A região do Algarve e a província espanhola de Huelva receberão a 21 de Outubro o Campeonato Ibérico de Triatlo de Média e Longa Distância. Neste momento o evento conta com mais de 220 inscritos, provenientes de todas as regiões de Espanha, Portugal e de várias nações europeias.

 

Na edição deste ano, Vila Real de Santo Antonio marcará o arranque da competição ao receber o segmento de natação. Na praia de Monte Gordo os triatletas serão desafiados a percorrer duas voltas que completarão 3,8km nas águas do Algarve.

 

Depois de sair da água, os inscritos deverão iniciar o ciclismo e enfrentar um desafio de 180km com um alto nível de exigência. Aproximadamente 2.000 metros  de acumulado farão deste segmento a parte mais desafiante da prova. Os triatletas percorrerão o território português em zonas como Castro Marim, Alcoutim e Mértola, passando pela aldeia de Pomarão onde farão a travessia na ponte fronteiriça que liga o território nacional a Espanha. Em “terras vizinhas” visitarão cidades como El Granado, El Almendro, Villanueva de los Castillejos, San Silvestre de Guzman, Villablanca e Ayamonte, localidade onde estará instalado o parque de transição que marcará o fim do segmento de ciclismo.

 

Uma vez em Espanha, os triatletas darão inicio ao percurso de corrida que totalizará 42km. Correndo em direção a Portugal e atravessando a Ponte Internacional que cruza o Rio Guadiana, o segmento marcará um dos momentos mais intensos da competição e, certamente, um dos que trará memórias duradouras para todos. Com chegada assinalada no passeio marítimo de Monte Gordo, a localidade portuguesa será o pano de fundo deste belo evento.

 

A edição deste ano será complementada com um teste de média distância que se disputará em exclusivo em território nacional. A prova que culminará, igualmente, no passeio marítimo de Monte Gordo será constituída por segmentos de 1,9km de natação, 90km de ciclismo, entre Monte Gordo e Alcoutim, e uma corrida de 21,1km.

 

Estamos a menos de seis meses da quinta edição do Iberman Long Distance, um teste único que ganhou o seu espaço no universo do triatlo, graças ao belíssimo cenário que oferece e ao sucesso organizacional que tem como base a inter-ajuda das várias instituições que o coordenam. O evento tem recebido ao longo dos anos uma cobertura mediática importante quer a nível nacional como internacional e recebeu o mérito de ser considerado o melhor evento desportivo do ano pela Sports Press Association de Huelva. Fatores que nos conduzem a acreditar que este evento é uma excelente oportunidade para todos os interessados na longa distância ao oferecer condições de disputar uma competição única.