13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Inês Rico e Alexandre Montez nos Jogos Olímpicos da Juventude 2018

 

Hoje, dia 7 de julho 2018, realizou-se a prova de qualificação para os Jogos Olímpicos da Juventude. Nesta etapa europeia de qualificação que teve lugar em Banyoles, Espanha, estiveram presentes seis triatletas portugueses: Inês Rico, do Alhandra Sporting Club, Mariana Vargem, Individual, Alexandre Montez, Outsystems Olímpico de Oeiras, Afonso do Canto e José Pedro Vieira, estes dois últimos do Clube de Natação de Torres Novas.

 

O objetivo era o apuramento para os Youth Olimpic Games (YOG), que irão realizar-se entre os dias 6 a 18 de outubro, em Buenos Aires. Em jogo estavam 12 vagas disponíveis para distribuir pelo melhor triatleta dos primeiros 12 países a chegar à meta.

 

As expectativas eram elevadas, com a participação de jovens triatletas de alto nível, que fizeram excelentes provas tanto na competição feminina como masculina. Portugal conseguiu duas vagas para os Jogos Olímpicos, com os dois atletas cadetes Inês Rico e Alexandre Montez.

 

Inês Rico apurou-se para os Jogos Olímpicos da Juventude, dando provas da excelente triatleta que é, com destaque para o ciclismo, segmento onde conquistou muitas posições. «Estava muito nervosa antes da prova, mas com uma grande vontade competir motivada por uma grande ambição de me apurar para os YOG», conta Inês Rico. A triatleta do Alhandra faz uma análise da sua competição: «Uma má natação, onde não consegui fugir do grupo onde me encontrava, logo tive uma natação lenta. Uma transição rápida que me fez ganhar alguns lugares e um ciclismo top, onde conseguimos, com trabalho de equipa, colar no grupo da frente.» A triatleta geriu a corrida até ao fim para terminar na terceira posição com um grande sorriso nos lábios ‘triste apenas pela queda da sua colega Mariana Vargem’.

 

A triatleta Mariana Vargem estava a fazer uma excelente prova, tendo ficado envolvida numa queda que infelizmente a afastou da competição.

 

Na prova masculina, foi Alexandre Montez que se destacou com uma excelente prova, conquistando a terceira posição da geral e a segunda vaga europeia. «Na natação consegui colocar o meu ritmo e encaixar no grupo da frente», explica o triatleta do Outsystems Olímpico de Oeiras. «No ciclismo foi fácil de gerir, andei na frente atento para uma fuga, mas ninguém avançou. Depois na corrida foi controlar e avaliar os adversários, e na segunda volta coloquei o meu ritmo e vim com um triatleta francês até à meta.»

 

José Pedro Vieira fez uma boa prestação, acabando por ficar abaixo do nível, na 17ª posição, enquanto Afonso do Canto terminou em 24º lugar.

 

Os Jogos Olímpicos da Juventude realizam-se entre os dias 6 e 18 de outubro de 2018, em Buenos Aires, na Argentina. Nesta competição irão participar atletas entre os 15 e os 18 anos, 32 modalidades, em representação de 203 países.

 

V o t o s  de  B o a s  F e s t a s

Periodicidade Diária

terça-feira, 18 de dezembro de 2018 – 14:00:22

Pesquisar

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...