15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Sol e calor na 2ª etapa do Nacional de Surf Esperanças

Estrutura da prova
Sub-12A Praia da Lagoa de Albufeira recebeu nos passados dias 16, 17 e 18 de Abril a 2ª etapa do Circuito Nacional Deeply Surf Esperanças 2011, uma organização conjunta do Surf Clube de Sesimbra e da Federação Portuguesa de Surf. O sol e o vento de terra foram uma presença constante, numa prova animada que contou com ondas de meio a um metro, e um total de 115 inscritos.
Guilherme FonsecaOs ares do Concelho de Sesimbra parecem inspirar Francisco Almeida (SC Costa do Sol), que tal como em 2010, voltou a vencer na categoria Sub-12. Apesar da vitória na final, Francisco não se livrou de um susto na sua bateria das meias finais, na qual se qualificou na 2ª posição; Francisco qualificou-se para a final a escassos pontos dos 3º e 4ºs classificados, numa bateria vencida por Vasco Mónica (AS Alentejo) com uma excelente prestação; no entanto, Vasco Mónica não repetiu o bom desempenho na derradeira bateria, acabando na 2ª posição final.
Nos Sub-14 dois atletas destacaram-se dos demais, nomeadamente Tomás Ferreira (AO Norte) e Guilherme Fonseca (Península de Peniche SC), que fizeram algumas das melhores ondas de toda a competição; a vitória coube ao atleta do norte, que na grande final apanhou as melhores ondas, impondo o seu surf.
João BerberanA categoria Sub-16 foi a que mais galvanizou o público da casa devido à excelente prestação de João Berberan (SC Sesimbra), que alcançou a 2ª posição, a escassas décimas do lugar cimeiro do pódio. João venceu todas as baterias até à final, onde foi batido por André Faria (AS Alentejo), que também esteve em bom plano durante toda a prova. Destaque ainda para a eliminação prematura de Tomás Fernandes (Ericeira SC), um dos favoritos à vitória final, nos quartos-de-final; Tomás teve a melhor prestação de todo o evento na sua bateria dos oitavos-de-final, na qual realizou a melhor onda (8 pontos em 10 possíveis) e o melhor score total (15.33 pontos em 20 possíveis).
Keshia Eyre (Ericeira SC) foi a grande vencedora da categoria Sub-18 Feminino, na qual se impôs a Camila Kemp (NS Guincho), Constança Coutinho (SC Costa do Sol) e Joana Richheimer (NS Guincho), que se classificaram na 2ª, 3ª e 4ª posições, respectivamente.

Finalistas Feminino Sub-18.Nos Sub-18, a principal categoria do evento, Tomás Fernandes (Ericeira SC) seria o grande destaque, vencendo todas as baterias em que participou, mostrando um elevado nível técnico. Seria assim com uma vitória em Sub-18 que Tomás vingaria a sua derrota prematura na categoria Sub-16, teoricamente mais acessível. O 2º lugar coube a Basile Belime (Algarve SC), enquanto que a 3ª e 4ª posições ficaram nas mãos de Pedro Paolinetti (Caparica SC) e Manuel Lima (SC Portugal), respectivamente.
Simão PinhoNo capítulo das prestações dos atletas do Surf Clube de Sesimbra, a melhor prestação ficou a cargo de João Berberan na categoria Sub-16, como já referido; na mesma categoria, Ben Hocepied obteve a 13ª posição. Nos Sub-18, Afonso Pólvora e Simão Pinho foram os melhores atletas locais, obtendo a 9ª posição, ex-aequo. Nos Sub-14, a melhor prestação coube a Gaspar Teixeira (17º lugar), posição que não deixa de ser um pouco àquem das suas capacidades. Nas restantes categorias, Tomás Ribeiro foi 9º classificado nos Sub-12, enquanto que Teresa Fernandes terminou no 17º lugar em Sub-18 Feminino.
O Circuito Nacional Deeply Surf Esperanças retoma a sua actividade nos próximos dias 10 a 12 de Junho, na Praia da Barra, em Aveiro, numa prova organizada pela Associação de Surf de Aveiro.
Já estão disponíveis no site oficial do Surf Clube de Sesimbra, em www.scs.pt, todas as fotos deste evento. Durante a próxima semana será também divulgado o vídeo oficial da competição.
Resultados finais:
Sub-18:
1 - Tomás Fernandes (Ericeira SC)
2 - Basile Belime (Algarve SC)
3 - Pedro Paolinetti (Caparica SC)
4 - Manuel Lima (SC Portugal)
Sub-18 Feminino:
1 - Keshia Eyre (Ericeira SC)
2 - Camilla Kemp (NS Guincho)
3 - Constança Coutinho (SC Costa do Sol)
4 - Joana Richheimer (NS Guincho)
Sub-16:
1 - André Faria (AS Alentejo)
2 - João Berberan (SC Sesimbra)
3 - Pedro Pi (Caparica SC)
4 - Vasco Narciso (CRC Quinta dos Lombos)
Sub-14:
1 - Tomás Ferreira (AO Norte)
2 - Guilherme Fonseca (Península de Peniche SC)
3 - Jácome Correia (CN Ponta Delgada)
4 - Francisco Duarte (Algarve SC)
Sub-12:
1 - Francisco Almeida (SC Costa do Sol)
2 - Vasco Mónica (AS Alentejo)
3 - João Moreira (CRC Quinta dos Lombos)
4 - Tiago Francisco (AS Alentejo) 

Periodicidade Diária

quarta-feira, 21 de abril de 2021 – 05:13:03

Pesquisar

Como comprar fotos

Reportagens fotográficas em preparação

- 3h do Estoril

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...