18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Azores Eurosurf 2013: Ben Skinner sagra-se campeão da Europa de longboard

O britânico das ilhas do canal Ben Skinner sagrou-se ontem campeão de longboard do Eurosurf pela terceira vez consecutiva, numa final muito disputada com os franceses Jeremy Massiere e Rémi Arauzo, onde também participou o jovem espanhol Alberto Fernandez.

 

Depois de vencer todas as suas baterias ao longo da prova, Skinner entrou muito confiante para a final, optando por surfar num pico diferente do dos restantes finalistas, onde mostrou tudo o que sabe ao longo dos 25 minutos que durou a última bateria, disputada em boas ondas de 1m a 1.5m.

 

Ben foi ganhando confiança ao longo do heat, conseguindo pontuações cada vez mais altas, graças a uma combinação fantástica de surf tradicional e progressivo. Sensivelmente a meio da bateria, o britânico fez uma onda na casa dos 9 pontos, colocando pressão nos adversários, que responderam à altura.

 

Rémi e Jeremy, sobretudo, arrancaram em boas ondas no outro pico e deixaram o aviso a Skinner, que soube manter a calma e fazer mais uma onda de 9 pontos já perto do final da bateria, ao mesmo tempo que Rémi também conseguia um score na mesma fasquia.

 

Uma boa resposta, mas tarde demais, pois os 25 minutos acabaram, consagrando Ben Skinner como campeão da Europa mais uma vez, com a maior pontuação total do evento até agora – 18.70 pontos em 20 possíveis.

 

“Eu sabia que, com a maré a vazar, em questão de minutos aquele pico ia dar boas ondas para a direita,” afirmou o vencedor. “Por isso optei por surfar ali, sozinho, apenas concentrado nas minhas ondas e a tentar mostrar tudo o que sei. Estou super feliz com mais esta vitória, que dedico à minha família e aos meus filhos. Agora é celebrar, mas só um bocadinho, pois amanhã arranco já para o Peru, para representar a selecção britânica, no primeiro campeonato do mundo da ISA só de longboard,” concluiu feliz o agora tri-campeão da Europa, com a sua medalha de ouro na mão.

 

Rémi Arauzo teve de contentar-se com a medalha de prata, graças à segunda pontuação total mais alta de todo o evento (17.41 pontos), o que demonstra bem o nível de longboard apresentado nesta final, deixando o seu compatriota Jeremy Massiere com a medalha de bronze e a revelação do campeonato, o actual campeão espanhol, Alberto Fernandez, de apenas 19 anos, com a medalha de cobre, no quarto posto.

 

O resto do dia, que alternou entre períodos de chuva fraca e abertas, mas que trouxe a confirmação de uma nova e maior ondulação da parte da tarde, foi dedicado às fases de repescagem nas categorias de Surf Open, Bodyboard Senhoras, Surf Senior e Surf Master, onde nada de surpreendente aconteceu.

 

Entre a selecção portuguesa, apenas Catarina Sousa competiu ontem, vencendo a sua bateria da terceira fase de repescagem em Bodyboard Senhoras, encontrando-se agora a um heat de avançar para a grande final, onde irá defender o título europeu.

 

França continua a liderar a classificação geral provisória por equipas, com Espanha agora isolada em segundo lugar, Portugal subiu ao terceiro posto e Marrocos desceu para quarto, uma vez que perdeu um atleta em Surf Open. O Eurosurf 2013 regressa hoje, para o quarto dia de prova.

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 11:11:00

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...