14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Portugal triunfa na estreia do World Rugby U20 Trophy

 

 

A Seleção Nacional de Sub-20 conseguiu nesta terça-feira uma importante vitória no jogo de estreia do World Rugby U20 Trophy 2019. Em são José dos Campos, no Brasil, Portugal marcou oito ensaios, por Raffaele Storti (3), Francisco Salgado (2), Rodrigo Marta, Pedro Lucas e Tomás Lamboglia, garantindo o triunfo por 59-27 e o ponto de bónus ofensivo, na partida inaugural do Grupo B da prova. 

 

 

Portugal e Hong-Kong iniciaram o jogo empatados a três pontos beneficiando ambos de pontapés de penalidade nos primeiros minutos de jogo, mas aos 11 minutos Raffaele Storti chegou ao ensaio com transformação de Jerónimo Portela, feito que repetiria por mais duas vezes durante a primeira parte. (10-3). 

 

 

A formação lusa conseguiu chegar ao intervalo a vencer por 38-6 – Hong-Kong beneficiou de penalidade aos 19 minutos – e sem sofrer nenhum ensaio mostrou uma prestação muito consistente, com apoio eficiente nos rucks e colocação de pressão no adversário, garantindo mais quatro ensaios ao longo do primeiro tempo, todos eles transformados por Jerónimo Portela: Francisco Salgado (17’), Rodrigo Marta (28’), Raffele Storti (32’ e 37’). 

 

 

No retorno da pausa, Francisco Salgado voltou a aumentar a vantagem lusa e Jerónimo Portela continuou 100% certeiro nos pontapés aos postes (45-6), contudo, a jovem equipa portuguesa mostrou algumas dificuldades frente à ofensiva oponente e concedeu três ensaios consecutivos à seleção de hong-Kong, diminuindo a vantagem portuguesa para 18 pontos: 45-27. 

 

 

Nos derradeiros seis minutos, os Lobos Sub-20 voltaram a demonstrar uma excelente atitude e, recusando-se a baixar os braços, chegaram à linha de ensaio da sua congénere duas vezes, antes do apito final. O ensaio de Tomás Lamboglia (74’) e de Pedro Lucas, na bola de jogo, ambos transformados pelo primeiro, selaram a vitória portuguesa em 59-27 e asseguraram o primeiro lugar do Grupo B, no término da primeira jornada da fase de grupos do torneio.  

 

 

No rescaldo do triunfo, Luís Pissarra considerou que a Seleção Nacional concedeu “algum domínio a Hong-Kong nos primeiros minutos”, no entanto, a partir da altura em que Portugal conseguiu colocar em campo o seu “jogo atacante” conseguiu de imediato “matar o jogo”.

 

Avaliando a prestação da equipa, o técnico nacional valorizou os “ensaios muito bons de turnover e de fases muito rápidas” mas apontou o “desleixo defensivo” e a ausência habitual defesa lusa durante grande parte do segundo tempo como ponto negativo do embate, ressalvando, contudo, o término “em alta, a conseguir dois bons ensaios através de jogo atacante”.

 

O Selecionador frisou “a vitória por 60 pontos com ponto de bónus, que é sempre um registo a assinalar num jogo internacional” como ponto positivo do encontro. 

 

Com três dias de descanso pela frente, o segredo estará, admite o técnico, na recuperação: “Agora é recuperar, porque agora é que o nosso campeonato vai começar, a partir de agora é que vamos ter jogos com os países mais fortes, o Tonga e o Canadá. Vamos ter que estar muito fortes para conseguir manter o nosso objetivo”, concluiu. 

 

Portugal volta a entrar em campo para o segundo jogo do World Rugby U20 Trophy, no próximo sábado, defrontando às 21h00 (PT) a seleção do Canadá.  

 

XV de Portugal: 

1. David Costa; 2. Frederico Simões; 3. António Cunha; 4. Sebastião Silva, 5. Martim Belo, 6. Manuel Pinto, 7. Helano Alberto; 8. José Roque ©, 9. Pedro Lucas (5); 10. Jerónimo Portela (3+2+2+2+2+2+2); 11. Francisco Salgado (5+5); 12. José Câmara; 13. Rodrigo Marta (5); 14. Raffaele Storti (5+5+5); 15. Simão Bento,

Suplentes: 16. Márcio Pinheiro; 17. Rodrigo Bento; 18. Duarte Conde; 19. José Madeira; 20. André Gouveia; 21. Manuel Maia; 22. Joaquim Félix; 23. Tomás Lamboglia (5+2+2); 24. João Vieira; 25. José dos Santos; 26. Francisco Rosa 

 

Resultados

 

9 de julho

Tonga v Canadá: 26-25

Japão v Brasil: 56-24 

Quénia v Uruguai: 11-63

Portugal x Hong-Kong: 59-27

 

Calendário de jogos de Portugal

Portugal x Canadá: 13 de julho, às 21h00

Tonga x Portugal: 17 de Julho, às 18h00

Finais: 21 de julho

 

Classificação após primeira jornada:

 

Grupo A 

1ºUruguai – 5 Pts

2º Japão – 5 Pts

3º Brasil – 0 Pts

4º Quénia – 0 Pts

 

Grupo B 

1º Portugal – 5 Pts

Tonga – 5 Pts

Canadá – 2Pts

Hong-Kong – 0 Pts

 

Fotos - Fotojump

 

Periodicidade Diária

terça-feira, 22 de outubro de 2019 – 05:02:31

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...