissarra adiantou que Hong-Kong será, “em teoria, inferior” a Portugal, no entanto poderá trazer surpresas pois “joga muito ao largo, tem um sistema de jogo simples mas que tem sido muito eficaz na competição, têm jogadores muito rápidos nas pontas e um perigoso nº 10”. O Canadá, apesar de ser uma equipa conhecida dos Lobos Sub-20, “subiu muito o nível e tem uma capacidade ofensiva muito boa, é uma equipa que cresceu muito e pelas suas características”, o técnico português antevê “um embate bastante equilibrado e muito renhido”.

 

Pissarra avaliou o Tonga como “número um do grupo” mostrando estar à espera de uma equipa “bastante dura e física, como todas as do pacífico sul”, contudo o facto de ser o último adversário do grupo apresenta-se como uma vantagem para a Seleção Nacional pois “terão dois jogos muito recentes para poder estudar e avaliar”.

 

A preparação da equipa para o torneio, que este ano se realiza mais cedo e em época de exames escolares, envolveu uma “logística e gestão diferente” admitiu Luís Pissarra:  “Realizou-se durante um período mais longo do que no ano passado mas mais agrupado, teve a particularidade de não ter existido um fim de época”, os atletas “tiveram de ser muito organizados, definir bem as suas prioridades, para conseguirem conciliar tudo, e isso a cima de tudo é uma vitória pessoal para cada um deles”, facto que poderá ter sido positivo para o desenvolvimento dos jogadores, concluiu.   

 

Integrados no Grupo B, os lobinhos estrear-se-ão na competição nesta terça-feira, dia 9 de julho, frente a Hong-Kong, a partir das 23h00 (hora Portuguesa), no Estádio Martins Pereira, em São José dos Campos, no Brasil

 

O XV português conta com 14 avançados e 12 três-quartos, seis dos quais integraram a equipa do ano passado, e far-se-á acompanhar pelo Selecionador Luís Pissarra, o treinador João Mirra, o fisioterapeuta Paulo Vital, o analista de vídeo José Paixão, o médico António Ferreira e a diretora de equipa Verónica Domingues.  

 

Todos os jogos do World Rugby U20 Trophy poderão ser assistidos em direto em https://www.worldrugby.org

 

XV de Portugal:

1. David Costa; 2. Frederico Simões; 3. António Cunha; 4. Sebastião Silva, 5. Martim Belo, 6. Manuel Pinto, 7. Helano Alberto; 8. José Roque ©, 9. Pedro Lucas; 10. Jerónimo Portela; 11. Francisco Salgado; 12. José Câmara; 13. Rodrigo Marta; 14. Raffaele Storti; 15. Simão Bento,

Suplentes: 16. Márcio Pinheiro; 17. Rodrigo Bento; 18. Duarte Conde; 19. José Madeira; 20. André Gouveia; 21. Manuel Maia; 22. Joaquim Féliz; 23. Tomás Lamboglia; 24. João Vieira; 25. José dos Santos; 26. Francisco Rosa

 

Calendário de jogos de Portugal

Portugal x Hong-Kong: Terça-feira, às 23h00

Portugal x Canadá: 13 de julho, às 21h00

Tonga x Portugal: 17 de Julho, às 18h00

Finais: 21 de julho

 

Foto - FPR

 

 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 14 de novembro de 2019 – 21:23:10

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...