18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Alpiarça recebe primeiro triatlo da época

Com a proximidade das Taças da Europa de Quarteira (Júnior e Elite) e dos Campeonatos da Europa de Eilat, com os Jogos Olímpicos no horizonte e a apenas uma semana da disputa do primeiro triatlo de longa distância da época estão reunidos os ingredientes para que em Alpiarça se assista ao primeiro grande teste à condição física dos principais atletas nacionais.
 
 A estes pontos de interesse junta-se ainda o empenho que todos os clubes colocam na disputa do Campeonato Nacional de Clubes, que ali terá a sua segunda etapa.
  
 Também no domingo, mas bem a norte de Alpiarça, em Famalicão, vão ser praticamente 500 os atletas (na sua maioria não federados a realizar a primeira experiência na modalidade) a participar numa prova aberta de Duatlo BTT.
 
 Resultado da parceria estabelecida entre Câmara Municipal de Alpiarça, do Clube Desportivo “Os Águias de Alpiarça” e da Federação de Triatlo de Portugal, o Triatlo de Alpiarça “Tecnorem” tem na Albufeira dos Patudos o seu ponto central. O evento inclui uma prova na distância Super-Sprint (Prova Aberta) e uma prova Sprint (pontuável para o CN Clubes e CN de Juniores).
 
 O Secretariado da prova vai estar aberto a partir das 8:30 de domingo para que, quando forem 10:00 se possa dar início à Prova Aberta onde estarão mais de 70 atletas. Pelas 11:30 é a vez de um pelotão com mais de 350 elementos se lançar à Albufeira dos Patudos para cumprir os 750 metros de natação, seguidos de 20Km de ciclismo e 5000 metros de corrida.
 
 Candidatos ao triunfo

  Ao cabo da primeira etapa do Nacional de Clubes, disputado em Arronches (prova de Duatlo), o Alhandra Sporting (nos masculinos) e os “Águias” de Alpiarça (nos femininos) são os líderes da competição, apresentando-se em Alpiarça na máxima força para defender as suas posições.
 
 Anaís Moniz (SL Benfica) foi a vencedora individual da prova na temporada passada. Tendo-se assistido em Arronches a um duelo muito interessante entre a benfiquista e a jovem atleta da casa Luísa Condeço (”Águias” de Alpiarça) aguarda-se com expectativa por novo embate entre as duas. Entre as candidatas aos lugares de topo incluem-se também os nomes da dupla do Alhandra Melanie Santos e Liliana Alexandre, da Sportinguista Katarina Larsson e do conjunto do Garmin Olímpico de Oeiras que alinha com Joana Marques, Ana Teresa Machado, Cecília Shin e Bárbara Clemente.
 
 No sector masculino a prova vai receber um lote de atletas de nível mundial e nem a ausência do vencedor da temporada passada, João Silva (Sporting CP) vem beliscar a competitividade esperada.
 
 Na linha da frente dos candidatos vão partir os atletas olímpicos Bruno Pais (SL Benfica) e Duarte Marques (”Águias” de Alpiarça), João Pereira (Alhandra SC), o campeão nacional Pedro Laginha Palma (Clube dos Galitos) e o atleta da casa Miguel Arraiolos (”Águias” de Alpiarça).
 
 Entre os candidatos ao pódio estão também muitos dos atletas que sendo ainda sub23 espreitam um lugar na equipa nacional que vai disputar a Taça da Europa Elite de Quarteira e, eventualmente, no Europeu de Eilat. São os casos de João Serrano (Garmin Olímpico de Oeiras), Hugo Ventura (Clube dos Galitos), Gil Maia (Clube dos Galitos), Pedro Mendes (Alhandra SC), Hugo Alves (CT Fundão), José Veiga (Garmin Olímpico de Oeiras), Tiago Maia (Clube dos Galitos), João Curado (Sporting CP) e muitos outros.
 
 Também entre os atletas dos escalões Júnior e Cadete a prova de Alpiarça suscita grande interesse já que muitos deles terão a capacidade de lutar pelos lugares cimeiros da classificação absoluta. Contudo, aquilo que move muitos dos cadetes e juniores é a definição das Selecções Nacionais que vão disputar a Taça da Europa Júnior de Quarteira e o Campeonato da Europa de Triatlo Júnior de Eilat.
   

Periodicidade Diária

sexta-feira, 19 de abril de 2024 – 18:22:49

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...