18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Jardim Zoológico celebra o Dia Mundial da Conservação com lançamento de novo projeto e um donativo para a recuperação da flora e fauna australianas

 

No dia 28 de julho comemora-se o Dia Mundial da Conservação da Natureza. A data foi criada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, com o objetivo de sensibilizar para a necessidade urgente de proteger os animais e os seus habitats.

 

De forma a assinalar a efeméride, o Jardim Zoológico lança um novo projeto para o público mais jovem os “Contos do Zoo”, e anuncia o resultado do contributo de todos os seus visitantes para a recuperação da fauna australiana que, no final de 2019 e início de 2020, viu o seu habitat devastado por incêndios florestais de grande dimensão.

 

 

Desde 1991, que o Jardim Zoológico participa no programa de conservação in situ dos Koalas, em colaboração com a Sociedade Zoológica de San Diego (EUA). No decorrer desta catástrofe, o apoio do Zoo foi reforçado e o contacto permanente com o Dr. Bill Ellis e a Dra. Kellie Leigh, biólogos de campo financiados pelo programa, permitiu averiguar a verdadeira dimensão do problema, assim como quais as necessidades mais urgentes para o resgate dos animais.

 

 

Devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus (Covid-19), o Jardim Zoológico manteve ativa até julho a recolha de donativos, inicialmente pensada para decorrer de janeiro a março.

 

O valor angariado servirá para a aquisição de dois dispositivos GPS, que segundo a Dra. Leigh “serão essenciais para estimar tanto a população de Koalas como o estado do seu habitat, a necessidade mais imediata que temos nesta fase”.

 

 

A recolha de dados é uma ferramenta fundamental para a recuperação das áreas afetadas pelos incêndios, e o recurso a estes dois equipamentos irá aumentar a eficácia e a precisão do trabalho de campo.

 

Tendo como uma das suas principais missões a conservação da natureza, o Zoo reforça e assume o seu compromisso em contribuir para a recuperação da fauna e flora australianas, através deste donativo.

 

Se não teve oportunidade de participar, poderá contribuir através do site disponibilizado pelo projeto.

 

Ainda no âmbito do Dia Mundial da Conservação da Natureza, será lançado o primeiro vídeo do mais recente projeto do Zoo, “Hora do Conto – Contos do Zoo”. Um dos objetivos do projeto é “trocar por miúdos” a importância dos zoos na conservação das espécies e desvendar o trabalho que é feito diariamente nesse sentido, recorrendo a situações reais como base.

 

Em parceria com o Plano Nacional de Leitura, este projeto irá contar com um total de 11 contos infantojuvenis, baseados em factos reais, que terão como protagonistas alguns dos animais do Jardim Zoológico. No dia 28 de julho, fique atento ao canal de YouTube e blogue oficiais do parque, e deixe-se deslumbrar pela fascinante história de “Zadig, o Leopardo”, o primeiro conto da série.

 

Depois de quase três meses fechado ao público, o Jardim Zoológico reabriu no dia 8 de maio com apertadas medidas de higienização. O Zoo fortalece assim a confiança dos seus visitantes neste espaço amplo e ao ar livre, que proporciona um passeio seguro para as famílias. Conheça a cria de Koala, que celebra 1 ano esta semana, e deixe-se inspirar por este nascimento que reforça a esperança na conservação de uma espécie em declínio. Hoje, mais do que nunca, o Zoo aguarda pela sua visita para levar a cabo a sua grande missão.

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 06:25:28

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...