18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Mais de 1000 triatletas no 31º Triatlo de Oeiras

 

Realizou-se no dia 27 de maio o Triatlo de Oeiras 2018 que este ano bateu  recorde de inscrições.


Mais de mil triatletas participaram nas diferentes provas nas distâncias sprint e super sprint do Triatlo de Oeiras 2018.


Este ano o evento contemplou o Campeonato Nacional Individual de Triatlo Sprint, em elites e grupos de idade, e duas provas abertas a não federados e a escalões jovens da modalidade. Foi também possível participar individualmente ou por estafetas optando por dois ou três elementos. As diferentes modalidades de participação garantiram que este Triatlo pudesse ser mesmo para todos!

 

Com origem nas comemorações do Dia Mundial do Ambiente, o Triatlo de Oeiras é uma das provas mais antigas do país, e é também o evento que mais pessoas leva à modalidade. A praia da Torre, de onde é dada a partida da natação, goza de uma envolvente única, onde o público partilha de perto a experiência da prova, reforçando o seu apoio aos participantes.

 

Triatletas e público aqueceram a atmosfera, proporcionado um ambiente muito festivo, mas simultaneamente tranquilo. Embora esteja presente o espírito competitivo, esta é uma prova especial para quem vai ser triatleta pela primeira vez e pretende desfrutar apenas das sensações que o Triatlo proporciona. O que verdadeiramente interessa para alguns é a superação pessoal de completar um triatlo ou melhorar o tempo anterior, objetivo esse que pode ser tão gratificante como ganhar uma prova.

 

Claro que alguns triatletas têm objetivos competitivos muito claros, por isso este evento junta o triatlo competitivo ao prazer do lazer.

 

Um Triatlo é diferente de outras modalidades, o tri desporto requer mais logística e maior disponibilidade antes, durante e depois da prova. Mas durante todo este tempo de preparação existe também uma grande dose de convívio, de interajuda e de partilha de experiências, tornando qualquer triatlo num desafio único. E esta característica da modalidade ganha maior expressão quando estão reunidas milhares de pessoas num bonito local que convida à festa.

 

As classificações do Triatlo de Oeiras 2018

 

O evento começou com o Campeonato Individual de Triatlo sprint em grupos de idade masculinos, seguindo-se da prova aberta na distância sprint. O mar calmo ajudou numa natação realizada de forma tranquila. A praia estava fantástica, com a maré vazia a convidar a presença de público entusiasta que desfrutou de características muito especiais. Depois da cerimónia da entrega de prémios destas duas competições, foi a vez de às 12h iniciar  o Campeonato Nacional Individual de Triatlo Sprint de elites, que começou pela prova masculina, seguindo-se as elites femininas dez minutos depois.

 

E a Campeã Nacional Individual de Triatlo na distância Sprint foi…

 

A vencedora desta etapa, que conseguiu uma excelente prestação, foi Andreia Ferrum, do Outsystems Olímpico de Oeiras, com a marca de 01:04:38. A triatleta, que se sagrou Campeã Nacional de distância sprint da modalidade, contou-nos o que se passou na sua prova: «Correu muito bem desde o início», conta-nos a triatleta que teve boas sensações nos três segmentos. As classificações só se resolveram no final da prova: «A corrida era o segmento em que me sentia mais confiante, e decidi deixar a decisão do pódio para esta altura».  Andreia não contava ficar em primeiro lugar, mas obviamente que lutou pela vitória que levaria à conquista do título. «Não estava à espera de conseguir ganhar, mas penso que foi merecido, sobretudo porque tentei fazer de tudo para a alcançar a vitória logo desde o início…». A triatleta do Outsystems Olímpico de Oeiras ficou muito satisfeita pelo seu primeiro título nacional individual! Muitos parabéns!

 

Helena Paula Carvalho, que foi a primeira a sair da água juntamente com Vera Vilaça, conseguiu uma prova consistente nos três segmentos, ficando a apenas dois segundos da primeira classificada. A triatleta do Sporting Clube de Portugal completou a prova em 01:04:40, obtendo a segunda posição neste campeonato.

 

Dois segundos mais tarde chegava Kim Mangrobang, do Rio Maior Triatlo, que fez o terceiro lugar no pódio, com o tempo 01:04:42.

 

O pódio masculino do Triatlo de Oeiras 2018…

 

No Campeonato Nacional Individual masculino foi Bob Haller, do Portugal Talentus, que conseguiu o primeiro lugar, com 00:55:17, numa competição muito disputada no primeiro grupo. «Foi uma prova muito boa, com segmentos duros de natação, ciclismo e corrida, num cenário muito competitivo e um excelente trabalho no grupo de ciclismo da frente para acelerar.» Bob confessa que não foi fácil vencer a competição «mas o objetivo era a conquista da vitória, ir forte para servir de teste para as próximas provas nas próximas duas semanas: «Na próxima semana irei participar na Taça do Mundo de Cagliari e na outra a seguir será a Taça do Mundo de Huatulco». O triatleta do Portugal Talentus lutou para ter uma boa prestação e tinha a ideia de vitória em mente, mas sabia que nem sempre corre como se espera: «No final das contas, correu tudo muito bem e eu estou muito contente», termina Bob Haller.

 

Em segundo lugar ficou Miguel Arraiolos, do Sport Lisboa Benfica, que conseguiu uma boa prestação com o tempo de 00:55:45. Sendo o melhor português em competição, Miguel Arraiolos é o novo Campeão Nacional da distância sprint da modalidade.

 

«Apesar de não ser uma das provas mais importantes do meu calendário e não me ter preparado  especificamente, alinhei à partida com o objetivo de ganhar o título de campeão nacional», explica o triatleta. O segmento da natação correu bem e no ciclismo «consegui sair junto com os primeiros triatletas, desenvolvendo-se um bom trabalho com os cinco atletas da frente. Conseguimos fazer a diferença no sentido de chegar com vantagem à corrida». O último segmento da corrida foi o mais complicado para Arraiolos que não teve as melhores sensações. «A corrida não foi fácil, mas revelou-se suficiente para chegar à meta e festejar o título»!

 

Pedro Gaspar foi o terceiro triatleta a cortar a meta com o tempo de 00:55:45.

 

O evento continuou na parte da tarde com o Campeonato Nacional Individual de Triatlo Sprint de grupos de idade femininos e terminou com a prova aberta na distância super sprint, uma competição muito popular para quem participa no seu primeiro triatlo.

 

Todos se superaram nesta prova, independentemente da distância e do tipo de competição. Realizou-se, mais uma vez, uma verdadeira festa do Triatlo, aberto a todos os que quiseram ter a experiência de conquistar três modalidades numa só prova!

 

Consulte todos os resultados aqui 

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 19 de abril de 2024 – 07:20:21

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...