Vila Nova de Gaia foi palco de disputa da penúltima etapa da Taça de Portugal de Triatlo. A competição organizada conjuntamente pela Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e Federação de Triatlo de Portugal foi vencida pelo Rio Maior Triatlo em femininos e pelo Clube Olímpico de Oeiras em masculinos. Os dois clubes conseguiram conquistar importantes pontos na luta pela liderança na competição naquela que foi a última oportunidade da época antes da etapa final, agendada para Cascais.

 

Com partida assinalada na Douro Marina, mais de uma centena de triatletas alinharam para percorrerem os primeiros 750m da competição. Após o segmento inicial de natação, o percurso da prova levou todos os participantes a percorrer a zona ribeirinha de Vila Nova de Gaia onde foram constantemente colocados em teste nas várias subidas de acentuada inclinação que compuseram os 20km do segmento de ciclismo. No final dos 5km de corrida finais, André Dias foi o primeiro triatleta a cortar a meta. Seguido de perto por Afonso Garcia, o triatleta do Sporting Clube de Portugal foi o mais forte em prova e conquistou a vitória na mítica competição Nacional. Afonso Garcia, Clube Olímpico de Oeiras, foi segundo classificado a apenas de 6 segundos da liderança e Luis Lopes, CNCVG, completou o pódio masculino na terceira posição.

 

A competição feminina ficou marcada pela presença da atleta Olímpica brasileira Pamella Oliveira. Com natural favoritismo à vitória a triatleta que compete pelas cores do Rio Maior Triatlo dominou a frente feminina desde os momentos iniciais de competição e conquistou a vitória com uma vantagem de perto de 3 minutos. Andreia Ferrum, também atleta do Rio Maior Triatlo, foi segunda classificada e Katarina Larsson, Sporting Clube de Portugal, foi terceira.

 

Em termos colectivos a etapa foi vencida pelo Rio Maior Triatlo, femininos, e pelo Clube Olímpico de Oeiras, masculinos. Na competição feminina o Sporting Clube de Portugal conquistou a segunda posição e a Associação Académica de São Mamede foi terceira. O Rio Maior Triatlo conquistou o segundo lugar nos homens e o CNCVG completou o pódio na terceira posição.

 

Vila Nova de Gaia apresentou-se como a última oportunidade para conquista de pontos antes da derradeira etapa de Cascais, pontuável para a Taça de Portugal de Triatlo. Disputou-se mais um excelente dia de competição e esperamos continuar a encontrar clubes e atletas para a disputa de provas de triatlo.

 

No próximo fim de semana será realizado o Triatlo da Amizade de Vila Nova da Cerveira onde será disputada uma etapa da Taça de Portugal PORTerra e o Campeonato Galego de Triatlo Cross. Acreditamos que esta será uma das melhores oportunidades para competir numa prova que juntará as duas nações ibéricas e esperamos encontrar um grande número de participantes.