15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

TMN Pro 2011: Primeiro dia com boas ondas em Leça

alt
 
Começou hoje o TMN Pro – a primeira etapa da Liga Meo Prosurf 2011, com a realização das primeiras fases masculina e feminina. Os melhores surfistas nacionais iniciaram este ano a competição mais importante em Portugal nas onda de Leça da Palmeira, devido às fracas condições na Praia Internacional, onde está instalada a estrutura principal.
 
Na prova masculina, com os cabeça de série a entrarem directamente na primeira fase, assistiu-se muito bom nível de surf logo desde as primeiras baterias, com boas ondas de 0,5m, bem formadas e com pouco vento.
 
alt
Nicolau Von Rupp  
 
alt
Filipe Jervis 
 
alt
Francisco Alves  
 
Destaque para atletas como o local João Guedes, Miguel Mouzinho, Pedro Ferreira, Edgar Nozes, Pedro Morgado ou Nuno Telmo, mas também para os jovens João Kopke, Nicolau Von Rupp (com a melhor onda do dia – 8,17 pontos em 10 possíveis), Filipe Jervis, Francisco Alves e, sobretudo, Tomás Ferreira, de apenas 13 anos, vencedores convincentes dos seus respectivos heats.
 
Tomás, local da praia de Leça e obviamente apoiado por uma forte claque, foi um dos mais aplaudidos do dia, vencendo e convencendo com o seu surf veloz e técnico, eliminando atletas bem mais velhos e experientes.
 
Estou muito feliz por ter conseguido mostrar o meu surf,” afirmou o sorridente surfista, à saída da sua bateria. “Conheço bem estas ondas e entrei sem grandes objectivos, apenas surfar bem e, se possível, passar os meus heats. Amanhã vou voltar a esforçar-me por isso,” concluiu o actual líder do ranking nacional sub-14.
 
alt
 Ruben Gonzalez 
 
Entre os wildcards, ou convidados da organização, destaque absoluto para Ruben Gonzalez, que não deixou os seus créditos (ex-tetra-campeão nacional) por mãos alheias, vencendo a última bateria da primeira fase com a maior pontuação do dia (14,40 pontos em 20 possíveis), batendo outro dos jovens destaques nacionais dos últimos anos, Vasco Ribeiro, e marcando assim o seu regresso à competição nacional.
 
Vasco, de 16 anos, um dos finalistas nesta prova em 2010, também avançou para os oitavos de final, num TMN Pro marcado por algumas ausências, como a do vencedor em título da etapa, Frederico Morais – a competir no circuito mundial, a do ex-campeão nacional João Antunes ou a do ex-top 3 nacional David Luís.
 
 
alt
Carina Duarte 
 
Nas senhoras, as top 4 nacionais de 2010 (Francisca Pereira dos Santos, Carina Duarte, Joana Rocha e Maria Abecassis) dominaram as suas respectivas baterias dos quartos-de-final, avançando para as meias-finais. Destaque ainda para as surfistas locais Maria Pessanha e a wildcard Mariana Macedo, que também avançaram para a fase seguinte, com Mariana a mostrar bom ritmo no seu regresso à elite feminina nacional, após um ano intensivamente dedicada aos estudos.
 
Amanhã o TMN Pro volta à água, para a conclusão desta primeira etapa da Liga Meo Prosurf, com o check-in marcado para as 9h da manhã, na Praia Internacional, Porto.
 
O TMN Pro conta ainda com algumas actividades paralelas, como a sempre animada Red Bull Expression Session, a realizar no amanhã, dia 1 de Maio, antes da final masculina. A Red Bull, que apoia o surf há vários anos, é parceira oficial da Liga Meo ProSurf, com o patrocínio exclusivo de todas as Expression Session deste ano e dos meios de salvamento marítimo associados a cada etapa, através da presença da sua já habitual mota de água e respectivo piloto.
 
O TMN Pro conta também com um Parque Radical, onde todos poderão experimentar actividades como Salto Negativo, Parede de Escalada Insuflável, uma pista de Segways TT, um Golfe Driving Range, Test Drives com câmeras Full HD à prova de água da Go Pro e o Show Room da Mazda, bem como com a já famosa e muito concorrida Onda Pura Sunset Music Session, que se realizou esta tarde, com DJ´s e Happy Hour na Zona Vip. Todo o evento está a ser transmitido ao vivo em meo.pt/surf, o sítio oficial da Liga e, em exclusivo mundial, num canal exclusivamente dedicado, no Meo.
 
O TMN Pro é uma organização da Onda Pura, com os patrocínios da TMN,  Autosueco e Mazda, e os apoios daCâmara Municipal do Porto, Porto Lazer, Super Bock, Hotel Star Inn, Pena Aventura, Presto Pizza, Edifício Transparente, Go Pro, Clube de Golfe Quinta do Fojo, Vieira de Castro, Autocaravanas Campinanda, Keybusiness, RTP2, Forum Estudante, ANS e Federação Portuguesa de Surf.A Liga Meo Prosurf tem como patrocinadores oficiais o Meo e a Red Bull e conta com o apoio daCidade FM, Oceanlook, Sapo, SurfPortugal, Ya - Youth Culture Agency e Fuel TV. 
 
Fotos : tomanephotos.com 
 

Periodicidade Diária

quarta-feira, 21 de abril de 2021 – 16:24:42

Pesquisar

Como comprar fotos

Reportagens fotográficas em preparação

- 3h do Estoril

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...