14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Gaia recebe Atlantic Surf Fest a partir de amanhã

A quarta edição do Atlantic Surf Fest, um evento anual que alia o surf à música, tem início já amanhã, na praia de Canide Norte, em Vila nova de Gaia.

 

Entre competições, aulas de surf e actuações ao vivo de DJ’s consagrados, o Atlantic Surf Fest revela a aposta da autarquia na diversificação cultural do concelho.

 

“Disponibilizámos recursos para esta iniciativa porque acreditamos que a autarquia deve ter um papel ativo na diversificação da oferta cultural e desportiva existente em Gaia. Este tipo de atividades dinamizam o comércio local, para além de valorizarem o concelho, as suas praias e as suas gentes”, refere Eduardo Vítor Rodrigues, presidente do município. 

 

O prato forte do Atlantic Surf Fest 2015 é a realização da primeira etapa do circuito europeu de longboard – ETL, que assim volta ao ativo, como refere Rui Félix, diretor técnico da Federação Europeia de Surf.

 

"O circuito esteve parado nos dois últimos anos, mas a Federação Europeia de Surf está a reativá-lo. Este ano vamos ter apenas duas etapas, ambas em Portugal – esta semana em Vila Nova de Gaia e em Novembro/Dezembro, em São Pedro do Estoril,” garante. 

 

São esperados mais de 30 competidores de toda a europa, com destaque para os ingleses Ben Skinner (campeão deste circuito por quatro vezes e campeão da Europa em título) e Adam Griffiths, para os franceses Timothee Creignou, Remi Araúzo, Edouard e Antoine Delpero, bem como para os portugueses Ruben Silva, Luís “Lufi” Bento, Bruno Grandela, Diogo Gonçalves ou João Dantas.

 

Para os organizadores do evento, longboarders convictos, “este evento foi criado com o lema “Ondas para Todos”. Felizmente a sua receptividade tem aumentado anualmente, elevando assim o desafio de nos mantermos fiéis aos nossos desejos e propósitos. Desde a sua primeira edição que o principal objectivo do Atlantic Surf Fest é a promoção/divulgação dos desportos de ondas, dando a possibilidade ao público em geral de experimentar de uma forma segura e gratuita várias modalidades de ondas tais como o Surf, Surf Ski, Bodyboard, Stand Up Paddle, Wave Ski e Kayak Surf, num ambiente de festa e descontração,” afirma Miguel Ferreira.

 

“Contudo, desde a primeira edição realizámos igualmente provas oficiais de Surf Ski, Kayak Surf e Longboard, de forma a mostrar todas as vertentes dos desportos de ondas – a parte divertida da experiência e a parte não menos divertida da competição! A partir daí, tudo se desenvolveu com naturalidade. Como forma de agradar a todos os públicos fomos fomentando uma política de festa soft à noite, sempre com o carisma da entrada grátis. Ano após ano este sonho tem-se tornado cada vez mais real e maior, pois hoje já temos pessoas de todo o país a participarem no evento, assim como o factor turismo a funcionar, que é igualmente uma realidade. Este ano temos obtido vários pedidos de informação vindos de fora do país, comprovando assim a boa aposta da organização em realizar uma prova de cariz internacional, o Europeu de Longboard. Desta forma, não só damos vida às praias de Gaia, como somos mais uma montra de surf para os surfistas europeus e nacionais,” continua. 

 

“O envolvimento local, quer das empresas, quer das autoridades, é elevado, o que por si só garante a importância que este evento tem ganho junto de toda a comunidade. Desde a primeira edição já batizámos mais de 300 pessoas, o que nos dá força para continuar a realizar e melhorar o Atlantic Surf Fest. É pois com grande satisfação que vemos este ano o evento passar de três para cinco dias, por sentirmos uma necessidade/procura evidente da parte do público em geral. O Atlantic Surf Fest é assumidamente um festival para todos! Jovens, famílias, solteiros, festivaleiros, atletas, desportistas, preguiçosos... Este ano, com a entrada do Pena Parque Aventura, alargámos a oferta de novas experiências... mais completo penso ser impossível! O local do evento está ativo desde as 10h da manhã até às 4h da madrugada,  por isso de 10 a 14 de Junho, quem quiser estar em todas no Atlantic Surf Fest apenas vai conseguir dormir 6 horas por dia... Apareçam!,” aconselha um dos responsáveis pelo evento.

 

Não perca, já a partir de amanhã, em Vila Nova de Gaia, o Atlantic Surf Fest 2015.

Periodicidade Diária

domingo, 26 de janeiro de 2020 – 14:34:41

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...