14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Ondas grandes: De regresso do Hawaii, Portugueses focados nas ondas da Nazaré

 

João de Macedo foi o primeiro português a competir na mítica prova de Jaws, no Hawaii
 
Portugueses preparam-se agora para o Nazaré Challenge, próxima etapa do circuito mundial de ondas grandes que pode decorrer até dia 31 de Dezembro
 
 
João de Macedo regressou a Portugal e à Nazaré. O surfista foi o primeiro português a competir no Pe'ahi Challenge, prova do circuito mundial de surf de ondas grandes (Big Wave Tour - BWT) e que decorreu no final da semana passada. A prova, segunda etapa do circuito, decorreu na ilha de Maui, no Havai, em ondas que atingiram os 14 metros de altura e foi já considerada uma das melhores etapas de sempre.
 
Após ter ficado em 4º lugar da sua bateria do Round 1, João de Macedo está de volta aos treinos para o Nazaré Challenge, cujo período de espera vai até 31 de Dezembro.
 
"Foi uma honra competir em Jaws, ainda por cima sendo o primeiro português a faze-lo. Foi uma experiência incrível e que me acrescenta muito enquanto competidor e surfista de ondas grandes", disse João de Macedo acerca do Pe'ahi Challenge.
 
"O foco agora é a Nazaré. O Hangar EDP Mar Sem Fim já está operacional, o que permite aos surfistas portugueses ter condições para treinar. O surf de ondas grandes é como a Formula 1, e as nossas boxes tem que estar prontas, porque a Praia do Norte é das pistas mais exigentes do mundo. A maioria dos recordes e das vitórias nos campeonatos na Nazaré vai para surfistas estrangeiros, algo que esperamos contrariar", concluiu.
 
João Macedo, 40 anos, corre o BWT com uma bolsa do projeto EDP Mar Sem Fim, e tem presença garantida no Nazaré Challenge. É o único português que corre o circuito na integra.
 
 
Alex Botelho foi um dos “alternates” do Pe'ahi Challenge. Em 2016, após vencer uma bolsa do EDP Mar Sem Fim, foi para o Havai treinar, tornando-se o primeiro português a surfar a mítica onda de Jaws, considerada uma das mais desafiantes do mundo. Alex Botelho participou na primeira etapa do BWT (México) deste ano como alternate, chegando à final da prova. Ainda que não tenha conseguido uma vaga para esta prova, ocupa actualmente o 9º lugar do ranking mundial.
 
Fotografia: 
 
João de Macedo em Jaws. Créditos: Tony Heff/WSL
Alex Botelho em Jaws. Créditos: Wangdu Hovey
 
Sobre o EDP Mar Sem Fim
 
O EDP Mar Sem Fim é um projeto de exploração de ondas grandes, perfeitas e desconhecidas. Contribui para a visibilidade e desenvolvimento dos surfistas portugueses de ondas grandes, e a promoção do surf e do turismo em Portugal. 
 
O projeto inclui expedições com os melhores surfistas de ondas grandes em Portugal, a atribuição de bolsas de exploração, programas de treino específcos, apoio logístico no Hangar EDP Mar Sem Fim no Porto da Nazaré ,e a edição anual de Prémios de Ondas Grandes.
 
O EDP Mar Sem Fim é uma produção The Summit Sports Agency, com o alto patrocínio da EDP e os apoios do Governo Regional dos Açores, Município da Nazaré, Azores Airlines, G-Shock, Yamaha, GoPro, Transisular e NewsSearch. Conta ainda com a Beachcam, Record e Cidade como Media Partners e é homologado pela Federação Portuguesa de Surf.
 
 

Periodicidade Diária

domingo, 26 de janeiro de 2020 – 15:34:53

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...