Allianz Portuguese Surf Film Festival: The Salt Trail vence edição deste ano

Terminou no Domingo a terceira edição do Allianz – Portuguese Surf Film Festival. Mais um dia de festival em relação aos anos anteriores, mais filmes no cartaz e ainda mais público a aderir em força a esta festa de cinema em celebração do surf. A Casa de Cultura recebeu sobretudo muitos turistas em passagem pela Ericeira, que mostraram permanecer até ao final do evento.

 

O ponto alto do festival foi a noite de Sábado, na Praia dos Pescadores, com a projeção de quatro filmes (duas curtas e duas longas) e a actuação ao vivo dos Lusitanian Ghosts, em modo de lançamento deste novo projecto de Neil Leyton, e dos Primitive Reason, que fizeram vibrar as centenas de pessoas que se deslocaram à praia. O ambiente esteve fenomenal, ajudado pela temperatura amena que se fazia sentir na Ericeira nessa noite.

 

O Júri não teve tarefa fácil para seleccionar os filmes que acabariam como vencedores nas quatro categorias em disputa: Sustentabilidade, Banda Sonora, Melhor Curta e Melhor Filme de Surf. A noite de Domingo ficou assim marcada pela entrega de prémios aos filmes vencedores, com algumas mensagens de José Francisco Neves, em representação da Allianz Portugal, Célia Batalha Fernandes, vereadora da Câmara Municipal de Mafra e Pedro Martins de Lima, Presidente Honorário do Festival desde a sua primeira edição.

 

Chris Nelson, do London Surf Film Festival, presidiu ao Júri e foi igualmente ao palco, tecer algumas considerações sobre os filmes a concurso este ano e sobre os parâmetros de avaliação. Assim, após deliberação, foram dados os seguintes prémios:

 

- Prémio Sustentabilidade: "Tierra de Patagones", de Joaquin e Julian Azulay

 

- Melhor Banda Sonora: "Home Coming”, de Iker Trevino

 

- Melhor Curta Metragem: "Rail to Rail”, de Joel Sharpe

 

- Melhor Filme de Surf: "The Salt Trail", de Mark Waters

 

 

Foi decidido ainda atribuir uma Menção Honrosa ao filme “Out in the Line Up”, que aborda o tabu da homossexualidade no surf, mas que pela sua qualidade de produção e tema explorado, vai mais além e representa um retrato bastante actual do mundo do surf.

 

O voto do público surpreendeu, mas foram muitos aqueles que votaram no filme mais original e cuja qualidade de edição e ritmo rápido não deixa ninguém indiferente. Peter Hanblin, com o seu “The Ripple Effect”, conquistou o Prémio do Público.

 

Os troféus, a cargo da Marlin Fins, que inclui a reutilização de plástico no processo de fabrico das suas quilhas, deliciaram os galardoados. Três prémios foram entregues em mãos. O argentino Joaquin Azulay (Tierra de Patagones), que encantou desde sempre o público com a sua humildade e simpatia, foi o primeiro a subir ao palco. Depois, Susana Andrade entregou em mãos o Voto do Público ao sul-africano Peter Hanblin, que realizou “The Ripple Effect”, uma candidatura de última hora, que deu provas de notoriedade junto do público. 

 

O último prémio a ser apresentado foi o de Melhor Filme de Surf, que foi entregue pessoalmente ao também sul-africano Mark Waters, pelo seu belíssimo trabalho cinematográfico, a revelar uma carreira ascendente e um futuro que se adivinha brilhante. O seu discurso de aceitação do prémio tocou a todos, pelo modo tão sentido como falou da experiência de gravar este filme, totalmente financiado por meios próprios e que tem ganho vários prémios internacionalmente desde a sua estreia mundial em finais do ano passado, em Londres.

 

Duas surpresas agradáveis marcaram ainda o final do Allianz – Portuguese Surf Film Festival. A directora do festival, Susana Andrade, entregou em mãos mais um troféu, inesperado, desta feita à Allianz, pelo apoio prestado nesta edição do festival. Mas a marca também tinha guardada uma surpresa para anunciar neste último dia – a de que será renovado o naming sponsorship do festival para 2015.

 

“Em jeito de balanço, este ano contou com mais público, mais filmes e uma maior adesão da comunidade da Ericeira. Os prémios entregues foram merecidos, já que a qualidade das obras apresentadas continua a um ritmo ascendente. Em geral, o Allianz – Portuguese Surf Film Festival procurou proporcionar, e penso que terá concretizado, uma excelente experiência para aqueles que vieram até à Ericeira”afirmou Susana Andrade, da organização.

 

“De alguns dos comentários que ouvi dos turistas presentes, ficou a vontade de voltarem à Ericeira no próximo ano, na mesma altura em que está a decorrer o festival, o que prova que este é um público cheio de vontade de ver bons conteúdos de surf e que a Ericeira é o sítio ideal para isso. De realçar também o anúncio público por parte de José Francisco Neves, da Allianz Portugal, na cerimónia da entrega de prémios, que a Allianz iria continuar a ser naming sponsor para 2015, o que nos enche de orgulho e é a confirmação de um trabalho bem feito. O nosso foco sempre foi o de criar valor para o patrocinador e esta renovação do voto de confiança traz-nos vontade de continuar com o mesmo afinco e determinação,”concluiu a directora do festival.

 

Quanto à campanha que foi lançada em nome da Surf for Food durante o Allianz – Portuguese Surf Film Festival, que oferecia uma t-shirt por cada kg de alimentos doados, foi com enorme satisfação que a organização confirmou terem sido angariados cerca de 200 kg de bens alimentares.

 

Estes bens serão distribuídos pela EnFrente, um projecto de apoio social local, que tem bem localizadas no concelho de Mafra as famílias mais carenciadas, que vão poder beneficiar grandemente com esta medida.

 

Agora, o Allianz – Portuguese Surf Film Festival vai voltar à estrada, já a partir do dia 9 de Agosto na Figueira da Foz. Tem assim continuidade o Surf Films Roadshow, que até Novembro promete presença em mais sete cidades, voltando à Ericeira no final do ano, para uma festa de encerramento de um ano que promete continuar a dar que falar.

 

O Allianz – Portuguese Surf Film Festival é uma organização da Mindact, com o patrocínio da Allianz, tendo como principais apoios institucionais a Câmara Municipal de Mafra e a Junta de Freguesia da Ericeira, os apoios da Surfrider Ericeira, Marlin Fins, Wavegliders e Mermaid Dress e o Fuel TV, o Jornal i, a SURFPortugal e a Azul Ericeira Mag como media partners.

 

O Allianz – Portuguese Surf Film Festival pode ser encontrado nas redes sociais, no Twitter e Instagram @surffilm e no Facebook.com/surffilm.

 

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...