14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

FC Porto vence primeira competição de Teqball em Portugal - 'Odivelas Teqball Cup'

 

 

Cumpriu-se este domingo, 1 de dezembro, no Pavilhão Multiusos de Odivelas, a Primeira Competição Mundial de Clubes em Teqball. O ‘Odivelas Teqball Cup’ marcou o início da atividade da nova Federação Teqball Portugal, sendo organizado em parceria com a Câmara Municipal de Odivelas.

 

O torneio promocional da modalidade contou com a presença de: FC Porto (Raúl Meireles e José Bosingwa), Sporting CP (Carlos Xavier e Gonçalo Xavier), Vitória SC (Dionísio Gonçalves e Carlos Ferreira), CF ‘Os Belenenses’ (Marco Paulo e Gonçalves), Vitória FC (Marco Tábuas e Cau) e GD Estoril Praia (Mário Jorge e Nuno Abreu). O Vitória SC ia ser inicialmente representado por Fernando Meira e Pedro Mendes, mas devido ao falecimento da mãe de Pedro Mendes, os jogadores foram substituídos pelos atletas da Academia Ponte de Lima - Dionísio Gonçalves e Carlos Ferreira, com a autorização do Presidente do Vitória SC. Antes do início dos jogos, assinalou-se um minuto de silêncio.

 

O Grupo A contou com a presença de FC Porto, Vitória FC e GD Estoril Praia. Num jogo bastante renhido, o Vitória FC garantiu a primeira vitória da prova, sobre o Estoril Praia, por 2-1 (13-20, 20-14, 20-14). Nos outros dois jogos do grupo, o FC Porto saiu vitorioso, com duplo 2-0 sobre o GD Estoril Praia (20-9, 20-6) e o Vitória FC (20-9, 20-15). Os ‘azuis e brancos’ terminaram no 1º lugar do grupo, garantindo a presença na final.

 

No Grupo B, o primeiro lugar foi discutido entre Sporting CP, Vitória SC e CF ‘Os Belenenses’. O CF ‘Os Belenenses’ somou o primeiro triunfo, sobre o Sporting CP, por 2-0 (20-12, 20-17). O Vitória SC repetiu o feito dos ‘azuis do restelo’, levando a melhor sobre os leões por 2-0 (20-6, 20-9). No jogo decisivo, o Vitória SC derrotou o CF ‘Os Belenenses’ por 2-0 (20-6, 20-15), terminando na primeira posição do grupo.

 

Na grande final, Dionísio Gonçalves e Carlos Ferreira (Vitória SC) venceram o primeiro set (20-14). Raúl Meireles e José Bosingwa (FC Porto) recuperaram e empataram a partida (20-12). No set decisivo, a dupla portista voltou a superiorizar-se, encerrando a partida com um parcial 20-16. Com este resultado, o FC Porto vence o ‘Odivelas Teqball Cup’. Raul Meireles admitiu que “foi uma final muito disputada, os nossos adversários eram fortes e com experiência na modalidade”, enquanto que José Bosingwa revelou que “o Teqball ganhou mais um adepto”.

 

Os Jogadores da Seleção Nacional de Teqball – Bernardo Bento e Rafael Pio, que de 6 a 8 de dezembro vão estar em Budapeste, na Hungria, a representar Portugal no Campeonato do Mundo de Teqball, também estiveram presentes no evento, realizando alguns jogos de demonstração da modalidade.

 

Declarações:

 

Presidente da Federação Teqball Portugal - Karoly Henczi

Têm sido jogos muito competitivos com jogadores de referência. Os 6 clubes que amavelmente aceitaram o nosso convite para o ‘Odivelas Teqball Cup’ estiveram em competição o longo desta tarde e podemos assistir a jogos muito bons. A Federação está muito agradecida à Câmara Municipal de Odivelas e aos vários Parceiros que nesta primeira competição mundial entre clubes acreditaram na nossa capacidade de organização. Um obrigado também aos muitos jogadores que deram o seu melhor. Realço que para semana a nossa seleção vai estar em Budapeste a representar Portugal e em 2020 estamos já a preparar um calendário a nível nacional em vários escalões.”

 

Vice-Presidente da Federação Teqball Portugal - Vasco da Rocha

O balanço é francamente positivo. Conseguimos reunir jogadores e clubes fantásticos, nesta ‘Odivelas Teqball Cup’, a primeira competição que se realiza em Portugal. Foi um desafio, mas não podíamos pedir melhor início, com estes enormes Embaixadores a mostraram ao país um novo desporto. Os projetos para 2020 passa pelo lançamento do Teqball, assente em três pilares fundamentais – aquisição de mesas, formação de árbitros, treinadores e diretores técnicos e, obviamente, a organização de competições nacionais. Vamos ter dois circuitos – Nacional Absoluto e Jovens, acrescentamos o circuito Universitário e de Elite que vai ser a forte montra do Teqball com os grandes clubes portugueses.

 

 

 

Periodicidade Diária

sábado, 14 de dezembro de 2019 – 00:41:23

 

 
Feliz Natal e um
 
Próspero Ano Novo
 
 
Boas Festas!
 

 

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...