18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Allianz Portuguese Surf Film Festival - Uma estreia mundial e quatro europeias na Ericeira

 

O ALLIANZ – Portuguese Surf Film Festival, que decorre esta semana, naEriceira, conta este ano com quinze filmes, o maior cartaz de sempre na histórias das três edições deste festival de cinema de surf, que é já uma referência a nível nacional e internacional.

 

No total, poderemos ver na Ericeira, entre os dias 24 e 27 de Julho, uma estreia mundial – The Essence of Surfing, quatro estreias europeias – Source to Sea, Winter, Learning to Float e Rail to Rail, e dez estreias nacionais (sinopses dos filmes em anexo).

 

“Tivemos algumas candidaturas de última hora, o que fez com que o cartaz só agora fosse anunciado,”afirma Susana Andrade, directora do festival. “Estamos muitíssimo satisfeitos com a qualidade que este ano, mais uma vez, apresentamos ao público que vem à Ericeira. A tarefa do júri em escolher quatro filmes deste cartaz como vencedores não está nada facilitada. Este ano podemos contar com a avaliação de Chris Nelson, director do London Surf Film Festival, que estará presente durante o evento, de Toma Jablon, que no ano passado ganhou na categoria de melhor banda sonora com o seu multipremiado filme Step N´Soul, com Henrique Teixeira, director do Madswell (Festival Internacional de Cinema de Surf da Ilha da Madeira) e com Miguel Ruivo, pioneiro em variadas áreas do surf nacional e reconhecido treinador,” conclui.

 

Presentes estarão igualmente os realizadores de The Salt Trail, The Ripple Effect e Tierra de Patagones, para as sessões de perguntas e respostas.

 

A cerimónia de inauguração será no dia 24 de Julho, na Casa de Cultura, logo a partir das 18h. Como habitualmente, contará com a presença da direcção da Câmara Municipal, mas também com o Presidente Honorário do Festival e pai do Surf Português, o incrível Pedro Martins de Lima.

 

Nesta inauguração poderemos contar com uma prova de vinhos regionais da Vidigal Wines, marca criada e explorada por surfistas, e com a abertura da Galeria de arte, onde estará patente a exposição dos artistas convidados pelo Allianz – Portuguese Surf Film Festival.

 

O valor dos bilhetes para as sessões na Casa de Cultura, que terão início pelas 21h, é de 2 Euros e a organização pede que sejam feitas doações de alimentos, que serão distribuídos pelas comunidades mais carenciadas do concelho de Mafra.

 

A ajudar nesta causa está a experiência da Surf for Food, a qual o APSFF designou como heróis de 2014 e que tem vindo a acompanhar o festival nas suas várias etapas do Roadshow.

 

A Câmara Municipal de Mafra, patrocinadora institucional do Allianz – Portuguese Surf Film Festival e co-organizadora do evento, juntamente com a Mind Act, entidade produtora do festival, irá escolher as instituições que farão a distribuição logística destas doações de bens alimentares. Haverá um local designado na Casa de Cultura e todos os visitantes poderão lá deixar o seu donativo alimentar.

 

De referir ainda que quem levar 1 kg de alimentos não perecíveis, ser-lhe-à oferecida uma t-shirt do Allianz – Portuguese Surf Film Festival, com a imagem emblemática do “pé continental” e que é o símbolo do festival.

 

Na noite de 26 de Julho o festival muda-se para a Praia dos Pescadores, com uma sunset party, a partir das 20h, onde a Vidigal Wines voltará a oferecer os seus vinhos. Na sessão gratuita de Open Air Cinema vamos poder assistir a quatro filmes, seguidos pelos concertos dos Lusitanian Ghosts e dos Primitive Reason.

 

O Allianz – Portuguese Surf Film Festival é uma organização da Mindact, com o patrocínio da Allianz, tendo como principais apoios institucionais a Câmara Municipal de Mafra e a Junta de Freguesia da Ericeira, os apoios da Surfrider Ericeira, Marlin Fins, Wavegliders e Mermaid Dress e o Fuel TV, o Jornal i, a SURFPortugal e a Azul Ericeira Mag como media partners.

 

O Allianz – Portuguese Surf Film Festival pode ser encontrado nas redes sociais, no Twitter e Instagram @surffilm e no Facebook.com/surffilm.

 

SINOPSES:

 

 

 

The Essence of Surfing

 

The Essence of Surfing é um documentário fascinante, que explica concretamente porque é que o surf é o melhor desporto do mundo. Com a participação de vários tipos de surfistas, The Essence of Surfing traz a descoberto o que há neste desporto que o torna tão necessário na vida de cada um deles.

 

Film Title: The Essence of Surfing

Director: Phil Waller

Writer: Phil Waller

Producer: Phil Waller

Cinematography: Erik Ippel and Mike Prickett

Soundtrack: J Thoven

 

 

Tierra de Patagones

 

Uma viagem de seis meses dos irmãos Gauchos del Mar, pela região da Patagónia. Novas ondas descobertas, novos amigos, a cultura patagónica, animais únicos e uma viagem pela Ilha dos Estados, em busca de novas ondas.

 

Film Title: Tierra de Patagones

Director: Julian & Joaquin Azulay

Writer: Gaspar Segafredo & Joaquin Azulay

Producer: Gauchos del mar (Julian & Joaquin Azulay)

Cinematography: Julian & Joaquin Azulay, Santiago Bernaldo de Quiros and Isabella Veliz Vazquez

Soundtrack: Ignacio Seratti, Ultramar, Tomas Murmis, Feliz Entierro, Cirilo Carrizo, Nacho Ezcurra, Mariano Rodriguez, Martin Damian and Ines Bayala

 

 

Learning to Float

 

Aos 12 anos, Giovanni Douresseau pesava cerca de 127 kgs, quando foi levado para uma surf trip. Apaixonou-se pela sensação de deslizar numa onda e conheceu um mentor que o ajudou a transformar a sua vida. Dez anos mais tarde, Giovanni, com menos 45 kgs, procura dar a crianças em situação de exclusão o presente de surfar, tal como o recebeu alguns anos antes.

 

Film Title: Learning To Float

Director: Brendan Calder

Writer: Brendan Calder

Producer: Brendan Calder

Cinematography: Brendan Calder

Soundtrack: The Album Leaf

 

 

Se7en Signs

 

SE7EN SIGNS é incomparável. Trata-se da antologia de seis realizadores, em países diferentes, numa viagem. O português João Rito foi um dos realizadores que conseguiu a oportunidade de contribuir para este filme de Nathan Myers, que conta com Peter Devries, Asher Pacey, Ozzy Wright, Torrey Meister, Joel Fitzgerald, Harrison Roach, Otis Carey, Daniel Jones, Chris Del Moro, Eli Steele, Noah Cohen, Gavin Gillette e Kiron Jabour.

 

 

Home Coming

 

Home Coming conta a história do realizador de cinema de surf Nathan Oldfield, quando estava a filmar segmentos do seu último trabalho, The Heart and The Sea. Estando tão sensibilizado pela cultura e energia do País Basco, Oldfield sentiu-se como que abençoado neste regresso às raízes com a sua família.

 

Film Title: Home Coming

Director: Iker Treviño

Writer: Natxo Escobar, Iker Treviño, Xabi Irure

Producer: Natxo Escobar

Cinematography: Txarli Argiñano, Iker Treviño

Soundtrack: various

 

 

The Salt Trail

 

Esta é uma história visual, que permite rasgos de cor nas nossas vidas, que nos abre os olhos e nos faz partir em busca dos nossos sonhos. Enquanto amantes de ondas, inspira-nos viajar pelo globo em busca das mais perfeitas. Mas se olharmos ainda mais longe, percebemos que o que conta são as pessoas que conhecemos e como essas experiências nos transformam por dentro.

 

Film Title: The Salt Trail

Director: Mark Waters

Writer: Mark Waters

Producer: Mark Waters

Cinematography: Mark Waters

Soundtrack: Farryl Purkiss - “Ways to Live Forever”, Dexter Britain - “Second Class Citizen”, Andrew Bird - “Lull”, A New Normal - “The In-Between”, Orbit Over Luna - Like Branches Moved By The Same Wind, Fink - “Sort Of Revolution”, Stray Theories - “Blackout”, Jonathan Armandary Ben Howard - “Promise”, A New Normal - “Epilogue”.

 

 

 

Invasion

 

Os surfistas Jerome Sahyoun e Axi Muniain não foram de todo os primeiros a colocarem luzes LED nas suas pranchas, mas foram os primeiros a fazer um filme de surf e associarem-nos a uma invasão. Numa noite escura em Marrocos, Sahyoun e Muniain apanharam uma onda e iluminaram-na, quase parecendo invasores vindos do espaço.

 

Film Title: Invasion

Director: Berho / Larocca

Writer: Berho / Larocca

Producer: Berho / Larocca

Cinematography: Berho / Larocca

Soundtrack: Artiste, BLUE EYES, Who Shot Me

 

 

Rail to Rail

 

Zacundo cresceu a pedir pranchas de bodyboard emprestadas, mas utilizava-as como mais ninguém. Passado numa pequena vila de El Salvador, Rail to Rail é a história de um surfista equipado com pouco mais do que um bodyboard e a sua ingenuidade, surfando da forma como sempre gostou.

 

Film Title: Rail to Rail

Director: Joel Sharpe

Writer: Joel Sharpe

Producer: Skye Nichol

Cinematography: Joel Sharpe

Soundtrack: Ir Para Llegar by Ishto Jueves

 

 

Winter

 

Não reparas na beleza de um cristal branco que cai do céu, mesmo na ponta do teu nariz. É tão real quanto a geada que rói as unhas, mas não tão relevante. O inverno entra no teu corpo antes da cidade estar coberta de branco. O sol aparece mas não deixa os seus raios tocarem-te. As estações mudam permanentemente, mas não a memória de um Dezembro escuro.

 

Film Title: Winter

Director: Gabriel Novis

Writer: Cornelia Grimsmo

Producer: Gabriel Novis

Cinematography: Gabriel Novis

 

 

I Wanna Surf

 

Surf – não é a primeira coisa que associamos a este pequeno país encaixado no meio da Europa. E mesmo assim, há bastante a acontecer na Suíça. Sem mar ou surf, os surfistas suíços são forçados a aproveitarem todas as oportunidades que podem – seja numa onda estática de um rio, atrás do veneno dos barcos a motor, ou simplesmente com uma mochila e um bilhete de avião.

 

Film Title: I Wanna Surf - Swiss Surf Documentary

Director: Timon Rupp

Writer: Swiss Surf Film Association

Producer: Swiss Surf Film Association

Cinematography: Timon Rupp

Soundtrack: Baenz Isler

 

Catch It

 

Habituada a uma vida na estrada, a francesa Léa Brassy e o seu estilo de vida nómada, aproveita uma pausa no spot de Unstad, nas ilhas Lofoten, a norte da Noruega. Troca o bikini por um fato grosso e liga-se às montanhas circundantes, ao surf Ártico e à vida simples. Seja a remar para uma onda, ou em busca de uma paixão, Lea relembra-nos que se for a altura certa, we have to Catch It.

 

Film Title: Catch It

Director: Sarah Menzies

Writer: Sarah Menzies

Producer: Sarah Menzies

Cinematography: Sarah Menzies

Soundtrack: Various

 

 

Source to Sea

 

Um grupo de surfistas natos embarcam numa viagem pouco usual – planeiam remar 175 milhas ao longo do rio mais comprido da Grã Bretanha, o infame Rio Severn. A equipa parte desde as montanhas do País de Gales, até à lamacenta ribeira do canal de Bristol. E mais!... farão esta viagem navegando naquilo que mais se associa ao mar turquesa do Hawaii: pranchas insufláveis de Stand Up Paddle.

 

Film Title: Source to Sea

Director: Matt Crocker/James Dean

Writer: Matt Crocker/James Dean

Producer: Matt Crocker/James Dean

Cinematography: Matt Crocker/James Dean/Simon Ball/Tristan Bawn/Tony Bain/Jason Moriarty

Soundtrack: Epidemic Sound

 

 

 

Out in the Line Up

 

Dois surfistas homosexuais embarcam numa viagem para descobrir o tabu da homosexualidade no surf, tornando-se parte de uma comunidade emergente, preparada para sair das sombras do secretismo, de modo a criar uma cultura de surf mais aberta e disponível.

 

Film Title: OUT in the line-up

Director: Ian W Thomson

Writer: Ian W Thomson

Producer: Thomas Castets

Cinematography: Campbell Wilson

Soundtrack: Glen Walsh 

 

The Ripple Effect

 

The Ripple Effect mostra algumas histórias interessantes e personagens da sua história, mas não os temas habituais e nem no ritmo habitualmente suave das narrativas históricas.

 

Film Title: The Ripple Effect

Director: Peter Hamblin

Writer: Tim Baker

Producer: Redbull Surfing

Cinematography: Peter Hamblin

Soundtrack: Redbull Media House 

 

 

Mar Sem Fim

 

“Mar Sem Fim” é um projeto pioneiro de descoberta de ondas grandes, perfeitas, desconhecidas e inexploradas. A viagem começa na ilha de São Miguel, nos Açores.

 

Film Title: Mar Sem Fim

Director: Sachi Cunningham

Periodicidade Diária

sábado, 20 de abril de 2024 – 07:31:52

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...