18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Campanha “Nós paramos o VIH”

 

 

A iniciativa “Lisboa, Sem Sida” criou a campanha “Nós Paramos o VIH”, que será lançada no dia 28 de Novembro de 2019 pelas 16.30h no Palácio Baldaya, com a presença do vereador Manuel Grilo com o pelouro dos Direitos Sociais e Educação.

 

Esta campanha resulta de uma colaboração entre a Câmara Municipal de Lisboa e o  Grupo de Ativistas em Tratamentos (GAT), com o apoio da Direção-Geral da Saúde (DGS), da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) e de outras associações e entidades que trabalham na área do VIH e Sida.

 

 

Os objetivos da campanha são sensibilizar para a relevância da infeção por VIH no dia-a-dia das pessoas da cidade e para as várias estratégias de prevenção disponíveis em Lisboa. Aumentando a visibilidade da temática do VIH e Sida, a campanha “Nós Paramos o VIH” pretende também diminuir o estigma e a discriminação associados a viver com a infeção pelo VIH.

 

Com a colaboração da artista Vanessa Teodoro e diversas pessoas da cidade, foram construídos 4 painéis alusivos às temáticas da campanha: Preservativo, Teste, Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Indetetável=Intransmissível.

 

 

Para Manuel Grilo, vereador do pelouro de Educação e Direitos Sociais: “A forma mais comum de transmissão do VIH é através de relações sexuais não protegidas. Atualmente, com todas as opções disponíveis para prevenir o VIH, cada pessoa pode encontrar a estratégia que melhor se adequa ao seu dia-a-dia. Juntos e juntas paramos o VIH! Esta é a segunda campanha municipal. Nesta ocasião, queremos reforçar que as respostas ao VIH são uma construção de toda a cidade e de quem cá vive.”

 

Acrescenta: “Neste momento podemos parar e controlar o VIH, se o acesso à informação, à prevenção através do preservativo e da PrEP, ao rastreio e ao tratamento funcionarem em pleno, não esquecendo que ambicionamos uma cidade com zero discriminação. Para tal, teremos de reduzir barreiras, desigualdades, a falta de informação e o estigma. É nisso que estamos a trabalhar. Só assim conseguiremos atingir os objetivos que estabelecemos para a iniciativa “Lisboa Sem Sida”.

 

A divulgação dos vídeos será feita pelo site oficial da campanha e por social media (Facebook e Instagram). Os folhetos serão distribuídos em locais estratégicos, e os mupies serão colocados nos espaços reservados pertencentes à Câmara Municipal de Lisboa.

 

 

 

Periodicidade Diária

terça-feira, 16 de abril de 2024 – 18:14:45

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...