14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Taça de Portugal em Peniche com vitória para o Alhandra Sporting Club e OutSystems Olímpico de Oeiras

 

Realizou-se dia 8 de junho, em Peniche, o  Triatlo mais antigo de Portugal, que recebeu a Taça de Portugal.


O 35º Triatlo de Peniche incluiu a quarta etapa da Taça de Portugal, o Campeonato Nacional Universitário de Triatlo 2019 e o Campeonato Nacional de Cadetes.

 

Apesar de não nos ter brindado com o calor habitual, a prova contou com um fantástico ambiente, com muito público a incentivar os atletas e muitas foram as pessoas que permaneceram nesta cidade conhecida pelas boas praias e condições ímpares para a prática desportiva.

 

O Triatlo de Peniche realizou-se entre a Marina da Ribeira, Centro da Cidade e o Cabo Carvoeiro: com partida dentro de água, o  percurso de natação contou com uma volta circular na baía de Peniche, o trajeto de ciclismo foi realizado à volta de Peniche, e os atletas correram em piso em asfalto num percurso de ida e volta dentro da cidade.

 

Vencedores da Taça de Portugal:

 

A vitória feminina foi para o Alhandra Sporting Club com Inês Rico com o tempo de 01:09:11, Ana Ramos com 01:09:50 (3ª absoluta e vice-campeã universitária) e Ana Filipa Ferreira com o tempo 01:10:21.

 

A prova masculina foi ganha pelo OutSystems Olímpico de Oeiras, com Alexandre Montez (que foi também o primeiro cadete a cortar a meta), com 00:57:37, Gonçalo Oliveira com 01:01:34, Guilherme Pires com 01:02:46 e José Cabeça com 01:03:38.

 

Segundos lugares:

 

A segunda posição foi conquistada em femininos pelo OutSystems Olímpico de Oeiras, com Maria Medeiro com 01:17:29, Beatriz Nunes Santos com 01:18:12 e Sofia Sousa com 01:25:51.

 

Em masculinos, o Estoril Praia Credibom subiu ao segundo lugar do pódio com Rafael Domingos com 01:00:08 (3º lugar absoluto), João Francisco Ferreira com 01:00:16, Diogo Silva com 01:01:32 e Bruno Pais com 01:07:58.

 

Terceiras posições:

 

O terceiro lugar do pódio feminino foi alcançando pelo GDR Manique de Cima com Cátia Costa com 01:23:04, Kidi Gomez de Segura com 01:24:27 e Maria Albergaria com 01:28:27.

 

O Clube de Natação de Torres Novas conquistou a terceira posição, com Afonso do Canto com 01:00:46, Abel Afonso com 01:01:40, Gonçalo Mendes com 01:01:41 e Marco Sousa com 01:06:39.

 

Campeonato Nacional Universitário no 36º Triatlo de Peniche

 

Repetindo o resultado de 2018, Vera Vilaça, estudante da Universidade Nova de Lisboa, foi Campeã Nacional Universitária, com o tempo de 01:07:22, vencendo também a competição na geral, seguida de Ana Ramos, do AEESEL, que além de vice-campeã nacional universitária ficou em terceiro lugar da geral, com 01:09:49. Na terceira posição ficou Ana Filipa Santos, do Instituto Politécnico de Santarém, que passou a meta em 01:10:54.

 

Gil Maia, estudante da Universidade do Porto, conquistou o título de Campeão Nacional Universitário de Triatlo, com 01:00:33, Luís Lopes, estudante da AEISEL, foi vice-campeão universitário com 01:00:42 e Miguel Fortunato, do Instituto Politécnico de Santarém, ficou na terceira posição com 01:01:06.

 

Resultados absolutos do 36º Triatlo de Peniche

 

A vitória da geral foi para os irmãos Vera Vilaça e Vasco Vilaça. Para os dois irmãos do Sport Lisboa e Benfica, os triatletas Vera e Vasco Vilaça, foi uma prova muito especial, onde puderam desfrutar de um momento raro, com uma chegada conjunta à meta, emocionando o mundo do triatlo.

 

Resultados absolutos da prova feminina

 

Vera Vilaça, do Sport Lisboa e Benfica, venceu a prova, com 01:07:23, Inês Rico do Alhandra Sporting Club, subiu ao segundo lugar do pódio com 01:09:11 e Ana Ramos, também do Alhandra Sporting Club, ficou na terceira posição com 01:09:50.

 

Resultados absolutos da prova masculina

 

Vasco Vilaça, do Sport Lisboa e Benfica, conquistou o primeiro lugar com 00:57:16, Alexandre Montez, do Outsystems Olímpico de Oeiras, ficou na segunda posição com 00:57:37 e Rafael Domingos, do Estoril Praia Credibom, fechou o pódio com 01:00:08.

 

«Raramente competimos juntos e esta prova tinha a diferença perfeita para que isso acontecesse (10 minutos entre a partida feminina e masculina)», explica Vera Vilaça. A triatleta venceu a Taça de Portugal também no ano passado, em 2018, com uma dupla vitória que repetiu este ano, já que foi ela que conquistou também o Campeonato Nacional Universitário de Triatlo. «Imaginei vários cenários, mas nesta prova correu tudo na perfeição. Consegui nadar rápido e ganhar alguma vantagem que fui alargando ao longo do ciclismo. Na corrida, sabia que já tinha um avanço confortável, mas tentei forçar ao máximo para eventualmente conseguir terminar com o Vasco» conta Vera Vilaça. E foi a cerca de 600 metros da corrida que Vasco apanhou a irmã para fazerem juntos a reta final até à meta. «Foi um sentimento incrível e um dos momentos mais felizes da minha carreira.» Vera Vilaça encontra-se a frequentar o curso de medicina na Universidade de Lisboa tendo conseguido este ano revalidar o título de Campeã Nacional Universitária. «Quero mostrar aos mais novos que é possível conciliar os estudos com o triatlo, orgulho-me muito de ser estudante de medicina na Universidade Nova de Lisboa».

 

Partindo 10 minutos depois da irmã, Vasco Vilaça saiu da água no primeiro grupo, trabalhou na corrida com o Alexandre Montez (atleta do OutSystems Olímpico de Oeiras que foi segundo lugar absoluto e primeiro cadete), conseguindo deixar o restante grupo de atletas para trás. Ficou sozinho na corrida, alcançando a irmã Vera Vilaça nos últimos 600 metros, conseguindo passar com ela a meta de mãos dadas num momento único. «A diferença de 10 minutos deu margem tornar um sonho realidade, consegui isolar-me na corrida e ter a energia suficiente para chegar junto da minha irmã no final da prova. Sentimento que nunca esquecerei, uma alegria difícil de descrever por palavras!»

 

A Taça de Portugal de Triatlo é uma competição disputada por equipas que inclui oito etapas ao longo do ano, tendo o Alhandra Sporting Club (prova feminina) e o OutSystems Olímpico de Oeiras (prova masculina) conquistado esta quarta etapa.

 

Parabéns aos clubes pelo seu desempenho, a quinta etapa da Taça de Portugal está marcada para dia 16 de junho em Alhandra. Boa sorte!

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 23 de agosto de 2019 – 07:06:22

Pesquisar

 

20 de agosto

2005 - 2019, são 14 anos


- quase 3 milhões de fotos

de cerca de 60 desportos diferentes

 

- aproximadamente 46.000 notícias

de cerca de 225 desportos diferentes

 

- e muito mais
 

tudo

Ao Serviço do Desporto em Portugal

Obrigado aos nossos leitores!

 

 

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...