13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Espinho Surf Destination 2018 - Junior Pro Espinho arrancou ontem

 

 

Cerca de duzentos atletas invadem as ondas de Espinho

 

A quinta edição do Espinho Surf Destination recomeçou ontem, pelas 8h da manhã, com o arranque do Junior Pro Espinho, primeira etapa do circuito mundial de surf Pro Junior na Europa em 2018. Os perto de 200 atletas presentes (entre inscritos e suplentes) encontraram ondas óptimas, com cerca de 1,5m, na Praia da Baía, o palco ideal para mostrarem porque são considerados os melhores surfistas europeus sub-18.

 

A competição teve início logo pela manhã, com a primeira fase masculina, a que se seguiu a primeira fase feminina e, ao final do dia, as quatro primeiras eliminatórias da segunda fase masculina. Com 18 nações de surf representadas este ano e entre 176 atletas a competir no quadro oficial da prova, encontravam-se 39 surfistas portugueses (30 rapazes e 9 raparigas).

 

Destes jovens representantes do surf nacional, na prova masculina 11 avançaram para a segunda fase e  outros 11 foram eliminados, aos quais se juntam mais 5 atletas no segundo round e outros 3 no terceiro, uma vez que têm entrada directa nestas fases mais avançadas da prova. Nas meninas, Portugal perdeu 4 representantes, mantendo 5 em prova na segunda fase.

 

Entre o contingente português, destaque para Salvador Couto, do Porto, que fez mesmo uma das melhores pontuações totais do dia (13,67 pontos em 20 possíveis), bem como a segunda melhor onda (7,77 pontos em 10 possíveis), vencendo uma bateria em que o também português Diego Alonso avançou na segunda posição.

 

Salvador foi apenas ultrapassado pelo espanhol Xabier Lopez, que conseguiu a melhor onda do dia (8,67 pontos), bem como o maior total (13,74 pontos). Outros destaques ficaram por conta do também espanhol Mario Rasines, do francês Mael Laborde e do marroquino Zouhir Sélyann, que apresentaram igualmente bom surf ontem.

 

De realçar ainda as prestações de três surfistas representantes de nações emergentes no surf europeu – o italiano Giulio Caruso, o belga Oscar Cauchi e o polaco Maksymilian Michalewski, que também avançaram para a segunda fase, ultrapassando surfistas de nações bem mais tradicionais. Também o surf está a tornar-se cada vez mais global!

 

Entre as meninas, destaque para as canárias Lucia Machado e Julia Gonzalez, para as francesas Emma Dubès e Bahia Frediani, bem como para a portuguesa Beatriz Santos. Todas venceram os seus heats de forma convincente, avançando para a segunda fase de forma segura.

 

O Junior Pro Espinho e o Espinho Surf Destination regressam hoje, a partir das 7h da manhã, para as segundas fases masculina e feminina, bem como para a terceira fase masculina. A promessa de boas ondas garante mais um dia longo e com alto nível de surf. Fora de água, pode também visitar a Sponsors Village e a ESD Kids Zone, onde encontrará motivos reforçados para uma estadia agradável em Espinho.

 

O Espinho Surf Destination 2018 é uma organização da GPDESIGN Brand Communication e da Câmara Municipal de Espinho, com o patrocínio da Câmara Municipal de Espinho, os apoios da Castros Iluminações, Mercedes Caetano Star, Hotéis Grupo M Espinho, Hotel Monte Lírio, Praia Golfe Hotel, Padaria Pepim, Progresso Plantas, Safina, Surfing Porto, Somersby, Pedras, Vitalis, Comercial Tec, CP – Comboios de Portugal, Greencoast Surfschool, tendo como media partners a RTP, FuelTV, Porto Canal, Surftotal, BeachCam, SurfPortugal e Magicseaweed.

 

Giulio Caruso (ITA)

 

Maksymilian Michalewski (POL)

 

Martim Paulino (PRT)

 

Rodrigo Chaves (PRT)

 

Sebastiao Ramirez (PRT)

 

Bahia Frediani (FRA)

 

Jose Maria Bruschy (PRT)

 

Mario Rasines (ESP)

 

Pelayo Suarez (ESP)

 

Sacha Garcia (PRT)

 

 


 

quarta-feira, 24 de outubro de 2018 – 05:39:12

Pesquisar

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...